sábado, 4 de junho de 2011

Ricardo Moura, entre o esperado e a surpresa

Começou esta sexta-feira o Rali Ilha Azul com a super especial Praia do Almoxarife a juntar muito público naquela zona da cidade da Horta. Ricardo Moura é o primeiro comandante.

Ver Ricardo Moura no topo da tabela classificativa já não é grande novidade a nível nacional e, muito menos, quando se trata de uma prova do Campeonato dos Açores de Ralis.

Menos habitual é a liderança ser de apenas 1 décima de segundo, sobretudo quando Moura considerou que tudo correu bem, enquanto os seus mais directos perseguidores apresentaram queixas sobre o rendimento dos respectivos carros. Ricardo Carmo, o segundo afirmou que o carro falhou várias vezes, enquanto Luís Miguel Rego que ficou em 3º a 1,3s de Moura queixou-se de o motor estar a trabalhar a 3 cilindros embora, segundo conseguimos apurar através dos nossos colegas do Azores Rallyes presentes no local, a falha não se verificou na totalidade do percurso. Também Sérgio Silva se queixou, aos microfones da Antena 9, que o carro não andava o que seria de esperar mas não especificou a possível origem da falta de rendimento.

Satisfeito mostrou-se o piloto local João Borges que fez o 5º melhor tempo superando Bruno Amaral e Paulo Nóbrega que se situaram nas posições seguintes.

O melhor piloto do agrupamento de Turismo e primeiro líder das duas rodas motrizes foi Hugo Alcântara que terminou a super especial em 8º da geral. Rúben Rodrigues foi segundo da categoria com mais meio segundo que Alcântara e antecedendo na classificação geral José Paula que aqui aparece a encerrar o top 10 misturado com os pilotos mais rápidos dos 4X2. Carlos Costa e Henrique Moniz continuam apostados em fazer um campeonato de grande rivalidade competitiva. Desta vez Costa foi mais rápido por 3 décimas e assegurou o terceiro melhor tempo dos homens do agrupamento de Turismo. Rui Torres foi apenas 13º da geral queixando-se de falta de potência no seu EVO IX sobretudo em baixos regimes. Marco Silva fez o quinto tempo entre os homens das duas rodas motrizes à frente dos representantes dos habitualmente chamados F2. Destes, o mais rápido foi Carlos Andrade que suplantou João Faria, César Romeiro e Filipe Costa.

No Open de Ralis dos Açores, Paulo Costa fez valer a sua experiência e não só fez o tempo mais rápido da categoria como evitou ser penalizado, situação que sucedeu a Hirondino Rosa e Tiago Mota. Hirondino Rosa que até assinou o melhor tempo ex-aequo com Paulo Costa penalizou dois minutos por antecipação o que se converteu em 2 minutos reais a somar ao seu tempo. Pior ainda, Tiago Mota que fez o terceiro melhor tempo na especial penalizou 3 minutos…

Com estas penalizações lucraram José Silva que faz o seu primeiro Ilha Azul no recentemente adquirido EVO V e Emanuel Marques que situou o 205 GTI no pódio. Vanderley Ferraz sofreu uma saída de estrada e não terminou a super especial.

Francisco Veloso - Fórmula Rali
Foto: José Luís Garcia - Azores Rallyes

Sem comentários: