sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quando os andamentos não separam, restam as tácticas

Depois de dois dias de competição a alta velocidade na Finlândia, tudo continua em aberto com Loeb, Ogier e Latvala separados por 2,6s. Os 140 kms da etapa de amanhã serão decisivos. Conseguirá Loeb vencer depois de ter aberto a estrada nos 3 dias de competição? Ou as tácticas de Ogier e Latvala acabarão por dar frutos?

Apesar de abrir a estrada, Loeb foi-se defendendo e apesar de na generalidade dos troços perder algum tempo, manteve-se sempre na luta pela primeira posição até que na PE9 (sexta do dia) Ogier passou para a liderança. Latvala que andou sempre nos tempos dos dois Citroen oficiais estava, à entrada para o último troço, a 8,4 de Ogier.

O rali passou então por um daqueles momentos “nonsense” ditados pelas tácticas. Loeb aproveitou o pára-brisas partido por uma pedra projectada pelo carro de Ogies na super especial que antecedeu o último troço para tentar uma jogada de mestre. Penalizou 1 minuto à entrada do troço o que lhe acarretaria uma penalização de 10s. Só que Ogier estava atento e perdeu o tempo que necessitava para ficar atrás do campeão do mundo. Quem acabou por ficar “às aranhas” foi Latvala que no final não sabia bem em que posição se encontrava. Na verdade tudo correu bem para o finlandês da Ford que amanhã será terceiro na estrada atrás dos dois Citroen e em condições de discutir a vitória.

Na quarta posição, Petter Solberg não está muito longe dos primeiros mas não se afigura fácil que o norueguês consiga ainda aspirar à vitória apesar da diferença para o líder ser inferior a meio minuto. A 1 minuto e uma décima está Mads Ostberg na quinta posição com cerca de meio minuto de vantagem para Mikko Hirvonen que, em recuperação, foi o homem mais rápido do dia.

Sordo e Meeke ocupam as 7ª e 8ª posições com os Mini a darem indicações positivas e a mostrarem-se fiáveis. Apenas Sordo teve uma falha num sensor que provocou problemas de ignição que foram resolvidos na assistência. O que é verdade é que os pilotos estão a forçar o andamento o que se nota sobretudo nos pequenos erros que acabam por cometer: piões, pequenas saídas e os tais “big moments” constaram do filme do dia de Meeke e Sordo.

Hanninen continua a impresionar com o Skoda Fabia S2000 ao liderar a categoria e ao colocar-se na nona posição entre os WRC. O finlandês desembaraçou-se de Tanak é apenas 17º no final do dia de hoje. Na PE8, o estónio fez um tête e deixou calar o motor do Ford Fiesta S2000, perdendo quase 3 minutos e meio para Hanninen. Quem aproveitou para subir ao segundo lugar entre os S2000 foi Prokop que é agora segundo a 1:17,7 de Hanninen. Apesar de tudo, Tanak é terceiro. Bernardo Sousa é sexto. O madeirense manteve um ritmo regular, tendo como ponto alto o segundo lugar da categoria na super especial de Jokimaa.

Armindo Araújo manteve o andamento calmo mostrado no dia anterior e terminou o dia na 23ª posição. Mesmo não adoptando um ritmo forte, o bi-campeão do PWRC não se livrou de piões e ligeiras saídas de estrada, mostrando que, para já, este é mesmo o seu ritmo.

No PWRC assistiu-se a mais um dia de duelo entre Flodin e Paddon com o neo-zelandês a atacar forte e a assumir a liderança já na última secção e a distanciar-se fortemente até porque o sueco começou a sentir fortes problemas de travões que no último troço o atiraram para uma distância superior a um minuto apesar de continuar em segundo. Ketomaki é terceiro e está apenas a 3 décimas…

Na Academia WRC Alastair Fisher parecia lançado para a vitória mas alguns problemas no Fiesta R2 fizeram-no passar de primeiro para último. Com vários pilotos a vencerem troços, a liderança no final do segundo dia do Rali da Finlândia é para o irlandês Craig Breen.

Francisco Veloso - Fórmula Rali

Sem comentários: