domingo, 13 de fevereiro de 2011

Hirvonen vence o rali, Ogier a Power Stage

Apesar de abrir a estrada, Hirvonen conseguiu ganhar todos os troços da primeira ronde. Última ronde pelos troços revelou-se bastante estranha mas Hirvonen foi o vencedor esperado.

A verdade é que as condições foram menos complicadas que as encontradas por Loeb no primeiro dia o que levou o francês a colocar a pergunta “Porque é que não estava assim na sexta-feira”?

Na primeira das classificativas, Latvala foi ao banco de neve, perdendo o pára-choques, danificando um pouco a frente do Fiesta e deixando logo ali segundos preciosos. Ogier furou mesmo no fim do troço mas mesmo assim o seu tempo foi suficiente para passar Latvala. Quem deverá ter gostado do troço inaugural do dia terá sido Al-Qassimi que saltou de 11º para 9º na sequência de um mau tempo de Sandell (que também tem uma penalização real de 1 minuto) e de uma penalização de Matthew Wilson que fez falsa partida.

A especial seguinte tinha pouco mais de 4 kms e não provocou grandes diferenças nos tempos mas Hirvonen voltou a ganhar. Latvala fez um bom troço mas Ogier manteve a 4ª posição. Ostberg e Solberg fazem o que podem mas mantêm as 2ª e 3ª posições não parecendo em condições de atacar a liderança de Hirvonen.

Antes do regresso ao Parque de Assistência correu-se a 3ª especial da manhã. Em Rammen havia mais neve solta mas nem assim o vencedor foi outro que não o comandante da prova, Mikko Hirvonen, embora seguido de perto por Ostberg, Ogier e Solberg que terminou com um amortecedor partido na frente do DS3 WRC. Latvala viu aumentarem os seus problemas e já perdeu todas as esperanças de vitória no rali com os seus 51,6s de desvantagem para Hirvonen.

Ao final da primeira ronde, Hirvonen comandava, Ostberg é segundo a 13,7s, Solberg é terceiro a 30,5s e Ogier é quarto a 39,2s.

Latvala ganhou o primeiro troço da derradeira ronde mostrando-se competitivo e fazendo pensar se a decisão de ontem perder tempo de forma deliberada terá sido a melhor opção por parte da direcção da equipa da Ford. Ostberg foi o segundo mais rápido mas Hirvonen estava já a controlar as operações. Petter Solberg com problemas de visibilidade perdeu o terceiro lugar para Ogier e foi também ultrapassado por Latvala.

Ogier deu um toque num banco de gelo na classificativa seguinte e o motor perdeu rendimento o que levou o francês novamente ao 5º lugar. Latvala fez o melhor tempo e ascendeu à terceira posição. Ostberg voltava a reduzir a diferença para Hirvonen que se situava agora nos 4,9 segundos. Mas a classificativa final tinha pouco mais de 4 kms pelo que o ataque do norueguês só dificilmente traria frutos…

A Power Stage terminava o rali e tirava todas as dúvidas mas também atribuía 3 pontos extra para o primeiro, 2 para o segundo e 1 para o terceiro. Ogier conseguiu ser o mais rápido, seguido de Loeb e Latvala. Hirvonen optaram por não arriscar as boas classificações na geral do rali e só fizeram os 5º e 6º melhores tempos.

Falta falar dos acontecimentos mais bizarros que aconteceram no final do rali.

Quem conduziu o DS3 WRC de Solberg não foi o piloto mas sim Chris Patterson, o navegador. Resultado: o pior tempo de todos no momento em que escrevemos estas linhas e a queda para o quinto lugar por troca com Ogier… Alegadamente o piloto terá sido apanhado na sexta-feira em excesso de velocidade pela polícia e terá ficado acordado entregar a carta 48 horas depois… Será que a polícia não poderia ter aguardado pelo final dos últimos 4 kms de troços? Fica a dúvida, com os teóricos da conspiração a lembrarem que o principal beneficiado foi Ogier da equipa oficial da Citroen, se bem que Quesnel disse antes do início de rali que não poderia pedir nada a Solberg porque o norueguês pagou o seu carro…

Quanto a Loeb, a prova começou mal e terminou pior… Depois de concluída a Power Stage com o segundo melhor tempo, o Citroen Ds3 WRC entregou a alma ao criador… Conseguirá chegar ao Parque fechado e ser classificado? Pelas imagens televisivas, não nos parece…

No P-WRC, vitória para Semerad com os restantes lugares do pódio a serem ocupados por Protosov e Fuchs, ambos a "anos-luz" do vencedor, num campeonato que na Suécia demonstrou mais uma vez uma gritante falta de competitividade e interesse desportivo.

Classificação

Francisco Veloso - Fórmula Rali com José Bandeira - Motores Magazine

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