Sébastien Ogier venceu o Rali de Portugal e a Power Stage. O piloto do Polo R WRC garantiu a terceira vitória em quatro ralis do campeonato do mundo, e ainda os três pontos de bonificação da Power Stage. Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC foi segundo a 58.2s. Latvala fechou o pódio a 4:04.5s do seu colega de equipa.
Na primeira especial do dia, Mads Ostberg no Ford Fiesta RS WRC da Qatar M-Sport Rally Team foi o mais rápido nos 21.52 km de Silves 1, registando um tempo de 12:05.0s. Mikko Hirvonen da Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team foi segundo a 5.1s de Ostberg, ficando o terceiro tempo mais rápido para Nasser Al-Attiyah no Citroen DS3 WRC a 15.8s. Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala tiveram problemas nos Polo R WRC da Volkswagen Motorsport. Ogier teve problemas na embraiagem que originaram perda da tração total. O mesmo se passou com Latvala que perdeu a tração total, mas este devido a problemas no diferencial dianteiro.
Mads Ostberg foi o mais rápido na primeira passagem pela maior especial do Rali de Portugal. Nos muito longos 52.30 km de Almodôvar o piloto do Ford Fiesta RS WRC registou um tempo de 33:05.2s. Ogier que conseguiu resolver os problemas com a sua embraiagem na ligação, registou o segundo tempo mais rápido a 16.8s de Mads. Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC foi terceiro a 28.2s de Ostberg, perdendo tempo para Ogier que conseguiu aumentar a vantagem na luta pela vitória.
Na especial seguinte, a penúltima especial do dia do Rali de Portugal, Mads Ostberg foi novamente mais rápido. Na segunda passagem por Silves, o piloto do Ford Fiesta RS WRC da Qatar M-Sport Rally Team foi 2.8s mais rápido que Jari-Matti Latvala no Polo R WRC. Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC foi terceiro a 5.1s de Mads, rubricando o mesmo tempo que Ogier que foi quarto.
Na Power Stage, última especial do Rali de Portugal na segunda passagem por Almodôvar, Sébastien Ogier bateu a hegemonia do dia de Mads Ostberg. O piloto francês garantiu assim os três pontos de bonificação para a classificação geral com um tempo de 32:39.7s. Mads Ostberg no Ford Fiesta RS WRC da Qatar M-Sport Rally Team foi segundo a 3.3s de Ogier, garantindo assim os dois pontos de bonificação. O terceiro mais rápido, e por isso merecedor do último ponto de bonificação, foi Jari-Matti Latvala no Polo R WRC a 4.9s do mais rápido.
Na classificação geral o grande vencedor foi Sébastien Ogier, que ao vencer também a Power Stage, arrecadou a máxima pontuação possível no rali. Mikko Hirvonen no Citroen DS3 WRC foi segundo a 58.2s de Ogier. Jari-Matti Latvala também em Polo R WRC garantiu o seu primeiro pódio na Volkswagen Motorsport a 4:04.5s do vencedor.
No WRC 2, o piloto finlandês Esapekka Lappi foi o grande vencedor do Rali de Portugal. O finlandês nunca encontrou oposição nas especiais cronometradas, e venceu a categoria, conseguindo ainda registar um brilhante décimo lugar da geral com o Skoda Fabia S2000. O irlandês Robert Barrable em Ford Fiesta S2000 foi segundo a 11:36.5s de Esapekka Lappi. Sepp Wiegand também em Skoda Fabia S2000 foi terceiro a 15:03.1 de Lappi.
Na categoria WRC 3, Bryan Bouffier, ao volante do Citroën DS3 R3T venceu tranquilamente a categoria. Sebastien Chardonnet também em DS3 R3T, foi segundo a 10:06.6s de Bouffier. O terceiro da geral foi Quentin Gilbert em Citroën DS3 R3T a 25:51.3s do líder.
Classificação Geral WRC:
1. | 8 | S. OGIER | 4:07:38.7 | 0.0 | 0.0 | |
2. | 2 | M. HIRVONEN | 4:08:36.9 | +58.2 | +58.2 | |
3. | 7 | J. LATVALA | 4:11:43.2 | +3:06.3 | +4:04.5 | |
4. | 5 | E. NOVIKOV | 4:13:06.4 | +1:23.2 | +5:27.7 | |
5. | 6 | N. AL-ATTIYAH | 4:15:22.2 | +2:15.8 | +7:43.5 | |
6. | 9 | A. MIKKELSEN | 4:17:18.5 | +1:56.3 | +9:39.8 | |
7. | 21 | M. PROKOP | 4:22:42.9 | +5:24.4 | +15:04.2 | |
8. | 4 | M. OSTBERG | 4:23:22.3 | +39.4 | +15:43.6 | |
9. | 10 | K. AL QASSIMI | 4:23:35.6 | +13.3 | +15:56.9 | |
10. | 31 | E. LAPPI | WRC2 | 4:23:59.7 | +24.1 | +16:21.0 |
Confira a classificação geral de todos os pilotos aqui.
Foto: Rally de Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário