Monte Carlo, Dia 4: Loeb vence 81ª edição

Sébastien Loeb dominou o Rali de Monte Carlo do principio ao fim. O último dia de competição ficou marcado pelas desistências de Latvala, Novikov e Hänninen e também pelo cancelamento das duas últimas especiais.


Segundo os pilotos, a especial Moulinet / La Bollene Vesubie 1 foi a mais difícil. No final do troço, os pilotos queixavam-se da falta de aderência. Os resultados, da extrema dificuldade da passagem pelo 'Col du Turini', foram as saídas de estrada de Latvala, Novikov e Hänninen. O vencedor da especial foi Bryan Bouffier, seguido de Ostberg a quase 30 segundos.

Para os pilotos, Lantosque / Luceram 1 foi mais fácil do que a passagem pelo Col du Turini. Sordo fez o melhor registo, Hirvonen ficou a 4 segundos do espanhol e Ogier a 6. Sébastien Loeb viu a sua liderança diminuir 8 segundos, nada de especial, já que a vantagem era superior a 1 minuto e meio.

Depois da terrível primeira passagem, Moulinet / La Bollene Vesubie 2 era sinal de problemas para os pilotos. A especial acabaria por vir a ser interrompida devido a espectadores feridos após uma queda. Loeb fez o melhor tempo, deixando Ogier a 4 segundos e o espanhol, Dani Sordo, a 33. Mads Ostberg deu um toque com a traseira e atrasou-se, como resultado disso, perdeu o 5º lugar para Bryan Bouffier.

Estavam programadas mais duas passagens, uma por Moulinet e outra por Lantosque (Power-Stage), mas acabaram por ser canceladas devido às más condições meteorológicas e ao excesso de público.

Sepp Wiegand venceu a prova no WRC 2 e o WRC3 foi ganho por Sébastien Chardonnet.

Nesta prova não serão atribuídos os pontos da Power-Stage.

O pódio realiza-se amanhã no Place du Palais, no Mónaco.

O próximo rali do WRC realiza-se de 7 a 10 de Fevereiro

Top 10 após SS16:
1. Loeb
2. Ogier + 01:39.9
3. Sordo + 03:49.0
4. Hirvonen + 05:26.3
5. Bouffier + 08:13.1
6. Ostberg + 12:03.7
7. Prokop + 23:27.3
8. Wiegand + 29:34.5
9. Burri + 35:38.2
10. Kościuszko + 36:28.0

Foto: Jean-Marie Caranta (Rallye-Sport.fr)