quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Entrevista com Pedro Silva

O piloto de Guimarães fez esta temporada aos comandos de um Citroen Saxo, onde disputou algumas provas do Open e também uma prova Extra, correndo pelo o Team PetroTadim.

Qual o balanço que fazes da temporada?
Foi uma época bastante difícil para mim, pois por motivos profissionais e, para não fugir à regra, também (e em grande parte) orçamentais, apenas me foi possível fazer três ralis, apesar de este ano ter tido condições em termos logísticos como nunca tinha tido antes devido à ligação ao Team PetroTadim – TPS Sport.

Qual o rali que gostaste mais de fazer?
Uma vez que apenas tive oportunidade de fazer três provas este ano, escolhi os meus ralis favoritos do Open, nomeadamente Fafe, Vila Verde e Murça, mas infelizmente um problema de última hora não nos permitiu estar à partida do Rali de Murça, que substituímos pela prova extra-campeonato do Rali de Esposende.
Quanto ao rali que mais gostei propriamente dito, diria que houve quase um empate entre Fafe e Vila Verde, mas optaria talvez por Vila Verde, pelos simples factos de ter uma super-especial nocturna e ter sido disputado em piso seco, onde me sinto bastante mais à vontade do que no piso húmido que encontrei em Fafe.

Conseguiste evoluir tecnicamente ao longo da época?
Fiz as três provas com três navegadores diferentes (Miguel Soares, Nuno Catarino e Jorge Carvalho), tendo aprendido coisas novas com todos eles, mas para evoluir realmente é preciso fazer quilómetros e isso foi coisa que não consegui fazer muito esta época. Dada essa limitação, pode dizer-se que infelizmente acabaram por ser mais as ideias que ficaram na cabeça do que as que pude passar à prática.

Cumpriste os teus objectivos?
Em termos gerais sim, pois o objectivo passava apenas por não ficar parado e terminar as provas em que participei, o que acabei por conseguir com maior ou menor dificuldade.
Talvez possa dizer que o Rali de Esposende acabou por ficar um pouco aquém das minhas expectativas, pois apesar de ter gostado da super-especial nocturna, os pisos da parte de sábado estavam bastantes duros e devido a isso mesmo a carroçaria do carro ficou danificada logo no início da segunda especial, pelo que acabei por me limitar a “arrastar” o carro até final. Mesmo assim, acabei por me divertir na mesma a fazer o rali, principalmente por ter voltado a correr com o meu grande amigo Jorge Carvalho e, apesar de tudo, por termos conseguido manter sempre (como habitualmente) a boa disposição dentro do carro.

Que aspectos melhorarias se pudesses repetir esta temporada?
Se pudesse mudar alguma coisa, sem dúvida que seria ter ido a Marrocos alugar um camelo para fazer o Rali de Esposende, pois dadas as partes com imensa areia e trilhos altíssimos que encontramos, era “veículo” mais indicado para disputar a prova…
Agora mais a sério, se pudesse voltar atrás teria terminado a minha época após o Rali de Vila Verde, pois o último rali que fiz deixou-me uma factura elevada para pagar em termos da reparação do carro.

O Citroen Saxo ex.trofeu é um carro com grandes potencialidades que pode fazer grande resultados como tem demonstrado se for bem pilotado, o que é que achas deste carro e da sua fiabilidade?
O Saxo é, de facto, um carro bastante engraçado de conduzir e com o qual se podem conseguir resultados bastante interessantes, principalmente no asfalto.
Partindo de um carro de troféu, e com algumas evoluções a nível de motor, tal como está o meu carro, acredito que é um carro capaz de discutir um lugar no top10 em asfalto, ou pelo menos andar sempre lá perto, o que é alguns patamares acima do que, infelizmente, consegui fazer este ano…
Além de ser rápido e bastante engraçado de conduzir, o Saxo é um carro bastante fiável e de pouca manutenção, sendo ideal para quem quer acabar corridas e não grandes orçamentos.
Já agora, e uma vez que estou a falar dos carros propriamente ditos, aproveito para deixar aqui uma crítica à divisão das classes do campeonato Open, pois acho tremendamente injusto que as viaturas Kit Car e S1600 estejam na mesma classe que o meu, pois são de um universo completamente diferente e é impossível acompanhá-los em condições normais com um 1600cc dito “normal”, assim como defendo que deveria haver uma classe para carros até 1400cc, pois em condições normais não dão para acompanhar um 1600cc.
Com isso podia-se chamar mais gente para as provas, já que tal como as coisas estão, há muita gente que ou nem sequer tira os carros da garagem, ou anda apenas a correr “para aquecer”, pelo que a sua motivação não é nada famosa…

Já tens projecto para a próxima temporada?
O objectivo é não ficar parado em 2008 e a minha prioridade neste momento é vender o Saxo e comprar um VSH, que me permita passar para o Campeonato Regional Norte, pois penso que é um campeonato mais ajustado ao meu orçamento e em que penso poder fazer mais provas do que as que fiz este ano no Open.
Brevemente deverei ter novidades nesse campo, as quais terei todo o gosto em comunicar ao RallyMania assim que se concretizarem…
Fotos de Nuno Pimenta

Sem comentários: