sexta-feira, 16 de maio de 2008

Circuito da Primavera na Terceira

A festa dos ralis regressa amanhã à Terceira, com mais uma prova da taça local a juntar mais de quarenta equipas na disputa de um troço de grande qualidade, ao qual irão associar-se certamente boas disputas e belas imagens. Pelo menos o esforço da organização conjunta da "Olavo Esteves Competições" e do TAC assim o desejam, pelo que o muito público, que habitualmente adorna estas iniciativas, poderá apreciar uma "PE" com zonas de grande condução e cujo piso foi mesmo arranjado para o evento, numa atitude de louvar por parte das entidades competentes e que deve ser realçada em todas as divulgações a fazer da prova. Em termos competitivos o facto de o piso de terra ser maioritário dá, à partida, um natural favoritismo aos carros de 4 rodas motrizes, estando neste campo os Impreza de Nuno Rocha e Tiago Azevedo na linha da frente para vencer. Logo depois é lícito considerar Fernando Meneses, que estreia o Saxo ex-José Arruda, Artur Silva, que lidera a competição, e Jorge Rocha como os nomes que se seguem, se bem que Rui Rocha, Ricardo Moura, ou mesmo Augusto Ferreira e Carlos Martins não estejam postos de parte no Top-6, isto salvaguardando as características do percurso onde, por vezes, o "motor" fará mais diferença que a habilidade atrás do volante. Para além da habitual disputa dos Renault e Toyota de Troféu, onde se nota a ausência de José Vieira ou "Toni" Ortins, também a prova dos "VSH" está repleta de interesses, com o Mazda de Manuel Bettencourt a prometer feitos à geral, os Peugeot de Fábio Silva e Dimas Aguiar como garantia de rapidez, o Uno de Marco Sousa com a liderança da taça para defender, a vinda de Paulo Vieira com o potente Tipo 2.0, a tracção às quatro do Alfa de Carlos Andrade, ou o espectáculo garantido pelo pequeno Starlet do agora piloto Filipe Moura. No campo dos Clássicos Carlos Borges terá a oposição do "compadre" José Patrício, que se vai estrear com o 1904 SR que Tiago Mota guiou no "Sical". Para "apimentar" a coisa, Gustavo Louro vai novamente "abrir" a estrada, pelo que o ritmo será alto desde o tiro de partida. Em tempos de Primavera, a estação dos ralis continua a florescer na ilha lilás…


LISTA DE INSCRITOS

HOMOLOGADOS

1- ARTUR SILVA-CÉSAR SILVA CITROËN SAXO CUP
2- NUNO ROCHA-CÉSAR ROCHA SUBARU IMPREZA
3- JORGE ROCHA-PAULO JESUS CITROËN SAXO CUP
4- RUI ROCHA-FERNANDO PIRES CITROEN SAXO VTS
5- RICARDO MOURA-PAULO BORGES VOLKSWAGEN GOLF GTI
6- AUGUSTO FERREIRA-MARLENE FERREIRA RENAULT CLIO 2.0 RS
7- CARLOS MARTINS-JOÃO SILVA NISSAN MICRA 1.3
8- JOÃO PAULO SIMÕES-ANTÓNIO PIRES RENAULT CLIO 1.2
9- LUIS GOMES-JOÃO P. MEDEIROS CITROËN SAXO VTS
10- SÉRGIO CARDOSO-JOSÉ COSTA RENAULT CLIO 1.2
11- JOSÉ SILVA-RICARDO SOUSA RENAULT CLIO 1.2
12- TEÓFILO PIRES-RENATO GARCIA TOYOTA STARLET
14- FRANCISCO CARREIRO-JOSÉ CAETANO RENAULT CLIO 1.2
15- PAULO LEAL-TELMO LEAL TOYOTA STARLET
16- FRANCISCO COSTA-RICARDO SILVA TOYOTA STARLET
17- FERNANDO MENESES-LIZUARTE MENDONÇA CITROËN SAXO CUP
18- ARTUR BORGES-LUÍS TORRES RENAULT CLIO 1.2
19- PAULO OLIVEIRA-JORGE PEREIRA FIAT PUNTO HGT
20- ROBERTO PIRES-JOSÉ MENESES RENAULT CLIO 1.2
21- NUNO SILVA-ROBERTO AREIAS CITROËN SAXO VTS
22- TIAGO AZEVEDO-MIGUEL MELO SUBARU IMPREZA
23- NUNO CINTRA-RUI TEIXEIRA FIAT PUNTO HGT

CLÁSSICOS

24- CARLOS BORGES-FERNANDO MENDES OPEL KADETT GT/E
25- JOSÉ PATRÍCIO-TOMÁS PIRES OPEL 1904 SR

VSH

26- MARCO SOUSA-MIGUEL BENDITO FIAT UNO TURBO
27- MANUEL BETTENCOURT-SÉRGIO MACHADO MAZDA 323 GTR
28- DIMAS AGUIAR-JOSÉ ROSA PEUGEOT 205 GTI
29- PEDRO PEREIRA-MARLENE PEREIRA PEUGEOT 205 RALLY
30- TIAGO MOURÃO-FRANCISCO MISTURADA TOYOTA COROLLA GT
31- CARLOS ANDRADE-TIAGO DIAS ALFA ROMEO 33 4WD
32- DAVID VIEIRA-HORÁCIO MARQUES TOYOTA STARLET
33- PAULO MENESES-SILVESTRE ROCHA RENAULT CLIO
34- ROBERTO LUZ-MARCO BARCELOS OPEL CORSA GT
35- FÁBIO SILVA-ANTÓNIO SILVA PEUGEOT 205 GTI
36- FILIPE MOURA-DUARTE GIL TOYOTA STARLET
37- MANUEL PONTES-ANTÓNIO LEMOS TOYOTA STARLET
38- HELDER PEREIRA-MARCO ESPÍNOLA CITROËN AX GT
39- CLÁUDIO CABRAL-PAULO SIMÕES OPEL CORSA GT
40- PAULO VIEIRA-CELINA VIEIRA FIAT TIPO 2.0
41- CÉSAR NEVES-CARLOS SEQUEIRA FORD FIESTA 1.2
42- JOSÉ BARBOSA-JOSÉ RESENDES VOLKSWAGEN POLO GT
43- DURVAL GOMES-LUÍS ROCHA RENAULT CLIO 1.2

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O troço: como é e onde vê-lo…

11h00 PEC1 Quatro Ribeiras/Caparica 1 8100 mts
12h00 PEC2 Quatro Ribeiras/Caparica 2 8100 mts

13h30 PEC3 Caparica/Quatro Ribeiras 1 8100 mts
14h30 PEC4 Caparica/Quatro Ribeiras 2 8100 mts

Não é exagero considerar este com um dos melhores traçados de terra jamais disputados na Terceira. E a verdade é que uma versão bem semelhante já foi mesmo utilizada nas provas regionais, nos já idos tempos em que os ralis de terra ou mistos eram uma realidade no cenário terceirense. Mas, e tanto na versão das PEC 1 e 2 como na inversa, a classificativa escolhida para esta prova é magnifica. O início/fim está localizado no final da recta de asfalto do antigo troço Gruta dos Balcões/Caparica, com o outro extremo no acesso junto à igreja das Quatro Ribeiras, e se a parte que liga a essa freguesia é bem conhecida, já a zona superior do troço (feita numa larga estrada de terra que circunda a serra daquela localidade, e onde o espectadores têm de chegar bem cedo, não se podendo depois deslocar…) nada fica a dever às melhores classificativas da região. A via é larga, muito rápida e sinuosa o suficiente para dar "trabalhinho" a sério aos condutores. Acresce a isso um piso bastante escorregadio e trajectórias a prometer longas derrapagens e, quem sabe, um ou outro indesejado pião…
Quanto às "Zonas-Espectáculo" (ZE) fazem ver-se facilmente na estrada que liga os Biscoitos à entrada da Lagoa do Negro (Angra-Altares), através de placas indicativas, tendo a organização o cuidado de precaver a segurança de todos com as partidas e chegadas das PE situadas em pontos isolados. Se vier dos Biscoitos, dirija-se à zona de São Pedro e depois rume à Caparica. Se estiver nas Quatro Ribeiras as estradas fazem-se pela Canada da Vista e pela Canada do Bairro Alto. Pensando no bom desenrolar do evento é só tomar as medidas de segurança habituais e, acima de tudo, respeitar as indicações dos responsáveis pela prova e das forças de segurança. Os ralis agradecem.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Apoios precisam-se (sempre)!

A segunda edição da Taça de Ralis Ilha Terceira não tem tido "vida fácil" no que diz respeito aos apoios. "Não que eles faltem", adianta Olavo Esteves, o mentor da iniciativa, mas "apenas porque a maioria é dada através de ajudas e colaborações, o que agradecemos naturalmente, mas depois a viabilidade financeira desta organização é escassa", acrescenta. Explicando novamente que "o prémio do seguro pago para cada equipa é superior ao valor mais alto de inscrição – 70 euros, para a equipas que não estão inscritas na Taça e 55 para as restantes -, pelo que não é difícil perceber as dificuldades", Olavo Esteves realça que "apesar do apoio geral da FTE e das várias firmas e entidades" o certo é que as provas, "no molde de exigência a que nos habituamos, e que não fica aquém de nenhuma realização federada, têm custos muito elevados, e o dinheiro não estica", diz o piloto-organizador.
--------------------------------------------------
Miguel de Sousa Azevedo - "a UNIÃO" / Terceira Automóvel Clube .

Sem comentários: