quarta-feira, 6 de junho de 2007

Crónica do BP Ultimate Acropolis Rally 2007 por Parrufo:

Olá!
Bem eu sei que muitos ou mesmo quase todos os que frequentam aqui o blog, não me conhecem… Eu vim aqui fazer um texto, a pedido do João, já que eu estive na Grécia, no Rally da Acrópole e venho aqui fazer um resumo de como as coisas se passaram…

A Grécia é um país maravilhoso, fiquei realmente impressionado com o movimento da cidade de Atenas, quer de noite, quer de dia…
Atenas é um cidade com cerca de 4 milhões de habitantes, enquanto que a Grécia tem 11 milhões…
A Grécia é composta por centenas e centenas de ilhas, todas elas habitadas e que podem ser visitadas… A Grécia é um país extremamente desenvolvido, com um parque automóvel bastante bom, carros como carrera GT ou Lamborghini Murciélago podem ser vistos nas Ruas de Atenas…

A Acrópole dá o nome ao rally da Grécia, é uma zona, a mais alta de Atenas e é também onde se situa o Conhecido monumento “Partenon”… A Acrópole está também nomeada para ser uma das 7 Maravilhas do Mundo… Era na Acrópole que se concentrava o poder do Império, e onde se protegiam dos ataques dos outros impérios…
O Partenon era uma espécie de Templo, onde eram sacrificadas pessoas…

Na Grécia podemos também visitar o primeiro estádio olímpico da História, é espectacular olhar para aquele “Monumento”…

A Grécia á noite tem também um movimento que nunca tinha visto. Filas de trânsito ás 3 e 4 da manhã… É impressionante!

Quanto ao rally propriamente dito, este é agora, com a saída do rally do Chipre do mundial, o mais duro rally do WRC…Terra e pedras formam este piso extremamente demolidor, que faz com que muito carros sejam “maltratados” e alguns mesmo destruídos…

Este ano o Rally “celebrava” a sua 54ª edição, e era composto pelos habituais WRC’s, mas também contava para o campeonato do Mundo de Produção (PWRC), onde se insere o piloto português 4 vezes Campeão Nacional, Armindo Araújo. Araújo que após a Suécia apenas tinha feito o Rally de Portugal ao volante do Mitsubishi WRC e também o Rally TT Serra do Monchique, onde acabou por desistir em ambas…

O rally começava a 31 de Maio e só viria a acabar a 3 de Junho…
No dia 31 havia apenas a Super Especial, realizada no Hipódromo onde decorreram os Jogos olímpicos de Atenas em 2004. Quem acabou por vencer esta especial foi Mikko Hirvonen no Ford Focus WRC oficial, com 0.2s de vantagem para Gronholm (2º) e 0.3s para Loeb (3º), seguiam-se Petter Solberg (4º) e outro C4, Dani Sordo (5º) …

No segundo dia de rally, 1 de Junho, fui ver a SS3 em Thiva e estive numa passagem onde os pilotos vinham de uma ligeira lomba, quase nem saltavam, e faziam uma “esquerda” de 90º seguida de um grande “rectão”…
Neste dia fui também ver a SS6 em Schimatari, numa passagem espectacular, muito, muito rápida, onde víamos cada piloto durante mais de 1 minuto…
Neste dia começaram a surgir alguns problemas para o Armindo, quando numa especial Mirco Baldacci furou e não deu passagem ao nosso compatriota, quando esta é obrigatória… isto fez com que perdesse alguns minutos no pó, mas mesmo assim Armindo conseguiu terminar o dia num bom 4º lugar da produção…

A partir daqui houve sempre uma grande luta nos lugares cimeiros…

No Sábado fui ver a SS12 em Agia Tríada e fui também ver a Super Especial que se realizou por três vezes, na Quinta-feira, no Sábado e no domingo… Era um traçado giro, com 3 saltos, em terra e também bastante rápido…

No Domingo terminava o Rally também no “Hippodrome” e quem venceu foi Marcus Gronholm com uma larga vantagem de 38.6s para S. Loeb…
As classificações ficavam assim no final deste espectacular Rally:

1º Marcus Gronholm / Timo Rautiainen- Ford Focus WRC - a 3h49m22,6s
2º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen C4 WRC - a 38,4s
3º Petter Solberg / Philip Mills - Subaru Impreza WRC - a 1m34,1s
4º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC - a 2m41,3s
5º Henning Solberg / Cato Menkerud - Ford Focus WRC - a 4m52,7s

Quero agradecer ao João por me ter convidado para fazer este texto…

Abraços

LM

Filmes de parrufo:


Sem comentários: