O Campeonato Open de Ralis, Campeonato Regional Ralis Norte e Regional Nordeste tiveram este passado fim-de-semana a sua primeira prova da época com a realização do Rali Montelongo.
A prova em pisos de asfalto acabou por se revelar muito positiva para a dupla Pedro Silva e Ricardo Cunha que puderam utilizar pela primeira vez o seu Citroen Saxo como uma viatura VSH.
Sem tempo para testar as evoluções feitas ao carro da marca francesa, o vimaranense centrou os seus objectivos em testar e rodar com o carro, além voltar a ganhar ritmo competitivo.
Como nos salientou Pedro Silva "o balanço acabou por ser positivo, mas nem tudo correu na perfeição. Perdemos algum tempo em Gontim 1 já na parte final, quando passamos por um carro que tinha batido, pois alguns espectadores que estavam no local tentaram-nos avisar que estava lá um carro, e abrandamos demais, pois ficamos com a sensação que nos estavam a dizer que o carro estava atravessado na estrada, mas afinal estava num local que não interferia em nada com a nossa passagem normal. A seguir em Travassós já correu melhor, mas ainda perdemos algum tempo na zona em que ultrapassamos o Vítor e a Barbara Torres, que seguiam com problemas e não tinham a mínima hipotese em nos facilitar mais a manobra, uma vez que estávamos a sair de uma curva "cega". Tirando isso, seguimos apenas com algumas cautelas nas zonas de asfalto novo, uma vez que reconhecemos o rali no sábado e a estrada apenas foi asfaltada na véspera do rali, pelo que não sabíamos bem o que iríamos encontrar, que de qualquer das formas estaria sempre mais escorregadia que o normal, pois não havia borracha no piso.
Seguiu-se a fase da tarde, em que ficamos com os discos de travão empenados logo no primeiro troço, Montim 2. Daí até final tivemos mais cautela nas zonas de travagens fortes, mas mesmo assim os tempos acabaram por melhorar sempre, só que não nos livrámos dum grande susto no último troço, Travassós 2, em que fizemos um pião numa zona em que rodávamos em 4ª velocidade, mas fomos felizes e acabamos por não tocar em nada. O terceiro posto final no regional nordeste foi muito bom, assim como o sexto no regional norte e o décimo segundo lugar da geral, numa prova em que penso que nos seria completamente impossível ficar mais à frente. Acredito que mesmo que tudo nos tivesse corrido na perfeição terminaríamos exactamente no mesmo lugar, mas mais perto dos nossos adversários, pois ficou claro para nós que não temos carro para acompanhar a concorrência, em grande parte por causa do "cansaço" revelado pelo motor, que é quase de troféu e já não é aberto desde 2003... Além disso, acusei muita falta de ritmo, o que só conseguirei ganhar testando com o carro, o que foi impossível de fazer antes da prova.
A próxima prova que tínhamos previsto seria o rali de Barcelos, mas caso o regulamento da mesma seja aprovado tal e qual como está neste momento não iremos alinhar, pois no nosso entender está completamente absurdo para os tempos que correm... Assim, e ao que tudo indica, a nossa época prosseguirá no rali torrié, a disputar no final do mês de Fevereiro, até ao qual contamos introduzir algumas melhorias ao nível do motor e acumular alguns km em testes”.
Rally Mania com A.I.
Foto de Nuno Pimenta
Sem comentários:
Enviar um comentário