Sexta-Feira – 15 de Novembro
PEC 1 - Super Lousada 1,80 kms
21h05m
É a reedição de uma super especial do antigo Rali de Portugal, vocacionada especialmente para oferecer um grande espectáculo ao público. As condições que a pista de Lousada oferece a pilotos e público é excelente, o traçado da especial é interessante e espectacular, com 2 carros em pista o público vai poder apreciar a destreza dos pilotos, onde destaco a esquerda em terra junto ás bancadas que é bastante larga, o que permite curvar bastante rápido com o carro atravessado. Existe também um salto espectacular, mas que não será muito perceptível para o público à hora da especial (já de noite), por ser do lado oposto às bancadas.
Sábado – 16 de Novembro
21h05m
É a reedição de uma super especial do antigo Rali de Portugal, vocacionada especialmente para oferecer um grande espectáculo ao público. As condições que a pista de Lousada oferece a pilotos e público é excelente, o traçado da especial é interessante e espectacular, com 2 carros em pista o público vai poder apreciar a destreza dos pilotos, onde destaco a esquerda em terra junto ás bancadas que é bastante larga, o que permite curvar bastante rápido com o carro atravessado. Existe também um salto espectacular, mas que não será muito perceptível para o público à hora da especial (já de noite), por ser do lado oposto às bancadas.
Sábado – 16 de Novembro
PEC 2/6 - Croca/ Duas Igrejas 10,8 Kms
10h10m/13h04m
Esta será o 1º troço "a sério" do rali e talvez o mais decisivo, por ser o mais longa da prova pode provocar diferenças de tempo entre os pilotos, que podem ser importantes no final do rali.
Os primeiros 1200m do troço são bastante estreitos e encadeados mas com muito bom piso o que permite rolar bastante rápido. Esta zona acaba num gancho à direita que é espectacular, devido à elevada velocidade com que os carros aí chegam.
A partir daqui o troço fica mais largo e rápido, ao km 2,1 começa a descer bastante com várias curvas interessantes, onde destaco uma zona com duas direitas, sendo a 2ª um gancho onde os pilotos mais rápidos irão fazer as 2 curvas como de uma só se tratasse, bastante espectacular! Aconselho esta zona ao público, visto que é bastante alta e aliada ao facto de ser uma zona sem árvores permite ver cerca de 1200m de classificativa.
As características do terreno mantêm-se até ao km 5, onde o troço entra numa nova zona e as condições do terreno alteram-se, passando a ter muita terra preta, se chover este tipo de terreno acaba por se tornar muito traiçoeiro, e qualquer deslize, mesmo devagar, pode pôr uma equipa fora de prova.
Aos 7,7 km entramos na zona mais rápida da especial aqui os carros vão atingir velocidades muito altas e vão existir momentos em que se vai andar de 6ª a fundo, como no nosso caso, (ou de 7ª no caso do Pedro Peres). Esta zona estende-se até à entrada da aldeia de Duas Igrejas que é por volta do km 9,6, a passagem pelo interior da aldeia é lenta mas em paralelo o que pode provocar umas escorregadelas extra, após isso volta-se a entrar em terra para o final do troço onde as ultimas 3 direitas são feitas completamente a fundo!
PEC 3/7 - Figueira/Valpedre 7,40km
10h10m/13h04m
Esta será o 1º troço "a sério" do rali e talvez o mais decisivo, por ser o mais longa da prova pode provocar diferenças de tempo entre os pilotos, que podem ser importantes no final do rali.
Os primeiros 1200m do troço são bastante estreitos e encadeados mas com muito bom piso o que permite rolar bastante rápido. Esta zona acaba num gancho à direita que é espectacular, devido à elevada velocidade com que os carros aí chegam.
A partir daqui o troço fica mais largo e rápido, ao km 2,1 começa a descer bastante com várias curvas interessantes, onde destaco uma zona com duas direitas, sendo a 2ª um gancho onde os pilotos mais rápidos irão fazer as 2 curvas como de uma só se tratasse, bastante espectacular! Aconselho esta zona ao público, visto que é bastante alta e aliada ao facto de ser uma zona sem árvores permite ver cerca de 1200m de classificativa.
As características do terreno mantêm-se até ao km 5, onde o troço entra numa nova zona e as condições do terreno alteram-se, passando a ter muita terra preta, se chover este tipo de terreno acaba por se tornar muito traiçoeiro, e qualquer deslize, mesmo devagar, pode pôr uma equipa fora de prova.
Aos 7,7 km entramos na zona mais rápida da especial aqui os carros vão atingir velocidades muito altas e vão existir momentos em que se vai andar de 6ª a fundo, como no nosso caso, (ou de 7ª no caso do Pedro Peres). Esta zona estende-se até à entrada da aldeia de Duas Igrejas que é por volta do km 9,6, a passagem pelo interior da aldeia é lenta mas em paralelo o que pode provocar umas escorregadelas extra, após isso volta-se a entrar em terra para o final do troço onde as ultimas 3 direitas são feitas completamente a fundo!
PEC 3/7 - Figueira/Valpedre 7,40km
10h48m/13h42m
Este troço não me traz boas recordações, em 3 anos consecutivos em que participei neste rali com o Jorge Santos, desistimos sempre neste troço com problemas mecânicos. Espero que com o inverter do sentido do troço, se inverta também a nossa sorte aqui.
Mas fazendo a descrição do troço, que é o que interessa, começa numa zona estreita e plana mas rapidamente começa a subir, sendo também encadeado nos primeiros 2300m. Por volta do km 3,8 após um gancho à esquerda, o piso começa a piorar e a partir do km 4,4 entramos numa zona mais plana com algumas lombas e saltos. Após esta zona e por volta do km 5.6, começamos a descer com curvas encadeadas e enroladas existindo também curvas cegas após lombas, em zonas mais ou menos rápidas. Na parte final ao km 6.7 o troço torna-se extremamente rápido até ao terminar.
PEC 4/8 - Lagares 5,30km
11h09m/14h03m
Este é sem dúvida o troço que mais gosto neste rali! Extremamente rápido, começa com uma zona plana, larga, muito rápida e espectacular que acaba cerca de 1400m depois do inicio, num gancho à direita a descer. A partir daqui é encadeado e a descer até uma passagem por paralelo, logo a seguir entra-se em terra novamente, e a subir durante 700m, neste momento o troço entra numa zona plana e rápida até que começa a descer numa zona estreita, até chegar novamente a uma zona com paralelo. Ao km 3,8 volta a aparecer uma zona plana e muito rápida que tem o seu fim num salto, entrando numa zona muito estreita até ao final com mau piso.
PEC 5 - Super Baltar 2,05km
11h42m
Mas fazendo a descrição do troço, que é o que interessa, começa numa zona estreita e plana mas rapidamente começa a subir, sendo também encadeado nos primeiros 2300m. Por volta do km 3,8 após um gancho à esquerda, o piso começa a piorar e a partir do km 4,4 entramos numa zona mais plana com algumas lombas e saltos. Após esta zona e por volta do km 5.6, começamos a descer com curvas encadeadas e enroladas existindo também curvas cegas após lombas, em zonas mais ou menos rápidas. Na parte final ao km 6.7 o troço torna-se extremamente rápido até ao terminar.
PEC 4/8 - Lagares 5,30km
11h09m/14h03m
Este é sem dúvida o troço que mais gosto neste rali! Extremamente rápido, começa com uma zona plana, larga, muito rápida e espectacular que acaba cerca de 1400m depois do inicio, num gancho à direita a descer. A partir daqui é encadeado e a descer até uma passagem por paralelo, logo a seguir entra-se em terra novamente, e a subir durante 700m, neste momento o troço entra numa zona plana e rápida até que começa a descer numa zona estreita, até chegar novamente a uma zona com paralelo. Ao km 3,8 volta a aparecer uma zona plana e muito rápida que tem o seu fim num salto, entrando numa zona muito estreita até ao final com mau piso.
PEC 5 - Super Baltar 2,05km
11h42m
Este troço não nos foi possível reconhecer devido à realização de uma prova durante o fim de semana, para já ainda não se sabe se será realizada com 2 carros em pista como Lousada ou não, mas será uma especial semelhante à de 6ª feira á noite e que abre o rali!
Sem comentários:
Enviar um comentário