Loeb continua a liderar embora tenha perdido cerca de 5s para o segundo que é agora Mikko Hirvonen e mostra que consegue lutar pelas vitórias mesmo a abrir a estrada e sem entrar na guerra das tácticas.
Ogier começou o dia a ultrapassar Hirvonen na luta pelo terceiro lugar mas a batalha ainda só tinha começado. Quem começou a fundo, tirando partido da sua posição na lista de partidas foi Latvala que, como se sabe, estava bem atrasado na sequência do erro das notas que ditou o despiste e capotanço que levaram ao abandono no primeiro dia.
Latvala voltou a vencer a segunda classificativa mas entre os homens da frente foi Ogier quem levou a melhor, embora Loeb continuasse a perder pouco tempo e a segurar a liderança. Solberg furou.
No último troço antes do regresso à assistência foi a vez de Hirvonen mostrar credenciais, ganhando 6,7s a Ogier, ultrapassando de uma assentada o francês e também Petter Solberg, subindo ao segundo lugar. Loeb, entretanto, admite que está a andar a fundo e mesmo a “correr alguns riscos para manter a vantagem”. A vitória no terceiro troço, tal como nos dois anteriores, acabou no bolso de Latvala. Meeke voltou a ter problemas, desta vez técnicos e o MINI foi forçado a abandonar pela segunda vez neste rali.
Depois da assistência a meio do dia Hirvonen e Petter Solberg atacam forte ficando separados por escassas décimas no tempo realizado no primeiro troço da segunda ronde mas Ogier ainda faz melhor, ainda que por apenas 1,1s e ganha o troço. O Mini de Sordo começa a dar alguns problemas de acelerador que ficava preso.
Na penúltima especial do dia Loeb decidiu atacar até porque o francês já tinha afirmado que precisava de uma margem de 20s para poder gerir no último dia. Só Latvala conseguiu fazer melhor mas o finlandês está fora da batalha pela vitória.
Na última classificativa do dia e sem tácticas a serem jogadas assistiu-se a um ataque cerrado por parte de todos os pilotos da frente. Hirvonen foi o mais rápido do grupo da frente e terminou o dia em segundo a 28,3s de Loeb que terminou a etapa dentro dos objectivos que tinha traçado. Ogier terminou o dia em terceiro a 6,3s de Hirvonen e com uma vantagem de 4,9s sobre Petter Solberg. Latvala, pelo seu lado, voltou a vencer um troço, tendo cedido apenas um durante todo o dia.
Loeb considerou que este foi “um dia muito bom mas também muito difícil” enquanto Hirvonen acha que ainda pode ganhar: “Vou tentar ganhar. O Ogier e o Petter estão muito perto e todos teremos que forçar para apanhar o Sébastien”.
Nos lugares seguintes classificaram-se Mads Ostberg em Ford Fiesta WRC e Dani Sordo que mantém o MINI oficial em prova e com um resultado interessante, apesar de Meeke ter mostrado maior rapidez mas muito menos fiabilidade.
Em sétimo e oitavo aparecem os melhores representantes do SWRC com o destaque a ir para Ott Tanak que está a surpreender tudo e todos tendo uma vantagem de quase 50s para o campeão do IRC, Juho Hanninen em Skoda Fabia WRC.
Mathew Wilson é nono e Prokop, no 3º dos S2000, encerra o top 10.
Os portugueses
Armindo Araújo manteve um ritmo algo moderado queixando-se de problemas de setup que deixavam o MINI sem tracção. No final do dia o campeão da PWRC era 14º tendo sido ultrapassado na última especial por Al-Qassimi.
Bernardo Sousa está dois lugares mais abaixo em termos da classificação geral e é 5º da SWRC.
Francisco Veloso - Fórmula Rali
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