sexta-feira, 15 de abril de 2011

WRC 2012 em fase de decisão!

Em reunião do Conselho Mundial do Desporto Motorizado da FIA no passado dia 8 de Março e perante a falta de unanimidade, foi tomada a decisão de submeter à votação dos seus membros, via telefax, a composição definitiva do calendário do Campeonato do Mundo FIA de Ralis de 2012.

Foi assim avançada a sua composição e como se esperava, serão 12 as provas pontuáveis de acordo com a informação disponível no sítio da FIA com as devidas ressalvas.

Os recentes acontecimentos no Médio Oriente, com os transtornos já comprovados em volta do início da prova da Jordânia e o desastre natural que foi vivido no Japão, originaram muita falta de acordo entre o colectivo do WRC, sabe-se desde já que a prova da Jordânia e do Japão em 2012 não se organizarão.

Assim na próxima temporada as provas fora da Europa serão quatro, todas elas em piso de terra, México, Argentina-Brasil ou Argentina-Uruguai, Abu Dhabi e Nova Zelândia.

As provas europeias pontuáveis serão na neve da Suécia-Noruega e as provas de terra em Portugal, Grécia, Finlândia e Grã-Bretanha, a que se juntam as provas de asfalto da Alemanha, França e a prova mista (asfalto/terra) em Espanha.

No caso da prova inglesa ainda à que definir onde é a sede da prova e no Abu Dhabi à que aprovar qual o formato a dar à prova!

Aqui ao lado na vizinha Espanha, o RallyRACC 2012 disputar-se-á de acordo com a informação do seu organizador no mês de Outubro e uma das datas previstas podem ser 19, 20 e 21 de Outubro.

Com tudo, procurar-se-á que as datas das provas do WRC não coincidam coma s datas das provas do Mundial de Fórmula 1.

As novidades são de que a Suécia e Noruega terão em 2012, dois dias de prova em cada um dos países na prova do mundial disputada no inverno e o mesmo se poderá passar na Argentina com uma das etapas possivelmente no vizinho Brasil.

Outras das provas que foram consideradas mas que não devem fazer parte do calendário na próxima temporada são a Austrália, Bulgária, Chipre, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Jordânia, Noruega, Polónia e Turquia.

António Garcia - Motores Magazine

Sem comentários: