quarta-feira, 28 de maio de 2008

Enrique Ojeda e Xavier Pons no SATA/Rali Açores

A presença do campeão em título do IRC, Enrique Ojeda, em Peugeot 207 S2000, e Xavier Pons, em Mitsubishi Lancer Evo IX, são os principais destaques apresentados pela organização do SATA/Rali Açores, que teve lugar na ilha de São Miguel.
Está tudo a potos para mais uma edição do SAT/Rali Açores e, a presença de Enrique Ojeda, na apresentação da prova açoriana, por convite expresso do presidente da Comissão Organizadora do SATA, é uma aposta na continuidade do Intercontinental Rally Challenge para o próximo ano.
À semelhança de outros nomes interessados em participar na prova do Grupo Desportivo Comercial, o espanhol Nani Roma, piloto oficial de todo-o-terreno da Mitsubishi, também marcará presença na Ilha Verde, dando assim continuidade à participação em ralis, conferindo à prova um adicional motivo de interesse.
Refira-se que o piloto da marca dos três diamantes vai tripular Mitsubishi um Lancer Evo IX, ao qual se junta um leque de espanhóis, nomeadamente Alex Villanueva e Pedro Font, em Mitsubishi, para além de Albert Llovera, em Fiat Grande Punto S2000. Trata-se de um conjunto de presenças estrangeiras que em muito dignifica o desporto automóvel nacional e em particular a prova do Grupo Desportivo Comercial.
A presença dos principais pilotos nacionais e açorianos é outra certeza, pelo que se perspectiva uma aliciante prova. Com dois carros em simultâneo e partidas de quatro em quatro minutos, a super-especial “Grupo Marques”, abrirá o SATA/Rali Açores na quinta-feira, dia 3 de Julho, estando prevista a segunda passagem, no dia 5 de Julho e que marca o encerramento da competição mais emblemática do conjunto de ilhas açorianas.
Refira-se que a estrutura da prova da Ilha Verde conta com as habituais classificativas, às quais se junta este ano a “Coroa da Mata”, com 6,70 quilómetros, constituindo uma novidade absoluta nos ralis dos Açores, resultando da parceria de privados e entidades públicas.
O sistema de Tracking/GPS acompanhará o decurso da prova de cada carro, permitindo a detecção imediata em caso de acidente. Trata-se de um sistema utilizado em provas do WRC, elaborado por uma empresa portuguesa.
Outra novidade prende-se com a distribuição de tempos na estrada: com cada concorrente recebe no final de cada Prova Especial de Classificação (PEC) a classificação actualizada em papel, o que não deixa de ser um factor de valor acrescentado para as equipas participantes.
Como outras novidades, o Secretariado funcionará no Hotel VIP Executive, a Prova Teste terá lugar no Caminho Velho da Candelária, o Parque de Assistência será na Avenida D. Manuel I e o Parque Fechado será montado em frente ao Forte de S. Brás, permitindo maior exposição das viaturas ao público.
AI

Sem comentários: