Xevi Pons e o seu co-piloto Alex Haro venceram o Rali Rias Baixas, ao volante do Ford Fiesta Super 2000. António Garcia do Motores Magazine faz-nos o relato exaustivo da prova.
Muito calor ao redor dos primeiros momentos do Rias Baixas
Esta sexta-feira amanheceu com boas condições meteorológicas, próprias de um verdadeiro dia de verão que mais convidavam a uma ida às praias da região de Vigo, mas apesar de ser ainda um dia de trabalho foram muitos os aficionados que quiseram acompanhar os “primeiros” momentos do 47º Rallye Internacional Rias Baixas.
Desde muito cedo um numeroso público acorreu à região de Beade e Bembrive para poder ver as passagens do Shakedown da quarta prova do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto.
Este troço tornou-se num verdadeiro aperitivo para o dia de sábado, o dia dedicado à prova organizada pela Escuderia Rias Baixas e em que se vão disputar por duas vezes as classificativas de Covelo, As Neves, Mondariz, Maceira e Ponteareas.
Fuster, Pons, Hevia, Vallejo, Meira, Senra e Vinyes entre outros aproveitaram para testar ao máximo os seus carros com o objectivo de encontrar as melhores afinações e transmitir às suas equipas as melhores informações de modo a que tudo esteja em condições de discutirem os melhores lugares!
Victor Senra quase que punha em causa a sua presença na prova com problemas mecânicos no motor do seu Pegeot 306 Maxi, obrigando os seus mecânicos a trabalho extra e contra relógio para a cerimónia da partida.
Depois de em 2010 não terem participado nesta prova, os irmãos Vallejo que ocupam o terceiro lugar no campeonato, estão muito optimistas por este regresso aos ralis da Galiza, neste ano em que estrearam o Lotus Exige Rallye, … “muito felizes por estar à partida do Rias Baixas porque é o reencontro com a afición galega. O objectivo é tirarmos o máximo rendimento, atacarmos e desfrutar da condução nas estradas de Vigo. Esperamos com impaciência que o público tenha a oportunidade de ver o nosso Lotus e também desfrutar connosco!”.
A Av. do Principe e a Puerta do Sol receberam os carros e pilotos para a Cerimónia Oficial de Partida perante os milhares de espectadores que como habitualmente “invadem” a zona histórica de Vigo, numa animação que já faz história nos ralis de Espanha.
Pons lidera no final da 1ª secção do Rias Baixas
Pons ao ataque, Vallejo 2º, Fuster 3º a apenas 8,7s do piloto do Fiesta após a 1ª Secção do Rias Baixas. Meira é 4º e Hevia desistiu após os primeiros 300 metros do 1º troço.
Xevi Pons começou a 47ª edição do Rallye Internacional Rias Baixas Vodafone liderando com autoridade, depois de se impor nos dois troços disputados na primeira secção.
O Ford Fiesta S2000 mostrou-se claramente superior em relação aos seus rivais nos troços de Covelo e As Neves e acumula uma vantagem de 7,4s sobre o segundo classificado, o piloto de Lugo, Sergio Vallejo, que aos comandos do Lotus Exige Rally fez o segundo e quarto tempo nos primeiros troços.
Miguel Fuster o actual comandante do campeonato é terceiro a 8,7s do líder e, … “estou satisfeito, sobretudo tendo em conta que no troço de As Neves o Porsche (911 GT3) não esteve bem!”.
Mas a principal notícia deste início do Rias Baixas é a desistência prematura de Alberto Hevia que não fez mais que uns escassos 300 metros após a partida do 1º troço, devido a se ter partido o cabo do acelerador do seu Skoda Fabia S2000, uma época para esquecer para o campeão em título!
Surpreendente a participação do piloto galego Alberto Meira que coloca o Evo X no 4º lugar depois de realizar o quarto tempo no Covelo e segundo em As Neves, um troço que, … “correu francamente bem!”.
