A prova alentejana viu Ricardo Teodósio vencer a sua 10ª prova do regional sul, e aproximar-se do recorde de vitórias de Rui Lousado. O rali foi demolidor para a caravana do regional sul - abandonos e mais abandonos, antes da partida, na super especial, no rali e depois do rali.
Ricardo Teodósio somou mais uma vitória no Campeonato Regional de Ralis do Sul, dando seguimento a um domínio, que quase absoluto, perdura desde os finais de 2009. Em Serpa o piloto da Guia averbou a sua 10ª vitória em provas do regional, embora apenas por sete vezes tenha colhido os pontos referentes ao primeiro posto. A sua senda vitoriosa começou em 2004, quando venceu o Rali de Almodôvar com o Mitsubishi Lancer EVO III, ao lado de Paulo Primaz. Depois apenas em 2009, voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, em Portimão e Ourique, ao lado de Pedro Conde, no EVO4. Destas três vezes, e por ser detentor de licença nacional não somou pontos para o regional.
Desde que optou por disputar o regional, em 2010, apenas por uma vez não venceu – foi no Rali de Portimão do ano passado, devido a problemas de caixa e diferencial na viatura, mesmo assim acabou no sétimo posto. Todas as vitórias foram obtidas com o EVO4, navegado pelo José Martins em Lagos, Fernando Miguel em Vila do Bispo, e pelo João Luz nas restantes.
Em Serpa, o piloto contou com um grupo de Apoio denominado “Teodósio e Rallys”. Fãs incondicionais do piloto, acompanharam para onde ia, e até arranjaram t-shirts condizentes. Fica o convite para consultarem o seu blog – Teodósio e Rallys.
Depois de uma paragem de cinco meses no Campeonato Regional de Ralis do Sul, em Serpa, assistiu-se a uma hecatombe de abandonos. Nada mais, nada menos do que 15 das 32 equipas que foram admitidas não chegaram ao final, devido às diversas avarias nas viaturas.
Um dos mais azarados, nem chegou a arrancar, foi Nuno Marcelino, que viu o cilindro do Peugeot 205 acabar com as aspirações de presença, num teste matinal. Depois segue-se um rol de abandonos – na partida para a super-especial, as transmissões impediram o arranque de João Palma, na sua nova viatura – EVO6. Pouco depois foi Carlos Martins, também em EVO6, com um problema de diferenciais. No Domingo pela manhã, Pedro Charneca abandonou com problemas no Sierra, Orlando Bule teve problemas de caixa de velocidades, Daniel Nunes ficou com a barra de direcção partida, Nuno Venâncio também abandonou com problemas na caixa do BMW, João Martins devido ao turbo do Escort, Gil Antunes com um triângulo de suspensão quebrado, um problema semelhante que levou ao abandono de João Monteiro, Nuno Pinto que deu um toque e danificou as transmissões do EVO, Marco Gonçalves também com problemas de transmissão, entre outros. Curiosamente, a registar o abandono do carro vassoura (de segurança) vítima de um capotanço !!!!
Infelizmente, foi um péssimo indicador, que coloca em causa a presença de algumas equipas na próxima prova – Rali Casino de Vilamoura/Loulé – que é conhecida pela suas características demolidoras.
Joaquim Macedo - Quim Rally
Foto de Bruno Palma
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