LANCIA
Apesar desta classificativa não fazer parte do Rali de Portugal deste ano, os homens da equipa italiana voltaram ao local onde em cada ano procedem a testes de pneus com vista à nossa prova máxima. Duas razões fundamentais levam Pianta e os seus colaboradores a optar pelo Buçaco: em primeiro lugar, por se situar no centro do país, com várias florestais disponíveis sem ser necessário grandes deslocações; depois porque ficar no Palace Hotel do Buçaco já se tornou em algo de obrigatório para os elementos das equipas estrangeiras que nos visitam.
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Com Giorgio Pianta vieram este ano elementos de grande importância na estratégia da equipa da Lancia a começar pelo eng. Sergio Limone, o responsável pelo projecto do 037, o eng. Pier Paolo Messori que, como noutro local referimos, é dos elementos mais destacados da Abarth e o responsável pelo projecto Fiat 4x4, para além do nosso bem conhecido Arnaldo Bernarcchini, que funcionava como navegador de Pianta.
Por parte da Pirelli, estavam presentes Gianni Turchetti, um dos elementos mais destacados da marca italiana, e Gilardoni.
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O dia de sábado amanheceu triste, com o nevoeiro a cobrir totalmente a zona do Buçaco, o que levou os homens da Lancia a fazerem uma passagem pelo troço da Candosa para ver se as condições eram melhores. Mas o tempo foi, pouco a pouco, levantando e Pianta e seus pares acabaram por se decidir em ficar no troço do Buçaco entre os Quatro Caminhos e a Pedreira.
Mas não se pode dizer que tenha sido um dia muito produtivo, pois o carro não parecia nas melhores condições. Assim a meio da tarde deu-se o regresso ao hotel, onde os mecânicos trabalharam na afinação do 037.
No dia seguinte tudo se modificou: o tempo melhorou, o carro também e Pianta e Bernacchini fizeram vezes sem conta os 1300 metros de percurso que tinham escolhido, nos dois sentidos, sendo bem visível a enorme tracção do Lancia que a meio da manhã tinha já deixado as suas impressões num piso que se começou a deteriorar de tal forma que os homens da Lancia não tiveram outra solução senão mudar de "poiso" no dia seguinte.
Mas, como se pode imaginar, os testes não incidiram apenas sobre pneus: sob as instruções do eng. Limone e com os conselhos de Pianta, foram experimentadas várias soluções a nível de suspensão, mormente amortecedores e molas, tentando cortar bastante ao temperamento bastante nervoso que o 037 exibe.
Entretanto, a noticia dos treinos do Lancia tinha-se espalhado e tanto no sábado de tarde, como na manhã de domingo, muito curiosos acorreram a presenciar estas jornadas de ensaios, dando uma moldura humana ao acontecimento que quase parecia estarmos na presença de uma verdadeira prova de classificação. E é evidente que, quem foi ao Buçaco ter o primeiro contacto com o 037, não deu o seu tempo por perdido, por Pianta, apesar de não andar como um Rohrl ou como um Alen, não lhes fica muito atrás, podendo deliciar os espectadores com alguns belos momentos de condução.
Como nos foi referido por Gianni Turchetti, os ensaios continuarão agora em Itália, enquanto os pilotos chegarão no inicio da próxima semana a Lisboa para darem inicio aos treinos.
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Fonte: Jornal "Autosport" de 10 de Fevereiro de 1983
Autor do texto e foto : Fernando Petronilho
Para além da Lancia, também a Audi, Nissan e Citroen estiveram presentes no nosso rali a nível oficial.
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