domingo, 10 de março de 2013

México, Dia 3: Ogier mais perto da vitória

Sebastien Ogier venceu 6 das 7 especias cronometradas no terceiro dia do Rali do México. Ostberg desistiu com problemas no seu Fiesta RS WRC, quando era segundo à geral. O francês passou a não ter concorrência.

O terceiro dia do Rali do México começou como tinha acabado o dia anterior, com vitória para Sebastien Ogier, na primeira especial cronometrada. 
O francês voou nos 30.04km na primeira passagem por Ibarrilla, registando um tempo de 17:49.8s. Mads Ostberg no Ford Fiesta RS WRC fez o segundo tempo a 8.4s de Ogier. Mikko Hirvonen com o Citroen DS3 WRC da Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team registou o terceiro tempo a 11.0s do vencedor.
O belga Thierry Neuville da Qatar World Rally Team ficou com o quarto tempo a 28.3s do mais rápido.
Latvala que regressou em Rally2 fez o quinto tempo a 30.3s do seu colega de equipa.

O azar viria a bater à porta de Mads Ostberg na ligação para a especial seguinte. O piloto achava que tinha um pequeno problema na embraiagem do seu Ford Fiesta RS WRC, e falou com o seu engenheiro, para tentar perceber se era possível que ele e o seu navegador resolvessem o problema na ligação para a SS15 Otates. O piloto tinha sentido o problema durante a última especial, mas mesmo assim, registou o segundo tempo. Infelizmente, o problema era mais grave, e pouco depois a Ford anunciava que ao contrário do que se pensava ser um pequeno problema de embraiagem, o carro do piloto norueguês estava com problemas eléctricos. A Ford anunciou que o piloto não conseguiria estar à partida para a próxima especial, retirando-se assim do rali. Ostberg estava a fazer um excelente Rali do México, era segundo da geral, e foi o único piloto a conseguir dar luta a Ogier.

Sébastien Ogier ficava ainda mais tranquilo na luta pela vitória, e na primeira passagem pela maior especial cronometrada do rali, Otates, com 42.17km, voltou a ser o mais rápido, registando um tempo de 30:21.4s.
Mikko Hirvonen com o Citroen DS3 WRC registou o segundo tempo a 15.6s de Ogier,e era agora segundo da geral, beneficiando da desistência de Ostberg. Latvala penalizou propositadamente por atraso para beneficiar de uma melhor posição de partida para a especial e registou o terceiro melhor tempo da especial a 27.2s do mais rápido.

Mikko Hirvonen viria a vencer a pequena especial cronometrada seguinte, de 1.23km em León. O piloto do Citroen DS3 WRC foi o mais rápido, registando um tempo de 1:15.8s.
Sebastien Ogier com o Polo R WRC registou o segundo melhor tempo a 0.2s de Hirvonen. Chris Atkinson foi o terceiro mais rápido, a 0.7s do vencedor da especial. 

Na quarta especial do dia, a segunda passagem pelos 30.04km de Ibarrilla, Ogier viria a vencer mais uma especial. O francês no Polo R WRC foi 8s mais rápido que o seu colega de equipa, Jari-Matti Latvala, e aumentou a vantagem para Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC, que foi terceiro a 13s do mais rápido.Chris Atkinson, ao registar o quarto tempo mais rápido, subia um lugar na classificação geral ultrapassando Benito Guerra. Atkinson era agora sétimo da geral.

Na segunda passagem por Otates, mais uma vez, Sebastien Ogier não deu qualquer hipótese aos seus adversários. O piloto da  Volkswagen Motorsport percorreu os 42.17km cronometrados em 29:55.4s.  Latvala era novamente segundo a 8.9s do francês, ficando o belga Thierry Neuville da Qatar World Rally Team com o terceiro tempo mais rápido a 24.2s do francês.
Mikko Hirvonen furou e perdia mais de dois minutos para Ogier, e via agora Neuville a apenas 7.2s do segundo lugar.

Nas duas últimas especiais do dia, as super especiais de 2.21 km, Ogier viria a ser mais rápido em ambas. Na primeira o francês foi mais rápido 0.5s que Sordo e Latvala, que registaram o mesmo tempo. Na segunda, e última especial do dia, voltou a vencer, sendo mais rápido 0.9s que Latvala e 1.4s que Sordo.

Na classificação geral, Ogier passeia rumo à vitória do Rali do Mexico e tem já 3:32.4s de vantagem para Hirvonen. Mikko Hirvonen tem Neuville a apenas 7.5s,e terá de lutar até ao fim para segurar o segundo lugar. 

No WRC2, Al- Kuwari, lidera tranquilamente com o seu Ford Fiesta RRC da Seashore Qatar Rally Team. O piloto do Qatar lidera com mais de seis minutos de vantagem para Nicolás Fuchs em Mitsubishi Lancer Evo IX e mais de quatorze sobre Trivinõ, no Mitsubishi Lancer Evo X.

Confira a classificação geral do WRC e WRC2:
Classificação Geral WRC após SS20:
1.8S. OGIER3:38:02.20.00.0
2.2M. HIRVONEN3:41:34.6+3:32.4+3:32.4
3.11T. NEUVILLE3:41:42.1+7.5+3:39.9
4.3D. SORDO3:43:27.4+1:45.3+5:25.2
5.6N. AL-ATTIYAH3:44:16.1+48.7+6:13.9
6.43K. BLOCK3:47:39.3+3:23.2+9:37.1
7.10C. ATKINSON3:48:06.0+26.7+10:03.8
8.14B. GUERRA3:48:43.1+37.1+10:40.9
9.21M. PROKOP3:50:04.5+1:21.4+12:02.3
10.5E. NOVIKOV3:54:24.1+4:19.6+16:21.9


Classificação Geral WRC2 após SS20:
1.48A. AL-KUWARIWRC24:02:48.80.00.0
2.41N. FUCHSWRC24:09:00.6+6:11.8+6:11.8
3.38R. TRIVIÑOWRC24:17:12.2+8:11.6+14:23.4
4.34Y. PROTASOVWRC24:28:24.3+11:12.1+25:35.5
5.33A. KREMERWRC24:47:14.4+18:50.1+44:25.6


Foto: Best of Rally Live by Michelin

Sem comentários: