domingo, 2 de novembro de 2008

A história está feita! Loeb é penta-campeão do mundo!

O Rali do Japão foi mais um dos ralis tácticos do Mundial com a Ford atacar desde cedo e jogando na defensiva até final enquanto a Citroen procurou apenas o 3º lugar para Loeb, que lhe deu o penta-campeonato.

Hirvonen venceu seguido de Latvala, ambos com o Ford Focus oficiais, enquanto Sébastien Loeb não se preocupou com os tempos, tendo como único objectivo, trazer o carro até final dos mesmos, mesmo fazendo tempos muito fracos, perdendo mais de 1 minuto.
O piloto da Subaru, Chris Aktinson terminou em 4º numa jogada idêntica à de Loeb mas esta sem qualquer objectivo, apenas para terminar o rali.
Quem surpreendeu foi uma das marcas da casa, a Suzuki que conseguiu o seu melhor resultado, com Andersson em 5º e Gardemaister em 6º mostrando que os Suzuki SX4 estão (finalmente) cada vez mais fiáveis.
Nos restantes lugares terminaram Wilson com o Focus da Stobart e Peter Solberg que ao abrigo do super-rally conseguiu chegar aos pontos com o Subaru.
A Ford sai do Japão com a esperança de ainda chegar ao titulo de marcas, mas para isso é preciso que aconteça uma trajédia na Citroen pois tem uma vantagem de 11 pontos.

Um dos pontos altos deste rali foi o PWRC, com Juho Hanninen a conseguir chegar a vitória no último troço, deixando o azarado Evgeny Novikov para 2º e Toshi Arai em 3º com o Subaru Impreza N14. O melhor Mitsubishi Lancer EVO X foi de Katsuhiko Taguchi em 7º.
Armindo Araújo esteve quase a pontuar terminando em 9º, um resultado que soube a pouco para o piloto de Santo Tirso, o qual partiu para este rali com vontade de fazer uma prova perfeita, mas uma transmissão partida no Lancer EVO IX acabou com as esperanças.

Sem comentários: