terça-feira, 15 de março de 2011

Primeira vitória de Ares no Rali do Cocido

Oitenta, dos cento e trinta e cinco carros que iniciaram o 17º Rallye do Cocido, terminaram a primeira prova de 2011 do Campeonato de Ralis da Galiza. A vitória foi para Iván Ares em Mitsubishi Evo VIII.

Iván Ares Roel/José A. Pintor Bouzas levaram o Evo VIII de Grupo A à vitória, perante uma concorrência muito forte com pelo menos três carros WRC, nomeadamente Pedro Burgo a estrear-se com um Ford Focus WRC 05 que terminou na segunda posição da geral a 1,372 segundos.

Já em 2010, Ares esteve entre os melhores nesta prova, tendo terminado na 3ª posição, registando este ano uma vitória com que, muito poucos apostavam!

Ivan Ares venceu dois dos cinco primeiros troços, tendo terminado com uma vantagem de apenas 9 segundos para Burgo, a manhã de sábado já na liderança do rali, que tinha começado com um troço espectáculo na sexta-feira à noite perante muito público.

Nos troços da tarde, Ares chegou a ter mesmo uma vantagem de 20 segundos para o seu mais directo adversário, o “consagrado” Pedro Burgo num carro bem mais potente, mas apesar de alguns problemas técnicos terem provocado a redução dessa vantagem.

O último troço apresentou-se com uma chuva “diluviana”, mas acabou por ser disputado por apenas dois carros, o de Pedro Burgo e o de Roberto Black que apresentava problemas mecânicos graves, deixando logo mesmo à partida uma enorme poça de óleo.

Quer, Ares, o terceiro carro na estrada, quer os restantes concorrentes entenderam que não estariam reunidas as condições para disputar a prova e a organização acabou por entender o mesmo, tendo atribuído a todos os restantes carros o tempo de Burgo!

Assim a vitória foi confirmada a Ivan Ares, apesar do piloto afirmar, … “gostaria de ter ganho ao Pedro nos troços, como estávamos a fazer durante todo o dia, mas não havia condições para isso!”

O pódio ficou completo com o terceiro lugar de Black/Vilas no Skoda Octavia WRC já a 2 m19,205 segundos do vencedor.

Outras informações de relevo:
- Fernando Rico Rodriguez/Sergio Martinez (Mitsubishi Evo X), 1º Grupo N, 5º da Geral e 1º Top Tem Driver Pirelli 2011,
- Alberto Otero Quintela/Alberto R. Gonzalez (Peugeot 206 XS), 1º Volante RACC – Galicia 2011 e 14º da Geral,
- Diego Félix Gonzalez/Adrían Fernández Adán (Renault Clio 16V), 1º Copa Kumbo 2011 e 17º da Geral,
- Marcos Paz/Aaron Copa (Citroen Saxo VTS), 1º Copa Kumbo Junior 2011 e 30º da Geral,
- Jvier Gómez López/Antonio Pereiro Barral (Peugeot 106 Rallye), 1º Copa Racing Sport 2011 e 42º da Geral,
- Desistência de José M. Martinez Barreiro (Ford Escort WRC) no 1º troço,

Classificação Final: www.vola-racing.com/rallypro/fedegalegaauto/

António Garcia - Motores Magazine

Sem comentários: