terça-feira, 22 de março de 2011

Bino Santos em entrevista

Talvez conheça o seu trabalho, chama-se Bino Santos e é o responsável por muitas das apelativas decorações de carros de rali que têm aparecido nos ralis nacionais e internacionais nos últimos tempos. O RallyMania esteve a conversa e conheceu os projectos do jovem estudante.

Bino Santos tem 24 anos e estuda Engenharia Mecânica. Comecemos por falar da sua experiência como speaker: "começou por mera brincadeira. Costumava ir com o meu bom amigo Júlio Sousa para ajudar na papelada do pódio e em algumas dicas sobre carros e campeonatos. Até que me foi dada a oportunidade de fazer a Taça do Mundo de Karting em Braga. Ao princípio, foi assustador, pois apesar de já ter feito umas brincadeiras com o Júlio, ficar sozinho e logo num evento com o selo da FIA-CIK é algo que nos põe borboletas no estômago. Mas como para mim não há impossíveis desde que assim o queiramos, e tinha aprendido com um dos melhores em Portugal, consegui apanhar o ritmo e penso que acabou por correr de forma excelente, apesar do meu Inglês um pouco ferrugento. Na prova a seguir, que foi o Fia-GT em Portimão, correu tudo de forma muito positiva, e entre mim e o Júlio penso que se fez um trabalho excelente. Agora que venha de lá o Rally de Portugal!!"

Quando questionado sobre a sua experiência como piloto de ralis, responde: "Piloto, quem eu? (Risos)
A minha primeira e única experiencia ao volante foi no Rali Capital do Móvel em Paços de Ferreira como carro “000”, e devo-a à Reivax Sport, à qual agradeço imenso pelo convite e pela oportunidade." Santos refere-nos ainda que, "de resto, penso que quando se está a beira da estrada, e se critica quem lá vai dentro, não se faz ideia do que é ir dentro dum carro de ralis. Os níveis de concentração exigidos são enormes, assim como o processamento de toda a informação que recebemos do navegador, além de ter de coordenar os pés, as mãos, ler o terreno, pensar na melhor trajectória... é algo de fantástico. De resto, e apesar de não poder revelar tempos ou classificações, foi uma agradável surpresa ver que não teria ficado assim tão mal na primeira experiencia. Para este ano tinha um projecto, mas apesar de ter angariado alguns patrocinadores, não consegui a verba total para fazer um dos troféus de iniciação no Open. De qualquer forma penso que ainda haverá uma ou outra oportunidade para fazer uns ralis este ano."

O Rali de Barcelos deste ano também marcou a feliz estreia de Bino como navegador, no "fantástico VW Golf Kit-Car, do não menos fantástico André Cabeças." Mais uma experiência enriquecedora, "tenho para mim, que sempre que nos arrependemos de algo, é porque não o fizemos, e quando soube que o André estava sem navegador para Barcelos, não pensei duas vezes e ofereci-me, apesar da minha experiencia se ficar por treinar alguns ralis com o Rui Garcia." A estreia correu muitíssimo bem: "apesar dos nervos iniciais, mal apanhei o ritmo, penso que correu bastante bem, com o resultado a exceder largamente as minhas expectativas. Mais uma vez, penso que a tarefa de um navegador é muito subestimada por quem está de fora, e agora que tive essa experiencia dou ainda mais valor aos homens do banco direito. Para já continuo a preferir o lugar atrás do volante, mas se surgir um convite para ser co-piloto “ a tempo inteiro” nem penso duas vezes!"



Outra das facetas de Bino Santos é a de piloto de ralis online, "a minha experiencia como piloto-virtual começou em 2006, por convite de um amigo já com largos anos da coisa. É um pouco diferente do ir sentado num carro real, mas as sensações e o feedback que temos dos diferentes carros que conduzimos aproxima-se bastante à realidade... e competição é competição...por isso os níveis de adrenalina andam elevados na mesma. Neste momento, estou um pouco estagnado na minha carreira, muito por culpa da falta de tempo para treinar as provas, ou mesmo apenas ganhar mão ao carro em testes. E isso nota-se nos resultados dos ralis, que este ano, diga-se de passagem têm corrido muito mal." O estudante de engenharia conta-nos ainda, "de resto, penso que os ralis virtuais são uma grande ajuda para quem quiser começar, ou mesmo evoluir como piloto. As notas, apesar de serem em português são bastante fracas, e isso faz com que a leitura do terreno tenha que ser bastante boa e precisa, assim como os pontos de travagem e trajectória ideal, e isso nota-se quando se passa a realidade. Outra vantagem, é que como não nos aleijamos nem destruímos o carro e depois temos de entrar em “descontos” começamos a andar no limite rapidamente, e a compreender as diferentes reacções que um carro poderá ter na realidade. Posso garantir, que como condutor, mesmo de dia a dia, evolui devido aos simuladores."



Os trabalhos mais conhecidos de Bino Santos são as decorações em carros de ralis, o jovem conta-nos como tudo começou: "para ser sincero, aprendi a fazer decorações para carros de ralis para os campeonatos virtuais, e curiosamente, para fazer birrinha ao Hélio Rodrigues, que agora é um grande amigo e o meu “patrão” na MS&DA. Na altura o Hélio andava enterrado em trabalho, pois o campeonato ia começar e ele estava a fazer quase todas as decorações. Eu na altura corria noutra equipa, e a nossa decoração estava bastante básica. O Hélio criticou, e eu meti na cabeça que ia aprender a decorar carros, e ia ser melhor que o Hélio. Não sei se consegui... mas não me tenho dado nada mal! A primeira decoração real foi a do Filipe Freitas em 2008. Na altura já estava na MSD&A e andávamos entretidos a reproduzir decorações reais de pilotos portugueses para o simulador, e eu estava a fazer o Renault Clio do Filipe na versão de 2007 e enviei-lhe um e-mail a pedir alguns patrocinadores. Mais tarde nesse ano, o Filipe perguntou-me se não podia dispor do 3D do Clio para ele fazer a decoração, ou se não queria ser eu a faze-la. E assim foi, e penso que o resultado foi fantástico. Nesse ano ainda fiz o Renault Clio do Carlos Matos e o Mitsubishi Lancer Evo 8 do Luis Cardoso."

E o que é a MSD? Eis mais uma das responsabilidades, esta relacionada ainda com as decorações. "A MS&DA (Morábia Sports & Design Association), a nossa designação agora, é acima de tudo uma equipa de corridas virtuais. Em 2006, o Hélio Rodrigues, criou a Morábia Sports Team (MST), e desde logo a equipa mostrou o seu valor. O único campeonato que não ganhou nesse ano foi o de equipas S1600... porque esse foi roubado por mim e pelo meu companheiro de equipa. A partir daí foi sempre a subir, e orgulho-me de dizer, que segundo “nostros hermanos” somos considerados a melhor equipa de SimRacing da Peninsula Ibérica. Tanto nos simulador, como na parte de design, o fundamental para o sucesso, é que continuamos a seguir o lema da criação da equipa “Do it 4Fun, not 4Fame”. Ou seja, todos estamos nisto, pela amizade que nos liga e pela paixão que partilhamos pelo automobilismo, e todos remamos no mesmo sentido, mesmo que de quando em vez haja algumas opiniões discordantes, tudo é resolvido de forma pacífica. Além disso, penso que como começamos a “reproduzir” decorações de grandes designers como a SportsGraphics ou a Racer Design Studio, isso também foi uma grande ajuda e lição para o futuro. Quando se refaz o que é feito pelos melhores, só temos a aprender.


Quanto ao meu papel na Morábia... hummm... faço de tudo um pouco, mas acima de tudo sou piloto! A isso juntam-se as funções de designer, não só de carros reais, como dos virtuais da equipa e de relações públicas na equipa. Talvez por ai é que muita gente confunde, e pensa que a Morábia sou só eu, o que é errado, pois a MS&DA é um grupo de amigos bastante grande, e nem sou eu o “patrão”! Eu talvez seja a cara mais reconhecível de todas, mas além de mim, temos excelentes pessoas a trabalhar como o Paulo Franco, o Tiago Perneta ou o Luis Marques, citando apenas alguns."

Quanto a números, falemos das decorações já realizadas, "bem, neste momento a correr, a MSD&A tem 21 carros já apresentados e o cartaz do Rallye Torrié. No Rally de Portugal vão estar quatro novidades, com os WRC dos nossos pilotos mundialistas e os Mitsubishi do Pedro Meireles e do Eduardo Veiga. Mas entre projectos que ficaram na gaveta, e modificações a decorações... já lhe perdi a conta. Lembro-me de em conversa com o Hélio Rodrigues, comentar-mos que este ano já tinha feito 38 Peugeot 206 diferentes do troféu Modelstand... quando estão apenas 7 carros a correr... se bem que ainda falta um. De resto, e até ao fim do ano, ainda devem aparecer mais umas 15 ou talvez mais decorações da Morábia, o que me deixa de facto muito feliz."

Quando pedimos a Bino Santos para escolher as decorações mais importantes, diz-nos: "para mim todas as decorações foram e são importantes. Claro que há sempre algumas que nos marcam mais. A primeira que fiz, para o Filipe, foi das que me marcou mais, pois foi ai que comecei a pensar que poderia fazer mesmo isto. Depois, o Porsche do Team Beta, foi a afirmação. Estavamos finalmente num patamar já grandinho, e isso deu-me um prazer imenso.


A decoração do Nasser Al-Attiyah no ano passado foi algo que ainda não me deixa a pensar no que realmente conseguimos... sem dar por ela tínhamos um carro no mundial, e isso é um sentimento que nem consigo descrever, o de estar sentado no café, e ver na televisão algo feito por nós! Este ano, posso dizer que ainda nem estou em mim com a oportunidade que o Armindo Araújo e o Bernardo Sousa me deram. Só lhe posso agradecer, e apoia-los para que as conquistas sejam tão grandes como já foram as minhas!"

E o que é que falta fazer na sua vida? As ambições e os sonhos: "Segundo os meus pais... acabar o curso!!! (Muitos Risos) De resto, penso que já não restam grandes opções. Ou dirigente associativo, ou manager de uma equipa. Eu tenho para mim que sou uma pessoa honesta e imparcial, por isso, a partida não tenho perfil para a primeira. Quanto a segunda, é algo que num futuro realmente gostaria de fazer, até porque tem a ver com o meu curso! Adorava ter ou gerir uma equipa como a Sports&You ou a Peres Competições. Mas caso isso não seja possível, pelo menos trabalhar em algo assim. Quem sabe não venha mesmo a acontecer, afinal, como disse atrás, desde que lutemos por isso, não há sonhos impossíveis."

1 comentário: