sábado, 22 de janeiro de 2011

Bouffier vence Monte Carlo centenário

Bryan Bouffier acabou por manter a vantagem conseguida na 2ª etapa e venceu um grande Rali de Monte Carlo.

Bryan Bouffier que se mostrou não só rápido como consistente e se foi o que mais ganhou com a lotaria dos pneus na 2ª seccção da 2ª etapa acabou por merecer inteiramente a vitória, não sendo de todo um vencedor surpresa pois, convém recordar que se trata do campeão francês em título e também antigo campeão polaco e um profundo conhecedor do Peugeot 207 S2000.

Na segunda posição terminou Freddy Loix, o melhor dos Skoda e autor de mais uma brilhante prova. Os anos passam e parece que Fast Freddy está cada vez mais rápido e consistente. Então desde que passou da Peugeot para a Skoda, mesmo se como piloto semi-oficial, parece que tem outra alma. Pena que o seu calendário para o IRC não seja completo porque concerteza seria dos principais candidatos à vitória. Mas mesmo com apenas 7 provas previstas, convém ter atenção a Loix.

Os três lugares seguntes acabaram por ser ocupados por Guy Wilks, Stephane Sarrazin e François Delecour que ficaram separados por apenas 2,7 segundos.

Dos três, curiosamente a prova menos "viva" até terá sido a de Wilks, mas a regularidade acabou por lhe dar o pódio.

Stephane Sarrazin teve uma prova com altos e baixos, com alguns tempos fantásticos, provando que é um piloto multifacetado, capaz de andar tanto à frente em Le Mans como em Monte Carlo. Poucos pilotos se podem orgulhar disso.

Na quinta posição terminou François Delecour, que ao volante de um 207 S2000 claramente inferior aos de "fábrica" e aos 48 anos fez uma prova fantástica ficando a pouco mais de 2 segundos do pódio. Delecour, conhecido nos seus tempos de início de carreira, como "Freinetard", isto é o que trava mais tarde, quando nos ralis franceses fazia maravilhas ao volante de um Peugeot 309, esteve em grande plano e demonstrou que para alguns a idade não é de todo um handicap. Pode ser que os romenos tenham gostado do retorno conseguido com o apoio a Delecour e este venha a fazer outras provas, mas se possível com um S2000 mais evoluído!

Na sexta posição terminou aquele que até meio do rali fez o papel de vencedor antecipado, tal o domínio que exerceu. Estamos a falar de Hanninen a quem a chegada da neve arruinou a sua prova, tal como a outros, como por exemplo Petter Solberg que acabou mesmo por desistir quase no final com problemas no alternador do 207 S2000.

Referência especial para o ex-piloto de F1, Alex Caffi, em Skoda Fabia S2000, que terminou em 11º, Florian Gonon, num Subaru Impreza, claramente o melhor da Produção e para Pierre campana, em Renault Clio R3, o melhor das 2 Rodas Motrizes.

José Bandeira - Motores Magazine

Sem comentários: