Realizou-se este fim-de-semana, a quarta prova do Campeonato OPEN de Ralis 2011, o Rali Vidreiro, organizado pelo CAMG e realizado na região da Marinha Grande, prova que foi ganha pelo piloto transmontano, duriense e natural de Murça, António Rodrigues, na estreia do Citroen Saxo S1600 da equipa SFR Motorsport.
Apesar dos pouquíssimos quilómetros (+- 20) para tomar contacto com o novo Saxo S1600, a jovem equipa: António Rodrigues/Jorge Carvalho Jr., foi logo no primeiro troço a terceira mais rápida a 1,9 segundos de Paulo Louro (Peugeot 207) e a 1 segundo de Daniel Nunes (Lancer Evo IV), o segundo classificado, enquanto Ricardo Teodósio (Lancer Evo IV) fez mais 1,8 segundos que Rodrigues.
António Rodrigues praticamente só rodou mesmo já em prova e na ligação para o primeiro troço do Rali do Vidreiro, alcançando no final uma merecida vitória, a segunda do Campeonato Open de Ralis, começando a “cotar-se” seriamente como o piloto candidato ao título de 2011.
Com uma adaptação perfeita a um muito bem preparado Citroen Saxo S1600 da SFR Motorsport que se estreou nas provas nacionais e que diz bem das qualidades do piloto, mas que obrigou a descobrir muitas coisas novas como por exemplo a “caixa sequencial”
Apesar da falta de velocidade de ponta, devido a um raport de caixa demasiado curto que permitia apenas alcançar os 165 Km/h nas várias zonas de enormes rectas dos primeiros troços, António Rodrigues cedo aproveitou as “grandes” potencialidades do Citroen Saxo S 1600, estando desde o 1º troço na luta pela liderança da prova com Daniel Nunes que foi primeiro da 2ª à 5ª PEC e parte para o último troço a 17 segundos do comandante.
A dupla António Rodrigues/Jorge Carvalho atacou tudo na segunda passagem pelos 11 kms de Ponte Nova, última classificativa do Vidreiro e conquistaram a “vitória” com 15,5 segundos de vantagem para Renato Pita, o segundo em Mitsubishi Lancer Evo VI.
Se é verdade que Daniel Nunes viu o seu Mitsubishi sofrer problemas de transmissão no último troço e assim descer ao 11º lugar da geral, não é menos verdade que António Rodrigues foi em Ponte Nova II mais rápido 10 segundos que na sua 1ª passagem e também bate o recorde do troço, alcançando uma merecida vitória para a SFR Motorsport.
Com este resultado António Rodrigues não só mantém o comando do Campeonato Nacional Open de Ralis, como aumenta a liderança, tendo agora Renato Pita na segunda posição.
- Tenho que dar graças a Deus, por não ter tido nenhum problema neste rali, é o que se pode chamar de um “rali 100% limpo”, foi maravilhoso, começou por referir o vencedor do Vidreiro, António Rodrigues.
E continuou,
- A única dificuldade que senti, foi o facto de ter feito apenas 20 km de adaptação ao carro, por isso a nossa principal preocupação era conseguir perceber as reacções do carro o mais rápido possível mas sem correr qualquer risco e a partir daí procuramos aumentar o ritmo gradualmente.
Sem perder o ritmo o piloto de Murça continuou embalado,
- Apesar de ser um carro muito diferente do Citroen Saxo Cup Gr. A, anteriormente utilizado, muito mais competitivo mas também muito mais exigente, penso que a minha adaptação até foi rápida, mesmo à caixa sequencial que nunca tinha utilizado. Termos acabado a 1ª etapa após os 4 troços em 2º, a apenas 12 segundos do 1º foi uma agradável surpresa, pois tínhamos consciência que estávamos a perder algum tempo pelo facto do Saxo ter o raport de caixa demasiado curto para algumas partes dos troços em que tinham algumas rectas maiores e era obrigado a “levantar o pé”. Para as duas passagens no troço nocturno realizado na “Mata” de São Pedro, tínhamos como preocupação defender o 2º lugar, pois não queríamos correr qualquer risco que pudesse comprometer esse resultado, mas ao verificarmos que o Renato Pita, 3º classificado nos tinha ganho cinco segundos e iríamos partir para o ultimo troço com uma vantagem de apenas 7 segundos, decidimos aumentar o ritmo pois já me sentia mais à vontade com o carro e retiramos 11 segundos ao tempo da 1ª passagem, ganhamos o troço e com os problemas que o Daniel Nunes teve ao nível do diferencial, “que eu sinceramente não desejava” mas são contingentes das corridas, acabamos por alcançar a nossa 2ª vitória no Campeonato, aumentando assim a nossa diferença para o 2º classificado.
E a finalizar, um piloto “feliz” acrescenta com a paixão de quem tem os automóveis no coração,
- Quero dedicar esta vitória ao José Figueiredo da SFR Motorsport e ao Vicente Pousada, por todo o esforço e dedicação que têm tido para que eu possa alcançar estes resultados, que a todos nos alegram.
A todos os patrocinadores o meu muito obrigado pelo apoio, bem como a todos os meus Fãs e publico em geral que no decorrer das provas me dão aquele apoio sempre gratificante!
Classificação final do Rali VIDREIRO:
1º SFR Motorsport/ A. Rodrigues/J. Carvalho – Citroen Saxo 35m, 30,5s (1º Categoria 1)
2º Renato Pita/Marco Macedo – Mitsubishi Lancer Evo VI a 15,5s
3º Paulo Louro/H. Magalhães – Peugeot 207 RC Rally a 1m 08, 2
4º Diogo Salvi/Filipe Carvalho – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m 14, 2
5º Armindo Neves/B.Gusmão Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m 16, 2,
Classificações em:
www.temposonline.camg.pt/PC/info.aspx?idR=80&idC=5
Campeonato Nacional OPEN de Ralis (ABSOLUTO)
1º SFR Motorsport/António Rodrigues Citroen Saxo 83 pontos
2º Renato Pita Mitsubischi 56 pontos
3º Daniel Nunes Mitsubischi 40 pontos
Campeonato Nacional OPEN de Ralis (Categoria 1)
1º SFR Motorsport / António Rodrigues Citroen Saxo 12 pontos
2º SFR Motorsport / Gil Antunes Peugeot 206 4 pontos
3º André Martins Citroen Saxo 4 pontos
4º Sergio Arteiro Peugeot 206 3 pontos
RallyMania com A.I.
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