Envolvida no segundo campeonato mais importante no panorama mundial de Ralis, a equipa Peugeot Sport Portugal está de volta a Sanremo, a nona prova do IRC, que decorre a 23 e 24 de Setembro. Desta vez, Bruno Magalhães regressa a Itália com a companhia de Paulo Grave no seu 207 Super 2000.
Com a presença num dos ralis mais carismáticos, que já fez parte do Campeonato do Mundo, a equipa nacional encerra o seu programa desportivo de 2011.
A prova italiana vai decidir-se em 13 classificativas, que implicam uma dupla passagem por seis especiais, e uma sétima, na noite de sexta-feira, que pode fazer a diferença, pela sua extensão de 44 km.
Trata-se, aliás, de uma situação semelhante à verificada o ano passado, pois os responsáveis pela prova transalpina foram dos primeiros a fazer os ralis regressarem aos tempos das classificativas feitas à noite, o que constitui um desafio diferente para os pilotos.
No Rali de Sanremo, Bruno Magalhães partirá com o n.º 11 entre 71 concorrentes: “Vamos apostados em alcançar um bom resultado, para fechar o ano com chave de ouro, porque esta é a última prova em que estamos presentes. Neste caso, por já conhecermos o tipo de estradas que nos espera, vamos entrar com ‘set up’ mais adequado, pelo que estou confiante e ansioso por fazer um bom rali.”
Numa excelente lista de inscritos, Bruno Magalhães terá de bater-se com outros 16 concorrentes na categoria S2000, onde se incluem os nomes mais sonantes do IRC e pilotos locais muito rápidos. Assim, além do piloto português, a Peugeot faz alinhar Bryan Bouffier, Thierry Neuville, Guy Wilks, Pierre Campana, Alessandro Perico, Gregoire Hotz e Massimiliano Settembrini. A Skoda, além de contar com o regresso de Juho Hanninen (Campeão em 2010), confia, em Jan Kopecky, Freddy Loix, Andreas Mikkelsen, Toni Gardemeister e Karl Kruuda. Referência, ainda, para Giandomenico Basso e Christopher Atkinson, em Proton, e Umberto Scandola, em Ford.
Consciente do desafio que se avizinha, Carlos Barros, o Director da Peugeot Sport Portugal, afirma: “o Rali de Sanremo é uma prova muito importante para nós e vamos com a firme disposição de andar mais perto dos homens da frente e de alcançar um bom resultado. Toda a equipa está motivada e consciente de que tal é possível, apesar da qualidade da lista de inscritos. Para que isso aconteça temos de andar mais depressa, para podermos discutir as primeiras posições.”
PRINCIPAIS INSCRITOS
1 Bryan Bouffier/Xavier Panseri Peugeot 207 S2000
2 Jan Kopecky/Petr Stary Skoda Fabia S2000
3 Freddy Loix/Frédéric Miclotte Skoda Fabia S2000
4 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul Peugeot 207 S2000
5 Juho Hanninen/Mikko Markkula Skoda Fabia S2000
6 Andreas Mikkelsen/Ola Floene Skoda Fabia S2000
7 Giandomenico Basso/Mitia Dotta Proton Satria Neo S2000
8 Guy Wilks/Phil Pugh Peugeot 207 S2000
9 Christopher Atkinson/Stéphane Prevot Proton Satria Neo S2000
10 Toni Gardemeister/Tapio Suominen Skoda Fabia S2000
11 Bruno Magalhães/Paulo Grave Peugeot 207 S2000
12 Umberto Scandola/Guido d’Amore Ford Fiesta S2000
14 Alessandro Perico/Fabrizio Carrara Peugeot 207 S2000
15 Pierre Campana/Sabrina de Castelli Peugeot 207 S2000
16 Gregoire Hotz/Pietro Ravasi Peugeot 207 S2000
18 Massimiliano Settembrini/D. Boselli Peugeot 207 S2000
19 Florian Gonon/Sandra Arlettaz Subaru Impreza STi
20 Karl Kruuda/Martin Jarveoja Skoda Fabia S2000
CLASSIFICAÇÃO DO IRC, ANTES DA PROVA ITALIANA
PILOTOS – 1.º, Jan Kopecky, 110 pontos; 2.º, Freddy Loix, 103; 3.º, Juho Hanninen, 98 4.º, Thierry Neuville, 78; 5.º, Bryan Bouffier, 73; 6.º, Andreas Mikkelsen, 56; 7.º, Guy Wilks, 47; 8.º, Toni Gardemeister, 34; 9.º, Hans Weijs, 18; 10.º, Bruno Magalhães, 16; 11.º, Karl Kruuda e Michal Solowow, 15; 13.º, Patrick Sandell, 14; 14.º, Stéphane Sarrazin e Pierre Campana, 12 ; 16.º, François Delecour e Hermann Gassner, 10 ; 18.º, Ricardo Moura e Gyorgy Asi, 8 ; 20.º, Julien Maurin, 7 ; 21.º, Nicolas Vouilox Luca Rossetti, Vítor Lopes e Criag Breen, 6 ; 25.º, Bernhard Ten Brinke, Vítor Pascoal, Roman Kresta e Giandomenico Basso, 4; 29.º, Robert Batur, 3; 30.º, Robert Barrable, Sérgio Silva e Per Gunnar Andersson, 2; 33.º, Jean-Matheieu Leandri, Janos Puskadi e Fumio Nutahara, 1
MARCAS – 1.º, Skoda, 315 pontos; 2.º, Peugeot, 214; 3.º, Ford, 70; 4.º, Mitsubishi, 67 ; 5.º Subaru, 61; 6.º, Proton, 33; 7.º, Honda, 31; 8.º, Abarth, 14
HORÁRIO
1.ª Etapa - Sexta-feira, 23 de Setembro
13.20 – Partida – Sanremo
13.54 – 1.ª PC – Coldirodi 1 (13,06 km)
14.33 – 2.ª PC – Bajardo 1 (7,36 km)
14.51 – 3.ª PC – Bignone 1 (10,59)
15.46 – Parque de Assistência – Entrada
16.16 – Parque de Assistência – Saída
16.50 – 4.ª PC – Coldirodi 2 (13,06 km)
17.12 – 5.ª PC – Bajardo 2 (7,36 km)
17.39 – 6.ª PC – Bignone 2 (10,59)
21.29 – Parque de Assistência – Entrada
21.59 – Parque de Assistência – Saída
22.33 – 7.ª PC – Ronde (44,00)
23.50 – Parque de Assistência – Entrada
Sábado, 24 de Setembro
00.35 – Parque de Assistência – Saída
00.41 – Chegada – Sanremo
2.ª ETAPA
09.01 – Partida – Sanremo
09.07 – Parque de Assistência – Entrada
09.22 – Parque de Assistência – Saída
10.16 – 8.ª PC – Colle Langan 1 (20,57 km)
10.53 – 9.ª PC – Passo Teglia 1 (18,80 km)
12.02 – 10.ª PC – Colle d’Oggia 1 (15,47 km)
13.52 – Parque de Assistência – Entrada
14.22 – Parque de Assistência – Saída
15.16 – 11.ª PC – Colle Langan 2 (20,57 km)
16.00 – 12.ª PC – Passo Teglia 2 (18,80 km)
17.09 – 13.ª PC – Colle d’Oggia 2 (15,47 km)
18.13 – Parque de Assistência – Entrada
18.23 – Parque de Assistência – Saída
18.25 – Chegada – Sanremo
Nota – Menos uma hora em Portugal
HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO NO EUROSPORT
(Hora de Lisboa)
Sexta-feira, 23 de Setembro
22:00 – 22:30 Diferido Resumo Dia 1 EUROSPORT
Sábado, 24 de Setembro
07:30 – 08:00 Repetição Resumo Dia 1 EUROSPORT
22:00 – 22:30 Diferido Resumo Dia 2 EUROSPORT
Domingo, 25 de Setembro
22:00 – 22:30 Resumo do Rali EUROSPORT
Segunda-feira, 26 de Setembro
12:00 – 12:30 Repetição Resumo do Rali EUROSPORT 2
José Bandeira - Motores Magazine
Sem comentários:
Enviar um comentário