Suécia, Dia 2: Ogier aproxima-se da vitória

Sébastien Ogier continua na frente, seguido de Sébastien Loeb. Jari-Matti Latvala perdeu o terceiro posto para o norueguês Mads Ostberg. Amanhã o Rali da Suécia ruma à fronteira da Noruega para as últimas seis especiais da prova.



Sébastien Ogier voou com o VW Polo mas não conseguiu impedir Loeb de diminuir um pouco a vantagem. Ogier venceu três especiais.

Sébastien Loeb venceu três especiais, mas não foi o suficiente para encurtar muito a vantagem de Ogier. Loeb ganhou cerca de 5 segundos ao líder da prova e se quiser vencer, tem de recuperar os quase 27 segundos de atraso.

Mads Ostberg aproximou-se de Latvala durante os 6 primeiros troços do dia, tendo conseguido ultrapassar o finlandês, na classificação geral, na SS14. O piloto norueguês tem Loeb à sua frente, a mais de 30 segundos.

Jari-Matti Latvala perdeu o terceiro posto para Ostberg apesar de ter sido o mais rápido numa das especiais. O finlandês terminou o dia a 6 segundos de Ostberg

Evgeny Novikov teve um dia tranquilo. O piloto russo está isolado na 5ª posição, tem Latvala à sua frente, a  quase 40 segundos e Neuville atrás, a cerca de 1 minuto e meio.

Thierry Neuville esteve sempre atrás de Hänninen, mas na última especial do dia, aproveitou os problemas do finlandês para o ultrapassar na classificação geral.

Juho Hänninen tinha uns confortáveis 15 segundos de vantagem sobre Neuville, quando, no final da última especial deu um toque num banco de neve. O finlandês terminou o dia 55 segundos atrás do jovem belga.

Henning Solberg aproveitou a desistência de Tidemand para subir uma posição. O irmão de Petter Solberg está isolado na 8ª posição. Tem Hänninen, à sua frente, a mais de 1 minuto e Prokop, atrás de si, a mais de 2 minutos.

Martin Prokop subiu para 9º mas é provável que não consiga manter essa posição amanhã porque tem vindo a perder tempo para o piloto atrás de si, o espanhol Dani Sordo.

Depois de ter perdido algum tempo no dia de ontem, ao ter ficado preso na neve após uma saída de estrada, Dani Sordo recuperou cerca de 1 minuto e meio e terminou o dia a cerca de 35 segundos de Prokop.

Mikko Hirvonen venceu uma especial e está agora no 21º lugar.

Matthew Wilson capotou na primeira especial do dia e volta amanhã em Rally 2.

Pontus Tidemand estava a fazer uma prova brilhante mas problemas no motor do Fiesta fizeram com que desistisse do Rali da Suécia.

O WRC 2 está ao rubro. Yazeed Al-Rajhi chegou a estar a três décimas de ser o líder da categoria, mas Anders Grondal conseguiu manter-se no comando. Grondal tem, agora, quase 5 segundos de vantagem sobre Al-Rajhi. 

Top 10 após SS16:
1. Ogier
2. Loeb + 26.9
3. Ostberg + 57.7
4. Latvala + 1:03.8
5. Novikov + 1:43.5
6. Neuville + 3:16.2
7. Hänninen + 4:10.5
8. Solberg + 5:16.7
9. Prokop + 7:56.1
10. Sordo + 8:31.9

Horário das classificativas de amanhã (hora portuguesa):
Mitandersfors - SS 17 (06:54) 
Finnskogen 1 - SS 18 (08:11) 
Kirkenær 1 - SS 19 (09:06) 
Kirkenær 2 - SS 20 (10:19) 
Finnskogen 2 - SS 21 (10:54) 
Torsby Power Stage - SS 22 (13:12) 
Final (Karlstad) - 15:27