quarta-feira, 4 de junho de 2008

Entrevista a Ricardo Batista

Ricardo Batista é um alenquerense de vinte cinco anos e tem como paixão os ralis. O jornalismo e o desporto automóvel são as suas duas paixões e tanto numa como na outra área sente-se como peixe na água. Fomos entrevistá-lo e saber como é estar no papel de Navegador de Ralis.

Como surgiram os ralis na tua vida?
Os ralis são algo que fazem parte da minha vida desde miúdo. Os automóveis fazem parte das minhas primeiras recordações, até porque em casa todos respirávamos ralis. O meu pai chegou a ser navegador e a minha mãe fez parte da direcção do único clube motorizado do concelho de Alenquer, por isso não havia por onde fugir, os ralis ficaram-me no sangue (risos).

O bicho mordeu-te bem cedo, mas como começaste?
Foi o jornalismo que me abriu as portas dos ralis, pois fui conhecendo algumas pessoas através dessa actividade e em particular por causa do meu site, o www.supermotores.net. Em 2004 fui acompanhar o Pedro Lança a umas provas da Promoção Asfalto e para a fase de terra do campeonato, ele convidou-me para seu navegador. Eu não tinha qualquer experiência, mas disse-lhe logo que sim apesar de ter a noção da responsabilidade do que implicava aquela decisão.

E tiveste algum tipo de preparação?
Posso dizer que passei horas a ver vídeos do Nicky Grist e do Mário Castro. Ia começar a correr e queria estar o melhor preparado possível, por isso assumo que naquela altura queria copiar ou tentar copiar aquilo que faziam as minhas principais referências. Depois desse trabalho, fui até Sines onde tínhamos um teste marcado para ver se realmente as coisas funcionavam dentro do carro. Com um troço fechado fomos dar umas voltas de Ax para ver se eu me entendia com as notas e logo após os primeiros dois quilómetros ficou decidido que ia fazer a parte de terra da Promoção. Aproveitámos para melhorar o entrosamento ao longo da tarde e quinze dias depois tínhamos o Rali de Albergaria.

A tua primeira prova de fogo…
É verdade. Um mundo completamente novo para um puto com 21 anos que nunca tinha corrido. Os reconhecimentos correram bem, mas no dia da prova estava muito nervoso. Tinha medo de errar um controlo, uma nota, tudo, mas assim que saímos do Parque Fechado em Albergaria tudo mudou e as coisas saíram de forma quase perfeita. Conseguimos o quarto lugar e a vitória no Gr.N. Foi uma estreia que jamais se esquece.

E desde então como te tem corrido?
Bem, nesse ano acabámos por ganhar o Gr. N em todas as provas, embora a concorrência não fosse forte. Conseguimos bons resultados à geral e acabamos o campeonato em quinto lugar absoluto. No ano seguinte apostámos no Troféu Fiat Punto Promoção e para além de quatro pódios em seis provas, conseguimos uma vitória em Loulé. Com esses resultados acabei por vencer o Troféu Fiat Punto e a Taça Nacional de 2º’s Condutores. Desde então tenho feito algumas participações esporádicas e com alguns resultados interessantes, mas não tenho corrido tanto como desejaria.

E qual o principal responsabilidade do navegador?
Eu não diria qual a principal, mas quais as principais. Primeiro que tudo um bom navegador tem que respirar serenidade dentro de um carro. O piloto por si só já está sob uma carga emocional elevada e nós temos que conseguir tranquilizá-lo e passar-lhe a maior confiança possível, ou seja, temos que ser o equilíbrio emocional do piloto. Depois temos a questão das notas, que temos que ditar no timming ideal. Uma nota um segundo mais tarde pode valer uma saída de estrada ou a desistência, por isso tudo tem que ser perfeito. Costumo dizer que um bom navegador tem que ser igualmente um bom psicólogo, pois para além da destreza nas notas, tem que saber o que dizer ao piloto para ele se sentir confiante, tranquilo e concentrado na condução.

É fácil perceber a tua paixão pelos Ralis. Mas se gostavas tanto, porque nunca experimentaste ser piloto?
Bem, sem carta de condução não era possível (risos)! Mas confesso que muito dificilmente isso algum dia vai suceder. Sou um Navegador completamente apaixonado pelo que faço e assim pretendo continuar.

Das provas que já fizeste, qual a que mais gostaste?
Não posso dizer que tenho uma prova favorita, mas troços como Mortágua, Aguieira, São Brás de Alportel, Cortelha, Vilar de Mouros, Figueiró, são coisas que não se esquecem. Para além de muito espectaculares, já por lá passaram os melhores do Mundo.

E qual o carro em que mais gostaste de andar?
Bem, essa é muito fácil. Foi num Ford Escort MKII com o Mário Pires na última prova do Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2007. Um carro da mais fantástica geração dos ralis, tracção traseira e com 250 cavalos.

Quais os teus ídolos?
O Nicky Grist é a minha principal referência internacional e em Portugal sem dúvida o Mário Castro e o Nuno Rodrigues da Silva.

E projecto para o teu futuro nos ralis?
Bem, na minha cabeça tenho vários, mas concretizá-los é mais complicado (risos). Pretendo continuar a correr e se possível num projecto ganhador porque sou ambicioso, mas o importante mesmo é não ficar parado, pois quem gosta tanto de ralis até se rói de ficar em casa (risos).

Nesta temporada Ricardo Batista tem previstas participações no Troféu Regional de Ralis de Alenquer, Campeonato Open de Ralis e ainda no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno. O navegador de Alenquer tem realizado as suas últimas participações ao lado de jovens pilotos.

2004
- Vencedor do Gr. N no Campeonato Nacional de Ralis Promoção Terra
- Virtual Campeão de Navegadores de Produção no Campeonato Nacional de Ralis Promoção Terra
4º Classificado no Rali de Albergaria dos Doze (Vencedor do Gr. N) Prova de estreia
8º Classificado no Rali de Loulé (Vencedor do Gr.N)
5º Classificado no Rali de Mortágua (Vencedor do Gr.N)
4º Classificado no Rali de Murça (Vencedor do Gr.N)

2005
- 5º Classificado no Campeonato de Navegadores de Turismo no Campeonato Nacional de Ralis Promoção – Asfalto
- Campeão Nacional Absoluto de Ralis Promoção Terra e no Grupo de Turismo
- Vencedor da Taça Nacional de 2º’s Condutores
- Vencedor do Troféu Fiat Punto Promoção – Navegadores
11º Classificado no Rali Pinhais do Centro (3º do Troféu Punto Promoção)
9º Classificado no Rali Portas de Ródão (3º do Troféu Punto Promoção)
7º Classificado no Rali Vila Nova de Cerveira (4º do Troféu Punto Promoção)
1º Classificado da Geral no Rali de Rates
2º Classificado no Rali de Loulé (1º do Troféu Punto Promoção)
2º Classificado no Rali de Mortágua (2º do Troféu Fiat Punto Promoção)
3º Classificado no Rali de Poiares

2006
- Premiado na Gala dos Campeões de Alenquer

2007
- Rali de Cheganças – Troféu Regional Ralis de Alenquer (Subaru Impreza)
- 7º Classificado no Rali da Murteira, Vencedor na Tracção Traseira – Troféu Regional Ralis de Alenquer (Ford Escort MKII)
- Campeonato FPAK Open de Ralis (com Nuno Ganchinho)

Web Site: RicardoBatista.com
Colaboração de Luís Sequeira
Fotos: RicardoBatista.com

Ricardo Batista/Ricardo Batista no Rali Cheganças


Sem comentários: