terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pista à vista na Praia da Vitória!

Falta menos de um mês para que a animação comece no primeiro recinto específico da região açoriana para a prática dos desportos motorizados. Na Praia da Vitória, mesmo ali atrás do estádio municipal, mais uma “empreitada” – esta, sem dúvida, a maior de todas… - da “Olavo Esteves Competições” ganha os contornos finais.

Segundo o empreendedor piloto praiense, “estamos a cerca de 80% da feitura da pista. Um pouco abaixo do que pretendia, pois o mau tempo tema atrapalhado, com chuva intermitente durante quase duas semanas, e isso impede o trabalho normal de retroescavadoras e cilindros”, mas, “nem que tenhamos de trabalhar aos fins-de-semana com as niveladoras, espero ter a pista operacional entre os dias 15 e 20 de Fevereiro, até porque nessa altura serão os primeiros reconhecimentos e os testes com a iluminação, podendo já os pilotos ver com o que contam. O atraso não é preocupante, mas precisamos de quatro ou cinco dias de bom tempo para começar a consolidar o piso, pois esse é o grande avanço que falta”, explica Olavo Esteves.



Será, sem sombra de dúvida, um local de referência para o crescimento das modalidades com motores entre nós, numa iniciativa que, “convém referir, é totalmente privada e feita num terreno alugado para o efeito”, esclarece o empresário, relatando que, “temos algum apoio logístico da câmara da Praia da Vitória, e posso já anunciar que a Terauto será o patrocinador oficial do recinto em 2011, isto no ramo automóvel, pois foi decidido que a nossa estratégia comercial vai assentar em apenas um parceiro de cada área, de modo a não haver atritos, até porque a publicidade será disposta uniformemente e sempre bem mantida por nós”, assegurou.


Em termos de actividades, e sabendo-se que “a 25 de Fevereiro será a inauguração do centro, com a pista principal a receber duas super-especiais do 1º Rali Cidade Praia da Vitória”, as expectativas “são as melhores, pois superámos o numero previsto de inscritos no motocross, e ultrapassámos o mínimo exigido para o troféu de quadcross. Para as resistências em TT pensava ter já uma maior adesão, assim como para o Autocross – onde há já uma competição júnior confirmada e que se poderá integrar em formação desportiva -, mas sei que quando as provas começarem os interessados vão aparecer, porque com provas em andamento o apetite vai abrir…”, comenta Olavo Esteves, acrescentando que “essas competições terão inscrições abertas até 10 de Março”.

Para esse mês (dias 18,19 e 20) está agendada a primeira “enchente” com todas as modalidades à disposição, realizando-se “o 1º Festival Motorsport da ilha Terceira, onde a grande novidade serão os Kartcross, com uma inédita corrida entre nós, e que tem já confirmados seis pilotos do continente, três de São Miguel e um piloto local, o primeiro a aderir à modalidade. Além de várias corridas nos três dias e dos já conhecidos karts de aluguer”, revelou.


O que é o CDM/Praia da Vitória?...

“É uma estrutura idealizada para todo o tipo de competições motorizadas, que são a sua essência, mas já fomos contactados para hipotéticas provas de atletismo (corta-mato) e já houve uma sondagem relativamente ao BTT. Localiza-se atrás do estádio municipal, tem acessos próprios e parques de estacionamento para todo o tipo de assistência (3 para espectadores, comunicação social, viaturas de emergência e organização) sem que estes interfiram com o que se passa em pista. A sinalização exterior estará também assegurada para um fácil acesso”, diz Olavo Esteves.

“A pista em si tem cerca de 1800 metros em piso de terra, com um traçado idealizado para este terreno e a contar com zonas de várias velocidades e dificuldades, o que se conseguiu a ver pelas opiniões de alguns pilotos que já estiveram no local. Tem uma largura máxima de 12 metros, a possibilidade de várias configurações, e penso que na primeira experiência os pilotos vão ficar muito agradados. Há uma outra pista interior, para as motos e os quads, cujo traçado está a ser delineado por um grupo de pilotos locais, de forma a garantir a maior consensualidade, pois temos de contar com todos os concorrentes”, explicou o mentor do projecto.

Motores Magazine com Miguel de Sousa Azevedo
Fotos: Ricardo Laureano/RL photo

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