terça-feira, 12 de julho de 2011

Antevisão ao Rali dos Açores

Conheça ao pormenor as principais equipas e os seus objectivos para este 46º Sata Rallye Açores, pontuável para o IRC, mas também para o campeonato nacional e regional açoriano.

Bryan Bouffier é o primeiro na estrada, tendo a motivação de estar a apenas três pontos da liderança do campeonato, e do líder Freddy Loix estar ausente, no entanto o francês vencedor do Rali de Monte Carlo é cauteloso: "não tenho uma grande experiência em terra e no que toca aos Açores estou completamente a zero. Vai ser um rali muito competitivo, com alguns pilotos a bater. Se eu conseguir acabar no pódio ficarei feliz mas se tiver oportunidade de vencer, claro que irei atacar."

A pensar na vitória estarão os dois pilotos da Skoda, com Juho Hanninen em alto ritmo de competição, uma vez que para além de fazer algumas provas do IRC, está no S-WRC a tempo inteiro, e tem assim uma infinidade de quilómetros já percorridos este ano, incluindo várias provas de terra. Jan Kopecky surgirá em recuperação, depois do acidente de Ypres, mas que aparentemente só deixou marcas no seu navegador. A equipa checa não tem tido muita sorte na prova açoriana, depois de duas presenças falhadas na ilha de S. Miguel. Na primeira Hanninen capotou violentamente o Skoda, ficando a vitória para Meeke (2009), e no ano passado os dois pilotos brincaram ao gato e ao rato com Bruno Magalhães, mas furo para Hanninen e acidente para Kopecky deixaram os homens dos Fabia para trás.

Guy Wilks é outro dos estreantes nos Açores, mas o piloto da Peugeot UK não se mostra preocupando, referindo: "vou dar o meu melhor, sabendo que terei de andar como o diabo porque irei defrontar pilotos rapidíssimos. Tivemos dois dias de testes em terra recentemente e fizemos alguns melhoramentos no carro, que me deixaram bastante satisfeito."

Pela segunda vez nos Açores, Andreas Mikkelsen é dos pilotos de quem mais se espera. No entanto, o jovem norueguês da Skoda UK tem sido muito inconstante ao longo da época, deitando tudo a perder no primeiro troço de dois ralis, como Monte Carlo e Ypres. Mikkelsen, que disputou e venceu uma prova de terra há duas semanas em Itália, explica: "vai ser interessante ver o andamento dos outros pilotos após cinco ralis de asfalto. Eu sinto-me confortável em asfalto, mas por vezes considero-me um pouco melhor em terra. Esperamos estar no pódio no final!"

Muito confiante está Patrick Sandell, que espera vencer nos Açores. Uma coisa é certa, a tarefa do sueco não é nada fácil, uma vez que se estreia nesta prova. O piloto do Fabia S2000 tenta a todo o custo contrariar as desastrosas prestações nas anteriores provas de asfalto.

O antigo campeão do P-WRC, Toshihiro Arai e Fumio Nutahara trazem a Portugal dois Subaru Impreza R4, cujos andamentos deverão ombrear com os melhores Grupo N nacionais.

A Peugeot Sport Portugal é uma das candidatas à vitória, com Bruno Magalhães a querer repetir o feito do ano passado. No entanto, o facto de ter grande conhecimento dos troços vai deixando de ser um trunfo, devendo o ritmo que traz das (poucas) provas do IRC que disputou, ajudar nesta difícil tarefa. Refira-se, que desde o início do ano, enquanto outras equipas disputam várias provas locais, para além dos ralis do campeonato, Magalhães só marcou presença no Rali de Portugal. Pequenos pormenores (e diferentes orçamentos), que se traduzem no cronómetro.

Ricardo Moura é o grande favorito a vencer, no que toca ao Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato dos Açores de Ralis e ainda à vitória no agrupamento de produção do IRC. O açoriano referiu em entrevista que pode ouvir a baixo, que se irá centrar na luta pelo CPR.

Julien Maurin alinha pela segunda vez nos Açores, mas não deve andar muito longe do ritmo evidênciado nas anteriores provas, com o seu Fiesta S2000, onde não tem descolado dos dez primeiros.

Para além do favorito Ricardo Moura, estarão ainda a lutar pelos primeiros lugares do CPR: Vitor Lopes, Vitor Pascoal, Carlos Oliveira.

Na luta pelo IRC 2WD, destaque para as vindas de Jean-Michel Roux e Harry Hunt, mas para as ameças que constituem pilotos locais e nacionais, tais como: Carlos Costa, Paulo Antunes, Paulo Maciel, Ruben Rodrigues, Henrique Moniz, entre outros.

Veja abaixo um vídeo de antevisão, da autoria dos nossos colegas do Madeira Ralis.

Sem comentários: