segunda-feira, 27 de outubro de 2008

António Rodrigues foi 10º no Pirelli Star Driver

António Rodrigues e Jorge Carvalho chegaram este Domingo ao Aeroporto Sá Carneiro no Porto, após terem representado Portugal no PIRELLI STAR DRIVER Shootout, tendo a escolha do júri presente no evento recaído sobre os pilotos da Finlândia e República Checa, respectivamente, Jarkko Nikara e Martin Semerád.
Alguns nomes sonantes dos ralis mundiais foram também responsáveis por esta escolha, como é o caso de Walter Röhl e Michele Mouton. Ambos os pilotos escolhidos são bastante jovens, ampliando assim o espectro temporal de que a PIRELLI poderá vir a beneficiar pois estará seguramente associada aos sucessos futuros que os pilotos venham a produzir. Martin Semerád tem apenas 18 anos e Jarkko Nikara Jarkko 22 anos e ambos vão poder disputar em 2009 seis provas do WRC nomeadamente as provas disputadas em Portugal, Itália, Grécia, Finlândia, Espanha e Inglaterra ao volante de uma viatura do agrupamento de Produção ou de um Super 2000 com todas as despesas a ficarem a cargo da marca de pneumáticos PIRELLI.
O piloto de Murça chegou porém a casa com o sentido de missão cumprida, missão essa que á partida se afigurava desde logo muito difícil, mas mesmo assim deu o seu melhor e acabou classificado na 10ª posição por entre os 18 participantes a nível mundial. A nível de rapidez, António Rodrigues averbou tempos que lhe permitiram ser sétimo classificado, mas dadas as diferenças entre as viaturas utilizadas neste “Shootout” e os vários pontos em análise neste concurso, o resultado final foi muito diferente do que o ditado pelo cronómetro tendo inclusive António Rodrigues sido consecutivamente mais rápido do que os dois vencedores.
Apesar de estar sem fazer ralis á quase dois anos, o piloto ficou no final dos 60 km’s disputados ao cronómetro, a 44 segundos de diferença em relação á marca do melhor dos pilotos que utilizaram os Mitsubishi Lancer, ou seja, a menos de um segundo por quilómetro de diferença, o que indica claramente que a adaptação foi muito rápida e que com uma preparação mais eficaz, os resultados poderiam ter sido bem melhores, pois as indicações dadas e os comentários que recebeu foram sempre muito positivos atendendo também a que todos os pilotos que utilizaram os competitivos Lancer, o utilizam nos campeonatos onde habitualmente militam.

DECLARAÇÕES À CHEGADA:
“Nada me correu mal, mas os restantes concorrentes eram igualmente muito bons, com muita qualidade. Eu sempre disse que me sinto melhor em terra do que no asfalto, mas mesmo assim fiquei surpreendido comigo no asfalto pois apesar de nunca ter andado com este carro nesse piso, e com as afinações e suspensões correctas, não me correu nada mal.”
“O júri analisou a progressão de cada piloto em cada uma das suas passagens, e as melhorias entre cada passagem, e para além do inglês, da imagem e das relações com a imprensa, esse foi um dos pontos fundamentais tidos em consideração na escolha, e a idade também seria uma desvantagem para mim, dado que por mais de uma vez foi dado a entender que quanto mais novo melhor e isso veio a verificar-se na escolha final.”
“Fiz 26 anos na Sexta-feira enquanto estava na Áustria e gostava imenso de ter recebido a “prenda” que fui procurar neste evento, mas tal não foi possível mas valeu pela experiência e por tudo aquilo de que posso vir a tirar partido depois desta participação. Apesar de estar parado há quase dois anos, acho que esta oportunidade que me foi dada pelo Bernardo Sousa pode representar também uma oportunidade para poder voltar a reunir apoios a nível nacional, e procurar regressar aos ralis nacionais ao mais alto nível, pois apesar de não ter saído da Aústria como vencedor, tenho a certeza que demonstrei mais uma vez o meu valor, frente a um grupo de excelentes pilotos seleccionados a nível mundial e pode ser que isso me permita regressar em 2009 aos ralis.”
“Por último um forte abraço para todos os que me apoiaram, aos meus amigos, em especial á minha família, e claro está, ao Bernardo Sousa em primeiro lugar, à Câmara Municipal de Murça, respectivas Juntas de Freguesia e ao Grupo MCoutinho que me apoiaram nesta aventura e sem os quais, nada disto teria seria possível.

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