António Rodrigues foi o grande vencedor do Rali Montelongo, prova que abriu o Campeonato Open de Ralis 2011 e que ficou marcada por alguns incidentes.
A regularidade venceu, António Rodrigues, navegado por Jorge Carvalho, levou um desactualizado Citroen Saxo ao triunfo no Rali Montelongo, depois de ver os seus adversários ficarem pelo caminho. Mérito para o piloto de Murça que imprimiu o ritmo necessário para lutar pelo pódio e que acabou por ver a vitória cair-lhe nas mãos.De facto, o rali ainda nem tinha começado e já um dos principais favoritos pela vitória ficava pelo caminho, Daniel Nunes teve um acidente rodoviário com o Evolution IV nas imediações do parque de assistência.
No primeiro troço foi a vez de Jorge Santos, que não evitou a perda de controlo do seu Saxo Super 1600, acabando por se despistar com alguma violência. Tanto o piloto como a sua navegadora Isabel Branco, foram prontamente assistido pelos meios de socorro. A resposta foi pronta tanto por parte dos bombeiros e equipa médica como da GNR, que criou um perímetro de segurança em redor da viatura acidentada. Este infeliz acidente levou à neutralização do troço, mas ainda antes já Daniel Ribeiro tinha desistido com problemas mecânicos no seu Citroen Saxo. Também neste primeiro troço, Luis Mota hipotecava as suas aspirações à vitória com um furo.
O rali foi aziago para toda a Competisport, uma vez que também André Mota desistiu na segunda classificativa devido a avaria.
Gil Antunes foi o primeiro líder da prova mas rapidamente Ricardo Teodósio passou para o comando, que disputava com Mário Barbosa. O terceiro lugar também era muito disputado, com vários pilotos separados por cerca de dez segundos na luta por esse posto, eram eles: Gil Antunes, Samir Sousa, Diogo Salvi, António Rodrigues, Pedro Matias, Rui Salgado, Fabricio Lopes e André Martins.
O cenário mudaria a partir do primeiro troço da tarde, com o abandono de Ricardo Teodósio devido a avaria. No último troço, um furo também foi fatal para Mário Barbosa, que viu fugir-lhe a vitória por pouco. Também Gil Antunes, Samir Sousa e Diogo Salvi, que rodavam na luta pelo pódio até ao último troço, acabaram por ter problemas nos derradeiros quilómetros.
Com toda esta hecatombe, que começou ainda antes do rali, António Rodrigues acabou por vencer como atrás referimos. Rui Salgado foi o brilhante segundo classificado, ao volante de um também ele pouco competitivo Peugeot 306 GTi. Fabrício Lopes fechou o pódio, sendo o primeiro dos 206 GTi, num rali em que o Desafio Modelstand esteve ausente. Anibal Rolo levou o Evolution VII ao quarto lugar final, e Luís Mota foi o quinto, depois de furar logo no início do rali.
Pedro Matias fez uma estreia positiva do Abarth 500 nos ralis portugueses, alcançando o sexto lugar final. O sétimo posto ficou para o azarado Mário Barbosa. Os oito primeiros encerram com André Martins.
O madeirense Samir Sousa brilhou em terras continentais, um azar no último troço atirou-o para o 14º lugar final, mas conseguiu vencer entre os concorrentes do Campeonato de Portugal Junior de Ralis.
German Gomez com o Porsche venceu no Troféu Nacional de Clássicos. No Campeonato Regional de Ralis Norte a vitória coube a Aníbal Rolo e no Regional Nordeste ficou para André Martins.
Destaque ainda para a desistência de Renato Pita, que chegou a estar na luta pelo pódio mas que sofreu problemas no turbo do seu Lancer.
Classificação Final (ver completa aqui)
1 | 5 | António Rodrigues / Jorge Carvalho | 0:34:12,3 | |
2 | 20 | Rui Salgado / Luis Godinho | 0:34:28,8 | 0:00:16,5 |
3 | 10 | Fabrício Lopes / Pedro Vaz | 0:34:36,5 | 0:00:24,2 |
4 | 9 | Aníbal Rolo / José Sousa | 0:34:43,3 | 0:00:31,0 |
5 | 1 | Luis Mota / Alexandre Ramos | 0:34:45,5 | 0:00:33,2 |
6 | 30 | Pedro Matias / Nuno R. Silva | 0:34:48,2 | 0:00:35,9 |
7 | 8 | Mário Barbosa / Vitor Hugo | 0:34:48,8 | 0:00:36,5 |
8 | 31 | André Martins / Ricardo Torres | 0:34:53,5 | 0:00:41,2 |
9 | 17 | Júlio Bastos / Aníbal Pereira | 0:35:04,1 | 0:00:51,8 |
10 | 38 | Miguel Carvalho / Miguel Cruz | 0:35:20,5 | 0:01:08,2 |
11 | 18 | German Gomez / José Lilo | 0:35:41,7 | 0:01:29,4 |
12 | 29 | Pedro Silva / Ricardo Cunha | 0:36:12,7 | 0:02:00,4 |
13 | 11 | Sérgio Arteiro / Estefânio Pinto | 0:36:12,8 | 0:02:00,5 |
14 | 35 | Samir Sousa / Hugo Magalhães | 0:36:14,1 | 0:02:01,8 |
15 | 34 | Alberto Bermudez / Alberto Gonzalez | 0:37:04,8 | 0:02:52,5 |
16 | 26 | Julio Maia / Alexandre Rodrigues | 0:37:05,1 | 0:02:52,8 |
17 | 21 | Arturo Cota / Miguel Montes | 0:37:11,5 | 0:02:59,2 |
18 | 12 | Luis Bastos / Paulo Marques | 0:37:14,3 | 0:03:02,0 |
19 | 46 | José Rodriguez / Oscar Fernandez | 0:37:58,6 | 0:03:46,3 |
20 | 4 | Gil Antunes / Ricardo Domingos | 0:38:00,9 | 0:03:48,6 |
21 | 36 | Nuno Pombo / Guilherme Pereira | 0:38:35,5 | 0:04:23,2 |
22 | 44 | Anselmo Fernandes / José Salgado | 0:38:37,6 | 0:04:25,3 |
23 | 28 | Vitor Torres / Bárbara Torres | 0:39:14,5 | 0:05:02,2 |
24 | 48 | Paulo Castro / Miguel Marques | 0:39:27,7 | 0:05:15,4 |
25 | 33 | Mariana Carvalho / Filipe Martins | 0:39:57,9 | 0:05:45,6 |
Foto de Marcos Rodrigues
2 comentários:
alo João.
Felizmente ainda temos o Rally-Mania para perceber um pouco do desenrolar da prova.
Sabes o que se passou com o Pascoal?
Com metade da equipa na estrada e outra metade em casa, deu para ir actualizando.
Não sei o que se passou ao certo...
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