domingo, 6 de março de 2011

DS3 está a provar ser melhor

Ogier continua no comando mas sombra de Loeb continua ameaçadora.

Durante o dia de ontem um repórter de TV perguntou a Loeb se o francês achava que era boa ideia ter dois pilotos super-rápidos na mesma equipa. O campeão do mundo, depois de fazer uma pausa para pensar na resposta, acabou por dizer que se calhar não… A verdade é que a luta neste rali do México trava-se em casa… da Citroen, com todos os outros a servirem de meros figurantes. Para se ter uma ideia, Hirvonen que deixou de varrer a estrada continuou a perder tempo para a dupla de Seb’s da Citroen…

Na especial 11, Ibarrilla, Loeb passou para a frente do rali enquanto Latvala furava mas segurava o quarto lugar fruto de um mau tempo de Novikov. Os 23 km de Duarte 1 pareciam querer estabelecer uma ordem na classificação com Loeb a ganhar 15,4s a Ogier mas quem ganha o troço é Petter Solberg que, como se sabe está muito atrasado. Na ligação para o troço seguinte, Derramadero 1, Novikov tem uma fuga de óleo e desiste. Loeb soma mais um segundo à sua liderança e Petter Solberg volta a mostrar a sua rapidez ao conseguir a segunda vitória consecutiva, aproveitando da melhor forma a sua posição de partida para a estrada. A Especial 14 tinha apenas 1,33kms mas Loeb continuou a ganhar tempo a Ogier. Hirvonen mostra-se surpreendido com a superioridade dos Citroen em piso de terra e assume que o objectivo não pode ser mais do que terminar em 3º. Entretanto, durante a manhã a Ford sofreu ainda uma hecatombe nos seus carros privados: Novikov desistiu conforme já se disse, Wilson nem arrancou, Villagra teve problemas com os travões e Dennis Kuipers capotou.

A segunda passagem pelos troços começou com a entrada tardia de Loeb em Ibarrilla 2 o que lhe vale uma penalização de 50 segundos que o atira para a segunda posição mas começa imediatamente a recuperar algum do tempo perdido. Henning Solberg fica sem direcção assistida e coloca-se à mercê dos ataques do seu irmão Petter na luta pela 5ª posição. Duarte 2 foi palco para mais um momento Loeb. Determinado a recuperar da penalização de 50s, o francês ganhou de uma assentada 13,7s e colocou-se a 10,4s de Ogier… Mais rápido só mesmo Petter Solberg que foi novamente o melhor. Entretanto mais Fiesta privado teve problemas de monta. No caso foi o de Ken Block que abandonou com problemas de suspensão. Em Derramadero 2 quebrou-se o ciclo Loeb e foi Ogier quem ganhou 0,9s na luta pela vitória mas talvez a notícia principal seja a que foram precisas 17 classificativas para se ver o primeiro triunfo da Ford, no caso protagonizado por Latvala…

As duas super especiais de encerramento do segundo dia foram ganhas por Loeb. No fim do dia a diferença entre os dois homens da Citroen é de 10,5s a favor de Ogier que, contudo, terá que abrir novamente a estrada nos pouco mais de 50 kms que estão programados para amanhã. Hirvonen é terceiro a 1:30,4, Latvala 4º a 2:43,8, Solberg 5º a 6:51,8, Ostberg 6º a 8:09,8 e H. Solberg 7º a 8:41,6.

Na SWRC, Al-Attiyah mantém o comando com 38,6s de avanço para Prokop. Tanak abandonou durante o dia de hoje e Hanninen é terceiro a 30,1s de Prokop.

Francisco Veloso - Fórmula Rali

Sem comentários: