quinta-feira, 12 de maio de 2011

Neuville não dá hipótese

As duas classificativas que abriram o Tour de Corse tiveram Thierry Neuville como vencedor, que na última especial conseguiu uma vantagem considerável. Bruno Magalhães ocupa o oitavo lugar.

O primeiro dia do Tour de Corse 2011 consistia numa dupla passagem pelo troço de Le Fangu - Nd de la Serra, com cerca de 27 quilómetros. Os pilotos queixaram-se do facto de o mesmo estar muito esburacado e revelaram a necessidade de alterarem as afinações no parque de assistência da primeira para a segunda passagem, pois as viaturas fugiam muito.

O menos queixoso foi mesmo Thierry Neuville, com o ritmo infernal que o caracteriza, venceu o primeiro troço e acabou por dizer que tinha passado por alguns momentos de aflição, baixando mesmo o ritmo no final do troço. Se no primeiro troço a vantagem foi mínima, já no segundo o belga conseguiu aplicar cerca de oito segundos aos seus adversários, terminando o dia na liderança, com quase nove segundos de avanço para Jan Kopecky.

Kopecky que se queixou do carro no primeiro troço, apesar de ter perdido somente sete décimos de segundo para Neuville, mas que viu a performance do Fabia piorar, na sequência das alterações introduzidas na assistência, para a segunda passagem.

O último lugar do pódio vai para Bryan Bouffier, sem discutir a vitória, até ao momento, foi consistente mas tem Andreas Mikkelsen a somente um segundo e meio de distância. O norueguês mostrou-se mais cauteloso do que o habitual, num troço que se revelou difícil.

No quinto lugar surge Freddy Loix, depois de um péssimo arranque, com muitas queixas sobre o comportamento do carro, o belga alterou a afinação do Fabia e registou o segundo melhor tempo na segunda passagem, contra o sexto da primeira.

Guy Wilks ocupa o sexto posto, depois de um pião no primeiro troço e de ter sido obrigado a fazer alterações no seu Peugeot para a segunda ronda. Pierre Campana é o sétimo classificado, evoluindo ao volante do 207 S2000, carro que vai conhecendo troço a troço, esperando-se bons registos para os próximos dias, atendendo às suas boas prestações em outras edições do rali.

A fechar os oito melhores, Bruno Magalhães e Paulo Grave com o 207 S2000 da Peugeot Sport Portugal. O português também se queixou da afinação do carro e apesar de ter notado melhorias de uma passagem para outra, diz ser necessário alterar mais qualquer coisa.

“Foi um bom início, num rali que é conhecido por ser extraordinariamente complicado. O ritmo nas estradas serpenteantes e estreitas é muito forte e, apesar de ainda não termos encontrado o ‘set-up’ ideal na afinação do carro, estou satisfeito com este arranque. Estamos com pequenas décimas de diferença por quilómetro para os mais rápidos, que vamos tentar anular acertando a afinação do carro”, referiu Bruno Magalhães no final do dia.

Toni Gardemeister é o nono classificado e Julien Maurin o décimo. Destaque para a estreia pouco positiva de Patrick Sandell no IRC, ocupando apenas a 13º posição e perdendo cerca de 50 segundos por troço para o líder.

Na estreia do Subaru Impreza R4, T. Arai é apenas 16º, parecendo querer confirmar que, especialmente em asfalto, a nova caegoria está muito longe dos S2000.

No IRC 2WD a liderança está nas mãos de Pierre-Antoine Guglielmi, em Renault Clio R3. Quanto à Produção, o comandante é Gonon Florian, em Subaru Impreza, 15º da geral. Na estreia do Subaru Impreza R4, T. Arai é apenas 16º, parecendo querer confirmar que, especialmente em asfalto, a nova categoria está mesmo muito longe dos S2000.

Classificações após Dia 1:
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Peugeot 207 S2000) 32m08.3s
2 Jan Kopecký/Petr Starý (Škoda Fabia S2000) +8.9s
3 Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Peugeot 207 S2000) +12.4s
4 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Skoda Fabia S2000) +13.8s
5 Freddy Loix/Frédéric Miclotte (Škoda Fabia S2000) +19.2s
6 Guy Wilks/Phil Pugh (Peugeot 207 S2000) +19.6s
7 Pierre Campana/Sabrina de Castelli (Peugeot 207 S2000) +25.0s
8 Bruno Magalhães/Paulo Grave (Peugeot 207 S2000) +39.6s
9 Toni Gardemeister/Tapio Suominen (Škoda Fabia S2000) +54.6s
10 Julien Maurin/Olivier Ural (M-Sport Ford Fiesta S2000) +1m19.5s

Sem comentários: