O primeiro dia do Rali do México foi marcado pelo domínio da Citroen e pela luta de galos entre Ogier e Loeb com a vantagem final a ir para o primeiro.
Dizer que Ogier ficou em vantagem é altamente duvidoso, uma vez que os 2,3s que o separam de Loeb não devem compensar o facto de amanhã ter que abrir a estrada, tarefa inglória que hoje coube a Hirvonen…
Os dados mais importantes do dia prendem-se, por ordem cronológica, pela penalização de 10 minutos atribuída a Ken Block por não ter terminado a especial inaugural de ontem. O americano fez o dia de hoje ao abrigo do super rali. Pelo seu lado Ostberg furou na PE3, segunda especial do dia e perdeu de uma assentada quase 4 minutos e meio… Entretanto Ogier ia fazendo pela vida e ganhando troços, embora por pequena margem sobretudo para Loeb. Na especial 4, El Cubilete foi a vez de Latvala parar, ele que vinha sendo mais rápido que o seu colega Hirvonen o que não é de estranhar, uma vez que este limpava a estrada para todos os outros. O motivo que levou Latvala a perder mais de 2 minutos foi um furo. Loeb ganhava a sua primeira especial do dia, proeza que repetiria logo a seguir no pequeno troço de Leon para assumir a liderança da prova.
Na segunda ronde pelos troços a desvantagem de limpar a estrada já não existia mas nem assim hirvonen conseguiu acompanhar o ritmo dos da frente nem o do seu colega de equipa no troço de Alfaro 2. Nesta especial Petter Solberg fica com problemas fortes no DS3 WRC e apesar de chegar ao fim perde muito tempo e penaliza mesmo 30 segundos. Na frente Loeb volta a passar Ogier. O troço seguinte, Ortega 2 é a vez de Ogier ganhar e rassumir o comando. Estranhamente os problemas de motor de Petter Solberg desapareceram por artes mágicas e o norueguês voltou aos bons tempos, tendo sido apenas batido por Ogier. A oitava especial, El Cubilete 2, tinha como característica especial o facto de ditar a ordem de partida para o dia seguinte, apesar de ainda faltarem disputar duas super especiais. Loeb foi o mais rápido e considerou ter tido um dia perfeito apesar de ser segundo a apenas 1,6 segundos de Ogier. Quem também andou extremamente bem foi o russo Novikov que era quinto atrás dos pilotos oficiais Citroen e Ford.
As duas super especiais ao fim do dia já não contavam para determinara ordem de partida para amanhã mas contaram para a classificação geral. Loeb e Ogier ganharam cada um a sua passagem e terminaram o dia separados por 2,3s com a vantagem a ir para o mais novo dos franceses. Hirvonen é terceiro mas surge já a mais de 1m20s, dando a entender que dificilmente se poderá intrometer na luta pela vitória. Latvala é terceiro a quase 3 minutos e dispõe de uma vantagem de 10,4s sobre Novikov. Hening Solberg surge 12,5s mais atrás e com uma margem de segurança dilatada sobre o 7º, o holandês Denis Kuipers. Al-Attiyah é oitavo da geral e comanda o SWRC com 26,2s de vantagem sobre Ott Tanak e cerca de 50s sobre o terceiro, o checo Martin Prokop. Petter Solberg está já a mais de 7 minutos e meio do comandante.
Francisco Veloso - Fórmula Rali
Sem comentários:
Enviar um comentário