Outras Classificações
Joan Vinyes lidera a Challenge Hankook com uma vantagem de 19,3s para o seu companheiro na equipa Suzuki, Gorka Antxustegui e 52,7s para Pujol.
Eugenio Mantecon (Evo X) lidera a Mitsubishi Evo Cup com apenas 0,6s de vantagem para Daniel Marban.
Na Copa Suzuki Pablo Pazó é o líder com 2,2s de vantagem para Victor Perez.
Na Challenge Twingo R2 domínio para Miguel Arias com 14,8s de vantagem para Ruben Gracia.
No Campeonato Autonómico o veterano Magariños no BMW M3 lidera com 24,2s de vantagem para o Peugeot 206 XS de Pedro Freire.
Pons mantém liderança no final da 2ª Secção do Rias Baixas
Pons mantém liderança vencendo quatro dos cinco primeiros troços do Rias Bixas. Fuster sobe à segunda posição e reduz a desvantagem para o piloto do Ford Fiesta S2000.
Parecia quase decidida a prova organizada pela Escuderia Rias Baixas depois das quatro primeiras classificativas com o domínio absoluto de Xevi Pons com quatro vitórias, no entanto na 5ª classificativa, Mondariz surgiu a primeira vitória para o Porsche 911 GT3 de Miguel Fuster com uma vantagem de 7,6s, ficando a uns exíguos 8,2s do piloto do Fiesta, o que deixa tudo em aberto quanto à vitória.
Na terceira posição da geral, está Sergio Vallejo depois de o ter perdido momentaneamente na TC 4 a favor de Meira, assim como sucedeu com a sua segunda posição após a 1º Secção, no regresso à estrada para a 2ª Secção e a favor de Fuster, mas o piloto de Lugo está tranquilo, pois reconhece que o Exige Rally da Lotus não consegue fazer melhor pois perde potência com as altas temperaturas que se fazem sentir na região de Vigo.
Interessante o duelo que espera para as classificativas da tarde depois da luta que se desenvolveu na 2ª Secção, entre Alberto Meira, Victor Senra e o próprio Vallejo, separados apenas por apenas 24 segundos na luta pela terceira posição.
A equipa Suzuki Motor Ibérica lidera entre os pilotos da Chalenge Hankook com Joan Vinyes à frente do seu companheiro nos Swift S1600, Gorka Antxustegui que está a 23.3s na segunda posição.
Na Mitsubishi Evo Cup a “emoção” é pouca ou quase nenhuma devido aos problemas mecânicos do Evo X de Mantecón que perdeu 3 minutos para Daniel Marban!
O líder dos Twingo R2 continua a ser Miguel Arias que aumentou mesmo a sua vantagem para Ruben Gracia, 45,7s, enquanto na 3ª posição está agora Mario Zulon a 4 minutos, seguido por Ballesteros, agora 4º, a apenas 5,4s do anterior classificado!
Alteração no Suzuki Swift com Victor Perez agora na liderança, seguido de Luis Perez e Pablo Pazó com apenas 12 segundos de diferença entre eles.
No Campeonato Autonómico depois do abandono de Magariños é Isaac Duran que lidera esta classificação.
Chuva revoluciona a 3ª Secção do Rias Baixas
Apesar de tudo continuar como estava, o que é verdade é que o início da 3ª Secção quase provocava um “enfarte” a alguns dos intervenientes no 47º Rallye Internacional Rias Baixas Vodafone.
Todos os carros esperavam iniciar a sexto troço do Rias com pneus de seco com que saíram do Parque de Assistência para iniciar as classificativas da tarde e de repente uma grande chuvada!
Uma impressionante “tormenta” que deixou o troço completamente alagado e muitas preocupações na cabeça de todos os pilotos.
Os mais prejudicados foram os primeiros na estrada que tiveram que experimentar precauções adicionais para manter os carros na estrada.
Os seus tempos foram claramente superados por equipas que de outra forma estariam só para lá do meio da tabela e que beneficiaram de que o piso foi secando passagem após passagem dos carros que saem à sua frente!
