sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Clio R3 -> A nova bomba do CNR

A nova bomba do Campeonato Nacional de Ralis vai-se estrear pelas mãos de Adruzilo Lopes no Rali de Mortágua. O RallyMania foi saber um pouco mais acerca deste carro.
O Clio R3 é um bom veiculo para quem quer guiar um verdadeiro carro de ralis com tracção a frente devido à boa relação competitividade-preço. O carro francês já mostrou ser muito competitivo com uma dobradinha no Rali da Finlândia no JWRC e o seu preço é bastante convidativo (*86.850 euros ).

Algumas considerações técnicas:

- Carro equipado com amortecedores da reconhecida marca Öhlins e jantes de 17 polgadas (para asfalto) que irão favorecer bastante o comportamento e as prestações em curva deste pequeno grande Clio.

-O motor deste Renault possui 230cv, potência aproximada a um S1600, mas que pode vir a aumentar caso a Renault decida criar novos componentes de modo a melhorar a performance deste. Pois o seu motor de 2.0 litros pode muito bem superar a barreira dos 250cv, dependendo apenas das evoluções que a casa mãe ponha ao dispor.



-Para ajudar este motor, o Clio R3 vem equipado com uma caixa sequencial de 6 velocidades Sadev, com um comando bem próximo do volante para que o piloto não perca muito tempo nas passagens de caixa.

-É de realçar que este Clio possui extractor e difusor de ar traseiro, solução ainda pouco comum nos carros de rali mas que se torna bastante eficaz no asfalto. A função destas ajudas aerodinâmicas é fazer com que a velocidade do ar que passa por baixo do carro seja maior (ou pelo menos mais aproximada) à velocidade do ar que passa por cima do carro, isto para fazer o chamado “efeito solo”.
O “efeito Solo” vai criar uma região de baixa pressão abaixo do carro e consequentemente produz uma força de sustentação negativa (“downforce”), fazendo com que o carro se mantenha “mais ligado” á estrada.


(*)Preço de um Renault Clio 2.0 (29.550 euros) mais o Kit Renault Clio Sport R3 (49.600 euros) mais o kit de terra (7.700 euros). Preços sem IVA

Ficha técnica:

Clique na imagem para ver

Texto: Saúl Campanário
Fotos: Renault Sport

Sem comentários: