domingo, 11 de março de 2012

Entrevista a Yazeed AlRajhi

O RallyMania esteve à conversa com o piloto saudita que este ano milita no S-WRC, e que estará no final do mês no Rali de Portugal.



Yazeed, fala-nos um pouco acerca da tua história nos ralis, e de como entraste no mundo dos desportos motorizados.
Os desportos motorizados são o meu passatempo favorito. Sou fascinado desde a minha infância, e os meus amigos sempre me disseram que eu devia experimentar porque tinha talento e o interesse. E por isso participei no International Rally da Jordânia em 2007, a minha primeira participação.


Este ano vais competir, outra vez, no SWRC, quais são os objetivos?
O meu objetivo principal é ganhar experiência ao competir com os outros pilotos, o que para já não é razão para perder a minha ambição. Eu vou fazer o melhor possível para encontrar o meu lugar entre o top- cinco do SWRC.


Vais fazer o campeonato com um Ford Fiesta RRC, quais são as diferenças entre este e o 207?
O Ford Fiesta RRC tem uma grande estabilidade o que faz ter um controlo absoluto da direção, especialmente a grande velocidade. O 207 não fornece, nem a mesma velocidade, nem a estabilidade necessária na estrada embora tenha um motor potente.


A adaptação ao carro foi difícil?
A adaptação ao Ford não foi muito difícil. Eu conduzi-o pela primeira vez no Rali de Gales, a última ronda do Campeonato do Mundo de Ralis em 2011 e apesar de ser a primeira vez com o carro, quase alcancei um grande resultado não fosse o motor partir-se no final do rali.

Quais são os planos para o Rali de Portugal? Já fizeste este rali uma vez, esperas terminar em alguma posição?
Eu espero conseguir terminar o Rali de Portugal numa boa posição e arrecadar um bom número de pontos. Eu já fiz este rali uma vez, em 2011, embora tenha desistido. Espero terminar no pódio dentro do SWRC.

O que é que pensas acerca de Portugal, e dos fãs de rali portugueses?
Portugal é um grande país e muito bonito. É impressionante ver as pessoas virem de toda a parte do país para ver a sua grande paixão, os ralis. É também espectacular o conhecimento dos adeptos portugueses sobre a história dos ralis.


O que achas do desenvolvimento dos ralis na tua terra natal, a Arábia Saudita?
Os ralis na Arábia Saudita estão a crescer. Existem duas competições nacionais, Hail Rally (Baja) e Sharqiya Rally (Grupo N). Espero que os ralis continuem a crescer, num futuro próximo, devido ao vasto território que o meu país tem e também devido à variação do relevo de norte a sul, essa mesma variação pode ser encontrada também de este a oeste. Tudo isso garante um ambiente perfeito para os ralis na Arábia Saudita. Também não podemos esquecer que quase toda a gente da minha comunidade é interessada na condução. Tudo isso junto faz com que seja possível, os ralis atingirem o sucesso no meu país!

O que achas da entrada da Volkswagen no WRC?
A VW é uma grande marca, com grande história no desporto automóvel. O carro é muito bom. Sem dúvida que esta noticia dá um entusiasmo extra ao WRC.


Qual é a tua perspectiva acerca do futuro da tua carreira?
Eu espero atingir o sucesso no futuro, desde que siga um plano bem estruturado em termos de treino e desenvolvimento.

Sem comentários: