sábado, 5 de janeiro de 2013

Sistema de pontuações do novo Campeonato Europeu de Ralis

Jan Kopecky já é líder no Campeonato Europeu, competição cujas pontuações estão sujeitas a regras algo diferentes do normal. Conheça o sistema de pontuações e descubra o porquê de o checo não ter levado os pontos todos para casa!


Número de resultados que contam para a classificação final do campeonato
O campeonato é dividido em dois grupos (os primeiros 7 ralis do ano e os últimos 6). Os resultados que contam são os quatro melhores do primeiro grupo e os quatro melhores do segundo grupo. No total serão os oito melhores resultados.

Pontuações ao longo do rali
No final de cada etapa os pilotos levam um bónus de pontos, que é distribuido do primeiro ao sétimo classificado de cada dia (7-6-5-4-3-2-1). Isto é, o bónus é atribuido com base numa classificação autónoma, dos tempos registados nesse dia. Para que isto aconteça, a etapa tem de ter uma ponderação superior a 25% na quilometragem de troços da prova.
A classificação final do rali serve para a distribuição das restantes pontuações, do primeiro ao décimo classificado (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1).

 Assim sendo, Kopecky leva mais pontos para casa, mas não faz a pontuação total no Janner Rallye, pois Bryan Bouffier foi o mais rápido na segunda etapa (ver tempos aqui).

1. Kopecky - 38 (bónus 7+6=13)
2. Bouffier - 31 (13)
3. Baumschlager - 23 (8)
4. Pech - 20 (8)
5. Harrach - 16 (6)
6. Kajetanowicz - 12 (4)
7. Delecour - 9 (3)
8. Órsak - 4
9. Tarabus - 2
10. Valousek - 1

A contabilização das pontuações ao longo da época é uma forma de manter o interesse no campeonato ao longo de toda a temporada, obrigando as equipas a disputar os últimos ralis do ano. É uma fórmula mais equilibrada do que os coeficientes, que facilitaram,por exemplo, o título do IRC a Mikkelsen em 2011.

Quanto à distribuição de pontos durante a prova, obriga os pilotos a andar a fundo ao longo de todo o rali. Um piloto que quiser levar todos os pontos para casa, terá de se esforçar na segunda etapa, mesmo que tenha uma vantagem substâncial desde a primeira.

Este sistema aplica-se aos vários campeonatos europeus, como o 2WD e Produção.

Consulte todas as classificações neste link.

Sem comentários: