Apesar de equacionada a possibilidade de Armindo Araújo alinhar no Rali Vinho Madeira, o bicampeão do Mundo de Ralis Produção decidiu que não alinhará na prova pontuável para o ERC que se disputará no inicio do mês de Agosto.
Após o convite dirigido pela organização, Armindo Araújo manteve de pé a hipótese de participar no rali mas, uma série de factores externos à solicitação do Club Sports da Madeira, levaram-no a optar por não marcar presença na prova.
“Antes de mais queria agradecer à organização por me ter endereçado o convite para participar na edição deste ano do Rali Vinho Madeira. O facto de não alinhar na prova nada tem que ver com a organização mas simplesmente com um conjunto de factores que depois de ponderados tiveram influencia na decisão”, começa por dizer Armindo Araújo que explica de seguida quais os motivos que terminam com a possibilidade de estar presente no rali. “Foi-nos pedido por parte da MINI para focarmos todas as nossas atenções para a fase de asfalto do WRC. A hipótese de ir à Madeira seria positiva para testarmos neste tipo de piso se o MINI WRC não fosse obrigado a sofrer um «downgrade» muito significativo para poder alinhar na prova. Fazermos quilómetros de MINI sem o kit aerodinâmico WRC e com um restritor do turbo, que obrigatoriamente teria de ser de 30mm, ao invés do habitual 33mm estaria a desvirtuar os trabalhos que temos que realizar numa fase importante para o desenvolvimento do MINI JCW WRC. Optamos por agendar testes privados com vista a preparar as próximas provas”, afirma.
Testes e estágio técnico antes da Finlândia
Com o Rali de Finlândia muito próximo e com o Rali da Alemanha a meio do mês de Agosto, Armindo Araújo e a sua equipa vão começar já para a semana a trabalhar arduamente para prepararem estas duas provas. Após o Rali da Grécia foram realizadas algumas mudanças na equipa, com destaque para a entrada de Richard Thompson (Prodrive) que substituirá Michael Zotos, até aqui engenheiro técnico da Motorsport Itália. “Vou trabalhar com uma pessoa que tem a possibilidade de encontrar melhores e mais rápidas soluções para o desenvolvimento do MINI, uma vez que o Richard está ligado ao projecto WRC desde o inicio”, salienta o piloto português.
Mas as novidades não se ficam por aqui. Dois testes estão já agendados, um em terra outro em asfalto, que incluirá um estágio técnico com vista a uma evolução mais rápida na condução do MINI WRC. “Neste ano de aprendizagem entendemos que seria benéfico fazer um estágio com um treinador de pilotos muito conceituado, que trabalhou por exemplo com o Marcus Gronholm e o Mikko Hirvonen. O Rob Wilson vai ajudar-me a reciclar e refinar detalhes da minha condução e ao entrar neste projecto é, sem dúvida, uma clara mais-valia”, explica o piloto de Santo Tirso.
Após o teste em asfalto, que será realizado em Inglaterra na próxima semana, Armindo Araújo fará mais dois dias de testes em pisos de terra para preparar o Rali da Finlândia, num terreno tudo idêntico ao que encontrará daqui a duas semanas. Na prova que Armindo Araújo considera “a mais difícil da temporada, por se tratar de uma estreia absoluta”, o piloto do MINI WRC contará com a ajuda do instrutor Pasi Hagstrom. “Desconheço totalmente os troços do rali mas contarei com a ajuda do Pasi Hagstrom para analisar e aprender qual a melhor forma de abordar as difíceis especiais da prova”, concluiu.
José Bandeira - Motores Magazine
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