quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mais de 2000 kms pelas estradas de Portugal

84 equipas inscritas com grande participação estrangeira numa prova com amplos motivos de interesse e paisagens ímpares para mostrar.

O VI Rali de Portugal Histórico começa no dia 11 de Outubro com um percurso ligeiramente superior a 2100 Kms, ao longo do qual serão disputadas 50 provas de classificação, num total de 711,89 Km, num verdadeiro e duro teste a máquinas e pilotos.

A sexta edição do Rally de Portugal Histórico conta com 84 equipas inscritas, sendo de realçar uma vez mais a grande projecção que a competição tem em termos internacionais, já que a esmagadora maioria dos inscritos provem do estrangeiro - nada menos do que 59 formações contra 25 portuguesas.

A França volta a ser o país estrangeiro mais representado, com 31 equipas inscritas, seguida pela nossa vizinha Espanha, com 14 duplas, vindo depois a Bélgica, com 9 pilotos, Noruega, com três, Itália e Suíça, com uma equipa cada.

Programa da prova

1ª Etapa (Estoril/Figueira da Foz) - terça-feira (dia 11) às 15H00 - Estoril partida do 1º concorrente, entretanto realiza-se a 3ª Prova de Classificação às 17H30 no “Kartódromo do Bombarral” e a chegada à Figueira da Foz – Hotel Mercure pelas 18H50,

2ª Etapa (Figueira da Foz/Anadia/Viseu) – quarta-feira (dia 12) às 08H30 os concorrentes saem da Figueira da Foz, com uma neutralização na Anadia das 13H30 às 15H15.

Pelas 19H00 tem lugar na Av. da Europa o “Circuito de Viseu” (14ª Prova de Classificação), terminando o segundo dia de prova às 19H15 em Viseu – Hotel Montebelo.

Distrito de Viseu acolhe a caravana durante dois dias e duas noites

A chegada a Viseu e ao distrito constituiu um forte motivo de interesse para os muitos aficionados que aí acorrem, pernoitando em Viseu durante duas noites e, no dia seguinte, 5ª feira, a 3º etapa leva os concorrentes a um verdadeiro cartaz turístico das belezas naturais do nosso país, onde o Rali de Portugal Histórico encontra nas magníficas paisagens das encostas do Douro.

3ª Etapa – (Viseu/Lamego/Golfe Montebelo/Viseu) - 5ª feira (dia 13), a caravana sai de Viseu pelas 08H00.

Depois de percorrerem um conjunto de estradas ao longo das margens do Rio Douro em plena região das quintas dos vinhos do Douro, os concorrentes chegam à cidade de Lamego, onde das 13H30 às 15H15 decorre a Neutralização na Serra das Meadas.

No regresso à estrada os concorrentes disputam a 21ª Prova de Classificação, “Lamego – Rampa dos Remédios”, já uma “clássica” desta prova e que este ano volta a ser realizada de dia.

Entre as 19H15 e as 21H00 tem lugar a Neutralização no Golfe Montebelo, terminando a etapa às 23H50 depois de serem disputadas um conjunto de provas nocturnas até à chegada a Viseu - Hotel Montebelo.

4ª Etapa (Viseu/Arganil/Leiria/Cascais) - Sexta-feira (dia 14), partida às 08H30 terminando a etapa já na madrugada de sábado, às 02H15 em Cascais – Hotel Quinta da Marinha, depois de realizada a “Noite de Sintra”.

Durante este 4º dia de prova os concorrentes neutralizam em Arganil entre as 12H55 e as 14H30, sendo às 14H33 disputa a 37ª Prova de Classificação (Arganil – Rampa de Montalto) e às 19H00 a 43ª Prova de Classificação “Kartódromo dos Milagres – Leiria”.

Entre as 19H15 e as 21H00 tem lugar a Neutralização em Leira (Ortigosa), para entre as 01H10 e as 01H20 já de sábado decorrer o Reagrupamento no Autódromo Fernanda Pires da Silva.

5ª Etapa (Cascais/Cascais – Cascais/Hotel Quinta da Marinha) - Sábado (dia 15), entre as 10H30 e as 11H15 tem lugar a realização da 50ª Prova de Classificação - “Autódromo Fernanda Pires da Silva”.

O Rali de Portugal Histórico 2011 encerra com a distribuição de Prémios que acontecerá pelas 15H00 em Cascais – Hotel Quinta da Marinha.

Equipas e carros inscritos

Entre as 84 equipas inscritas, o carro mais antigo é o nº 1, um Volvo PV 544 de 1962 do francês Riccardo Agnesina e entre os pilotos portugueses o Porsche 356 C de José Carvalhosa Dias/Nuno Rodrigues é a viatura com mais anos, é de 1963.

Entre as diversas marcas presentes destacamos carros além dos já referidos Volvo e Porsche, Alfa-Romeo (Giulia/Sprint GT/GTV/1300/2000/2000GT Veloce/Alfeta GTV), Triumph (TR4/TR6/Dolomite), Ford Cortina GT, MG B, VW (1500S/Golf GTi), Porsche (911/912/914/Carrera), Opel (Kadett Rallye/Kadett GTE/Ascona), Ford Escort, BMW (1600/2800 CS/2002 Ti e Tii/323i), Lancia Fulvia, Datsum (1600 SSS/1800 SSS/240 Z), Renault (12 Gordini/5 tURBO), SAAB 99, Toyota Celica, Audi (80 GTE/Quatro), Alpine Renault (A110), Fiat 131 Abarth, Talbot Sumbean Lotus, Mercedes (450 SLC 5,0/500 SLC).

Nos principais nomes inscritos destacamos os pilotos belgas, nomeadamente Jose Lereppe (Kadett) e Daniel Reuter (914/6) e entre os pilotos portugueses, José Grosso (2002 Tii), João Mexia Leitão (911), Paulo Grosso (Escort), Vasco Correia Mendes, uma das “velhas” glórias dos ralis de regularidade a estrear-se num 2002, Rui Bevilaqua (1800 SSS) e o regressado Adalberto Melim (2000 GTVeloce).

António Garcia - Motores Magazine

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