No final Luis Perez (Suzuki) foi o mais rápido, enquanto o líder Xevi Pons não conseguiu colocar o Ford Fiesta S2000 acima do 27º tempo!
Aproveitando a tracção 4x4 do seu Evo X, Alberto Meira recuperou o 3º lugar a Valejo (Lotus) ficando com uma vantagem de 7,4s.
A classificação geral sofreu inúmeras alterações após a primeira classificativa da tarde, a sexta do Rias Baixas e com mais quatro classificativas ainda para disputar até ao final da primeira, das três provas do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto que se seguem até Agosto na Galiza.
Os dois troços seguintes melhoraram bastante com o fim da chuva e na primeira passagem por Maceira, o troço mais extenso do rali com 23,44 kms os favoritos voltaram a impor a sua lei!
Vallejo foi surpreendentemente o mais rápido, seguido de Pons, Fuster e Vinyes que alcançou um merecido 4º tempo no Suzuki oficial, enquanto quando tudo parecia correr bem a Meira, eis que chegou ao final perdendo 38s devido a problemas no Mitsubishi.
Na primeira passagem por Ponteareas já praticamente seco, Fuster voltou a ser o m ais rápido no dia de hoje no Rias Baixas e de novo Meira alcança um segundo melhor tempo seguido de Pons, 3º e Vallejo, 4º.
No final desta 3ª Secção e à partida para as classificativas finais, Pons lidera com 31,5s de vantagem para Miguel Fuster (Porsche) que apenas dispõe de pouco mais de 12s para o terceiro, Sergio Vallejo, por sua vez a 27s do piloto do Lotus está Meira na quarta posição, os mesmos que tem de vantagem para Victor Senra (Peugeot) na quinta posição.
Faltam 41 kms cronometrados e apesar de não se esperar mais chuva, pelo menos tão intensa, ainda muita coisa pode ser decidida!
Vinyes continua a líder a Challenge Hankook, enquanto o iloto convidado pela Suzuki Iberica, Santiago Cañizares no Swift Grupo A é 7º e 30º da geral.
Miguel Arias mantém a liderança nos Twingo R2 e na Copa Suzuki é Luis Perz que agora comanda e no Autonómico o primeiro é Jorge Pérez.
Vitória de Pons no Rias Baixas
Numa altura em que os primeiros se preparam para subir ao pódio da consagração no centro da cidade de Vigo, na estrada e após as dez classificativas do Rallye Rias Baixas, o piloto do Ford Fiesta S2000, Xevi Pons e o seu co-piloto Alex Haro são os vencedores com uma vantagem de 21,7 segundos para Fuster, o 2º.
Pons terminou “em grande” a prova da Escuderia Rias Baixas ao fazer o melhor tempo na última passagem e última classificativa, os 17,170 kms de Ponteareas, com 10:46.7, ficando o piloto do Porsche 911 GT3, Miguel Fuster em 2º com mais 2,4s, confirmando-se assim as duas primeiras posições finais.
O pódio fica completo com um “aguerrido” Alberto Meira (Mitsubishi), que não só chegou a conquistar dois segundos tempos, como concluiu a prova galega na terceira posição a 1:13.5 do vencedor e é o 1º nos N+.
Brilhante ainda o 4º lugar final para o Peugeot 207 S2000 de Jonathan Perez (+ 1:58.6) conquistado mesmo no último troço, por troca com Joan Vinyes que aos comandos do Suzuki Swift S1600 terminou em 5º.
Destaque para as desistências de Sergio Vallejo (Lotus) e Victor Senra (Peugeot) na penúltima classificativa, quando a dupla dos irmãos Vallejo discutiam a terceira posição final com Meira e o piloto do 306 era 5º!
Classificações após as dez classificativas:
www.masrallye.com/riasbajas/11/online.html?c=0&t=10
António Garcia - Motores Magazine
Sem comentários:
Enviar um comentário