segunda-feira, 12 de março de 2012

Meneses venceu na Praia da Vitória

Fernando Meneses e Roberto Areias venceram sem dificuldades o II Rali Cidade da Praia da Vitória, efectuando um excelente teste, em competição, para o Sical.
A superioridade de Meneses e da sua máquina nunca foi colocada em causa mas atrás de si a luta esteve bem acesa entre o Clio R3 de Tiago Azevedo e o Saxo Cup de Artur Silva. Tiago Azevedo e Rui Teixeira acabaram por se impôr apesar da notória falta de habituação à máquina francesa. Muito bem estiveram Artur Silva e Paulo Jesus a terminarem na 3ª posição com o Saxo Cup equipado com o motor do Saxo de César Silva que desta vez viu a actuação do irmão do lado de fora.

Fábio Valadão, com Bruno Lopes a “cantar” notas, defendeu a honra da família (o irmão desistiu com o motor partido) com um excelente 4º lugar conseguido in-extremis e por apenas meio segundo na última especial. Ultrapassado por Valadão mas autor de uma prova notável, Ricardo M. Moura, acompanhado por Emanuel Costa, triunfou entre os VSH de forma clara.

Pena foi que Fábio Fontes e Paulo Vilas tenham perdido imenso tempo na noite de sábado com uma roda mal apertada porque a batalha teria sido intensa para a vitória da categoria, uma vez que os tempos foram muito semelhantes, embora com vantagem para Moura. Fontes viria mesmo a desistir com um semi-eixo partido já perto do final da prova. Assim, os segundos entre os VSH (11ºs da geral) foram Jorge Sousa e Adriano Rosa que utilizaram um Nissan Micra enquanto o habitual Toyota não recupera a forma. O Micra permitiu uma boa colheita pontual e deixa Sousa bem dentro da corrida pelo título da categoria. O pódio dos VSH termina com Tiago Mourão e Francisco Misturada no Starlet do Team Praia da Vitória.

Regressando aos homologados, Carlos Martins e João Silva levaram o Punto HGT à 6ª posição, à frente de Hélder Pereira e Marco Espínola em Saxo VTS. Pereira superiorizou-se num animado despique com um conjunto de pilotos que acabaram separados por muito poucos segundos. João Silva e João Pacheco foram 8ºs no Fiat 500 Abarth, enquanto Paulo Meneses e Silvestre Rocha, muito penalizados pelos têtes da noite de sexta feira e pelo mau tempo da primeira especial da manhã de sábado, foram apenas 9ºs, deixando Nuno Cintra e Miguel Soares na posição de fecho do top 10.

Notas finais para as prestações de Herberto e Sónia Alves, únicos representantes da Classe 5, que levaram o Toyota Yaris à 12ª posição, para Roberto Pires e Carlos Vieira que classificaram o Opel Corsa na 14ª posição da geral e 4ª dos VSH e para o Renault Clio de Délio Dias e João Rodrigues que, apesar dos problemas sentidos, conseguiu terminar a prova de abertura da Taça de Ralis Além Mar do Grupo Central.

Na Terceira, os ralis regressam em breve com o SICAL mas a Taça apenas tem nova etapa em Junho, por altura das Sanjoaninas.

Francisco Veloso – Formula Rali
Foto: Milton Rodrigues

Sem comentários: