terça-feira, 4 de janeiro de 2011

François Delecour, 17 anos depois

François Delecour é o único dos 120 pilotos incritos no Rali de Monte Carlo, com possibilidade de repetir uma vitória naquela prova. Significa isto também, que caso o veterano francês não ganhe, teremos um novo nome a acrescentar à lista de vencedores do mítico rali.
Delecour venceu o Rali de Monte Carlo 1994, ao volante de um Ford Escort Cosworth, naquela que foi a sua última vitória no Campeonato do Mundo de Ralis. As outras vitórias deram-se no ano anterior, a primeira delas no Rali de Portugal, mas também no Rali da França e de Espanha. A temporada de 94 foi a mais promissora, mas um acidente rodoviário afastou-o da luta pelo título. Depois da Ford, iniciou a sua ligação à Peugeot em 1996, voando com o também ele voador, Peugeot 306 Maxi. Esteve ligado ao desenvolvimento do Peugeot 206 WRC mas a sua colaboração com a marca do leão terminou sob polémica. No Rali de San Remo 2000, François Delecour ocupava o segundo lugar no final da primeira etapa, quando o seu colega de equipa Gilles Panizzi era líder. Boatos sobre possíveis reconhecimentos ilegais de Panizzi acabaram por irritar Delecour, que acabou por pedir explicações ao chefe de equipa (ver vídeo abaixo).
No ano seguinte correu de Focus WRC e a sua última temporada deu-se em 2002, num ano de resultados muito fracos para si e para a Mitsubishi. A última vez que correu em Portugal foi em 2003, no Rali Vinho da Madeira, onde foi batido não só por Bruno Thiry, como também pelo vencedor, o português Miguel Campos.
Nos últimos anos tem demonstrado o seu interesse e paixão por carros GT em ralis, especialmente Porsche. Estranhamente, optou por voltar a Monte Carlo num Peugeot 207 S2000 da Enjolras Sport, ao invés de regressar num GT, no primeiro ano em que tal seria permitido.

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