Foi com uma prova animada que abriu a nova Taça de Ralis/Além Mar do Canal, tendo o seu rali homónimo proporcionado um sábado diferente à ilha do Faial, isto mesmo se João Borges mostrou ter um andamento muito acima dos restantes,
o que acabou por ilibá-lo de dificuldades para conseguir vencer na primeira saída da estreante competição.
O “warm-up” do Rali do Canal ficou marcado pela ausência de Sérgio Silva, que iria correr com o nº1 e cujo carro não chegou à Horta devido à greve do sector da estiva. Assim, a luta pela vitória passou naturalmente a resumir-se às actuações de João Borges e Paulo Nóbrega, este novamente com o Lancer EVO9 “Mundo.PT”. Os troços do frio e chuvoso sábado não desmentiram as previsões, não havendo então grandes dúvidas quanto à competitividade do Impreza da “18’Competições”, e o certo é que a superioridade de João Borges/Sandro Sousa esteve patente ao longo de toda a prova, onde lhe valeram os dotes de condução e o elevado grau de preparação da máquina nipónica.
A Paulo Nóbrega/Miguel Ângelo coube o papel demarcado de serem os segundos da tabela, uma boa classificação e que permite à equipa acalentar esperanças de estar na luta da taça nas próximas quatro saídas. No mais baixo do pódio, e em plano de grande evidência, estiveram Marco e Tânia Silva, que venceram nas duas rodas motrizes, colocando ainda o Citroen Saxo Cup entre os 4x4. Marco Silva e Nuno Oliveira foram os protagonistas da mais animada luta do rali, onde as intenções de Oliveira - e do seu navegador Élio Medeiros - de assaltar o terceiro lugar não foram claras. Até porque o piloto estava a fazer a sua primeira prova com o Lancer EVO5, pelo que a natural fase de aprendizagem do carro ia acontecendo, destacando-se a melhoria dos tempos a cada uma das três passagens nos troços.
A prova organizada pelo Clube Automóvel do Faial foi um teste difícil de superar, dadas as condições atmosféricas adversas sentidas, sendo a dupla passagem pelo troço final bem prova disso, pois nem o granizo (!) faltou à passagem dos concorrentes. A abrir a estrada esteve novamente Ricardo Moura – que conseguiu ter o Mitsubishi na ilha azul graças a uma intervenção de recurso no transporte do mesmo -, e que naturalmente deu o espectáculo adicional esperado. A taça do canal segue daqui por duas semanas com o Rali da Primavera, a correr-se nas estradas de São Roque do Pico, prova onde João Borges já deverá ter outro tipo de concorrência. Encerrado o pódio final, as palavras são de apreço pelo trabalho do CAF e de quem foi ao Faial colaborar com a função.
Miguel de Sousa Azevedo - Fórmula Rali
Fotos: Carlos Pinheiro/Tribuna das Ilhas
Sem comentários:
Enviar um comentário