Narciso Martins e José Vasconcelos, ao volante do reluzente Mitsubishi Lancer EVO7, dominaram a 3ª edição do Rali de Verão, segunda prova disputada este ano na ilha do Pico, e que animou verdadeiramente o concelho da Madalena. As hostes abriram na sexta-feira, ao final da tarde, mas aí os primeiros foram Hermano Couto e Nélson Dinis que, com o bonito EVO8 preto, estabeleceram o melhor tempo (1:19) na super-especial (1700 metros) desenhada no centro da acolhedora vila. Fernando Meneses, acompanhado por Nuno Silva e guiando o Saxo que pertence ao seu ocasional navegador, prometia ao ser segundo (1:20), enquanto o regressado Paulo Silva levava o Impreza ao terceiro posto (1:21). Fábio Silva (1:22) seguia-se na tabela, com Marco Pinto a fechar o top-5 (1:23), efectuando o mesmo tempo de Narciso Martins, a não evitar um ligeiro "téte" que o fez perder preciosos segundos. Destaque para o tempo de Sérgio Cardoso (1:26), oitavo com o pequeno Clio entre os 28 que alinharam à partida.Sábado de manhã e um dia esplendoroso aguardava a caravana que iria cumprir cinco difíceis "especiais", quatro delas corridas por duas vezes. Narciso ataca forte em Longitudinal/Farrobo, e deixa avisada a restante concorrência para que não se metesse com o terceirense "radicado" em terras da montanha. Fernando Meneses começa a desenhar uma actuação de luxo, que o iria mesmo levar à segunda posição, sendo que pelo meio até venceu troços. Isto a correr fora de casa e com um carro (e navegador…) emprestados. Hermano Couto atrasava-se de início, mas viria a recuperar, terminando a manhã em quarto, atrás do bem preparado 309 GTI de Mário Jorge, uma das boas surpresas do rali. Depois deles vinham Marco Veredas/Tomás Pires, que se decidiram por trocar os papéis estabelecidos na inscrição, enquanto Fábio Silva estava um pouco atrás, mas a prometer subir. As dificuldades do traçado ficavam bem patentes nos tempos obtidos pelos homens da casa, embora o factor "conhecimento" se associasse, em muitas das equipas, a máquinas bem preparadas e a dotes de condução pura e dura. A etapa da tarde confirmou as duas sensações mais visíveis da parte inicial da prova: Narciso Martins, mesmo a dosear visivelmente o andamento, não tem (para já…) adversários neste tipo de traçados, e Fernando Meneses a prosseguir a impressionante prestação e voltando a fazer grandes tempos. Mário Jorge garantia o terceiro lugar, enquanto Hermano Couto via uma ficha do intercooler provocar um atraso de vários minutos, caindo na tabela (16º). Fábio Silva subia para quinto, enquanto Marco Veredas acusava o desconhecimento do terreno, mas era ainda assim um folgado sexto da geral. Os outros terceirenses em prova tiveram prestações positivas com Gustavo Silva, a navegar o micaelense Eduardo Andrade, a ser 13º, Olavo Esteves a ser um calmo 15º, e Sérgio Cardoso (ver caixa) a perder muito tempo de manhã para ser o 17º.
De destacar ainda a prestimosa colaboração do Terceira Automóvel Clube, de novo coma a sua estrutura e pessoal a ajudarem a equipa do P.A.C., assim como a presença – nas funções de "carro-zero" – da dupla Ricardo Moura/Sancho Eiró, com o piloto micaelense a confirmar a exigência dos troços utilizados, e considerando a prova "sui-generis" na verdadeira acepção do termo…afinal a suspensão do EVO8 também demorou vários troços até ser correctamente afinada. Isto para além do habitual "show" na super-especial, onde passaram por duas vezes. Na participada e animada entrega de troféus, novamente com uma jantar de fazer água na boca, ficaram bem patentes os apoios que se adivinham para mafisteações futuras do automobilismo da ilha-montanha. Decididamente não é só no Turismo e noutros serviços que o Pico vai em frente com pompa e qualidade…nos ralis está lá tudo para que a festa se transforme em sucesso. Esta do Verão já o foi.
Veja aqui a crónica on-board de Miguel Sousa Azevedo.
Texto: Miguel de Sousa Azevedo - "a UNIÃO" .
Foto: Emanuel Marcos/Estúdio Montanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário