quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Entrevista a Américo Ribeiro (Lourençocar / Penafiel Rali Team)

Ainda antes da realização do Rali de Vila Real fomos à conversa com uma “pequena” grande equipa que está sempre presente nas diversas provas dos Campeonatos VSH no Norte do país. A Lourençocar/Penafiel Rali Team é composta por um conjunto de elementos que com muita dedicação e gosto por automóveis faz correr no momento três equipas, tendo ainda uma vasta equipa de apoio que prova a prova desempenham da melhor forma a sua função para que todo corra no melhor. Pela nossa parte o obrigado pelo tempo dispensado em especial ao navegador Americo Ribeiro que foi o porta voz da equipa.

Quando e como nasceu a Lourençocar / Penafiel Rali Team?
Esta equipa nasceu dentro da Firma Lourençocar, Comércio de Automóveis Lda., quando eu (Américo Ribeiro) convidei o José Lourenço (aproveitando a realização do 1º Rally Sentir Penafiel) para efectuarmos o “nosso” primeiro rally. Isto aconteceu quando decorria o ano de 2004.

Por quem é composto (nos dias de hoje) o Team?
Neste momento a nossa equipa é composta por três duplas: José Lourenço/Américo Ribeiro ao volante de um Opel Kadett GSI, Sérgio Silva/Saul Costa que efectuaram a primeira parte do TRRD com um Opel Kadett GSI, mas neste momento estamos a acabar um Toyota Corolla 16V que tem estreia marcada para Vila Real e também a dupla Sérgio Moreira/Daniel Pereira que têm para si um Opel Corsa GSI 2.0 16V.
Temos também uma equipa de mecânicos composta pelo Joaquim Moreira, Luís Gomes, Óscar “Gasóleo”, Leandro Moreira, Pedro Ferreira e Paulo “Carapaça” que, têm um camião oficina, um camião reboque e uma carrinha de assistência rápida que, nos é cedida pela Firma Camoesas/Express Glass.

Como está o decorrer da época para a equipa?
Não podemos considerar que a época (até ao momento) tenha sido má, pelo contrário, temos um carro em 4º lugar da geral (tendo realizado todas as provas até ao momento), um outro em 12º lugar da geral (com apenas três provas realizadas) e também com três provas realizadas e apenas dois resultados em 22º lugar. Tenho a assinalar que, este ano o TRRD tem um número de pilotos muito acima da média, incluindo pilotos espanhóis. O nível de evolução dos carros já não é para um TRRD, a maioria são carros com uma preparação ao nível do Nacional Open. Claro que não estou aqui a falar dos nossos carros.

Próximas provas da equipa.
Já muito em breve vamos ter o Rally de Vila Real, que este ano é em asfalto, onde estamos a envidar esforços para que a equipa se apresente completa. Só não irá se, o carro do Sérgio Moreira não ficar acabado (problemas eléctricos).
De seguida vamos ter o “nosso” Sentir Penafiel. Aí, queremos estar em força, como é compreensível pois é o rali da “casa”.
Opinião acerca das razões para o fraco número de participantes nos troféus e campeonatos regionais. Como venho a alertar as várias organizações dos troféus e campeonatos regionais, o preço das inscrições é muito elevado. Compreendo que as mesmas têm que fazer face às despesas que um evento destes tem, mas no entanto seria melhor ter mais 20 a 30 carros. Para quem “paga” as corridas, o maior interesse das corridas está no número de participantes.
Planos para o futuro.
Queremos continuar com o desenvolvimento dos carros que “montamos”, se calhar efectuar a montagem de mais um ou dois no próximo ano. Temos um projecto para o Campeonato Regional de Rallys Norte que, contempla as três duplas de pilotos desta equipa, no entanto a dupla José Lourenço/Américo Ribeiro têm uma nova “montada” que se encontra em fase final de optimização – Subaru Impreza GC8. Gostávamos que a nossa equipa continuasse a ter o nível de participação desportivo que teve até hoje e, se podermos melhorá-los.

Agradecimentos.
Em primeiro de tudo quero agradecer às nossas famílias que “aturam” tudo pelo nosso “vício”. De seguida quero agradecer á Firma Lourençocar – Comércio de Automóveis, Lda., principal suporte desta equipa de rallys. Agora quero agradecer em partes iguais a todos os nossos patrocinadores: Camoesas/Express Glass, Câmara Municipal de Penafiel, Sílvio & Monteiro, Lusodiesel, Talhos Aveleda, Gásfino, GJR-Pirotécnia, Rebomota, Recauchutagem Nortenha e Inovadora/Precor.
Refiro estes por serem o nosso suporte desde o início (2004), sendo que deixo também um agradecimento muito especial para todos aqueles que acreditam em nós e se mantém ao nosso lado. A todos sem excepção, o nosso muito obrigado.
Colaboração de Nuno Pimenta

Sem comentários: