Oito décimas de segundo foi a diferença que separou Jan Kopecky de Thierry Neuville no final do Rali Mecsek, na Hungria. Mas o piloto mais rápido do rali foi Andreas Mikkelsen que liderou até à penúltima classificativa onde não evitou bater de traseira numa árvore, motivo que o forçou ao abandono.
Kopecky e Neuville não estavam longe mas em boa verdade já não esperavam poder ganhar. Com o abandono de Mikkelsen, Neuville que estava a 8,1s de Kopecky decidiu apostar tudo por tudo no troço que faltava. Os 17,7kms não foram suficientes para que a recuperação se consumasse. No final faltaram as tais… oito décimas!
Freddy Loix foi terceiro num dia em que nem sempre conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros. Em quinto classificou-se Bryan Bouffier seguido por Gassner Jr que acabou por conseguir um bom resultado naquele que foi o seu segundo rali de asfalto com o Skoda.
O local Gyorgy Aschenbrenner venceu a produção com um Mitsubishi Lancer EVO IX R4 aproveitou o conhecimento dos troços para importunar e suplantar muitos S2000.
Gardemeister teve muitos problemas até poder contar com o carro em perfeitas condições já perto do final do rali. O finlandês já não foi a tempo de fazer melhor do que o sétimo lugar.
Preocupado com as contas do campeonato húngaro em que garantiu a segunda posição, Robert Butor levou o seu Peugeot 207 S2000 à oitava posição, precisamente à frente de Bruno Magalhães que foi conseguindo resolver os seus problemas de setup e de relação de caixa para subir de rendimento. Mesmo assim, o Português fez tempos a rondar a 10ª posição, sendo que no seu melhor troço do dia foi 8º.
IRC Production Cup
O andamento dos pilotos locais foi bastante forte com o vencedor, Aschenbrenner, a dar claramente nas vistas com o seu 6º lugar à geral. Outro EVO IX, o de Beppo Harrach também terminou no top 10 da geral, reclamando o segundo lugar da produção. Em 3º classificou-se David Botka, também em EVO IX. Toshi Arai, em Subaru Impreza R4 apenas conseguiu ser 7º da categoria.
IRC 2WD Cup
A guerra das duas rodas motrizes foi tão emocionante como a da geral. Stefano Albertini, piloto que tem feito algumas provas em Renault Clio R3, levou a melhor sobre Menihert Kroszner, em Citroen DS3 R3T por apenas 1,9s depois de terem trocado posições ao longo da etapa. Olle Sasa, em Suzuki Swift S1600 foi terceiro. Jean-Michel Raoux foi apenas sétimo mas mantém a liderança no campeonato na sua categoria
TOP 10 IRC POSITIONS AFTER DAY TWO
1 Jan Kopecky (CZE)/Petr Stary (CZE) SKODA Fabia S2000 2h00m06.7s
2 Thierry Neuville (BEL)/Nicolas Gilsoul (BEL) Peugeot 207 S2000 +0.08s
3 Freddy Loix (BEL)/Frederic Miclotte (BEL) SKODA Fabia S2000 +1m00.0s
4 Bryan Bouffier (FRA)/Xavier Panseri (FRA) Peugeot 207 S2000 +1m25.6s
5 Hermann Gassner Jr (GER)/Timo Gottschalk (GER) SKODA Fabia S2000 +2m32.5s
6 Gyorgy Aschenbrenner (HUN)/Piko Zsuzsa (HUN) Ralliart Lancer Evo IX 2m38.2s
7 Toni Gardemeister (FIN)/Tapio Suominen (FIN) SKODA Fabia S2000 +3m05.6s
8 Robert Butor (HUN)/Igor Bacigal (HUN) Peugeot 207 S2000 3m16.8s
9 Bruno Magalhaes (POR)/Paulo Grave (POR) Peugeot 207 S2000 +3m51.7s
10 Beppo Harrach (AUT)/Andreas Schindlbacher (AUT) Ralliart Lancer Evo IX 2m38.2s
IRC Production Cup: Gyorgy Aschenbrenner (HUN)/Piko Zsuzsa (HUN) Ralliart Lancer Evo IX R4
IRC 2WD Cup: Stefano Albertini (ITA)/Simone Scattolin (ITA) Renault Clio R3
IRC STANDINGS (BEST OF SEVEN SCORES)
Drivers after round eight of 11
1 Jan Kopecky (Czech Republic) 120pts
2 Freddy Loix (Belgium) 103
3 Juho Hanninen (Finland) 98pts
4 Thierry Neuville (Belgium) 78pts
5 Bryan Bouffier (France) 73pts
6 Andreas Mikkelsen (Norway) 58pts
7 Guy Wilks (United Kingdom) 47pts
8 Toni Gardemeister (Finland) 34pts
9 Hans Weijs (Netherlands) 18pts
10 Bruno Magalhaes (Portugal) 16pts
Manufacturers after round eight of 11
1 SKODA 285pts
2 Peugeot 199pts
3 M-Sport 70pts
4 Ralliart 67pts
5 Subaru 61pts
6 PROTON 33pts
7 Honda 31pts
8 Abarth 14pts
IRC Production Cup after round eight of 11
1 Florian Gonon (Switzerland) 50pts
2 Gyorgy Aschenbrenner (Hungary) 25pts
= Jose Luis Barrios (Spain) 25pts
= Jonas Langenakens (Belgium) 25pts
= Ricardo Moura (Portugal) 25pts
= Jaroslav Orsak (Czech Republic) 25pts
= Volodymyr Pechenyk (Ukraine) 25pts
8 Toshi Arai (Japan) 24pts
= Vojtech Stajf (Czech Republic) 24pts
10 Daniel Behalek (Czech Republic) 18pts
= Beppo Harrach (Austria) 18pts
= Vitor Lopes (Portugal) 18pts
= Anthony Martin (Belgium) 18pts
= Yuriy Shapovalov (Ukraine) 18pts etc
IRC 2WD Cup drivers after round eight of 11
1 Jean-Michel Raoux (France) 70pts
2 Stefano Albertini (Italy) 65pts
3 Pierre Campana (France) 25pts
= Pierre-Antoine Guglielmi (France) 25pts
= Paulo Maciel (Portugal) 25pts
= Kris Princen (Belgium) 25pts
= Janos Puskadi (Hungary) 25pts
= Joan Vinyes (Spain) 25pts
9 Eric Mauffrey (France) 22pts
10 Gorka Antxustegi (Spain) 18pts
= Michael Burri (Switzerland) 18pts
= Vlad Cosma (Romania) 18pts
= Tommy Doyle (Ireland) 18pts
= Vaclav Dunovsky (Czech Republic) 18pts
= Guy Fiori (France) 18pts
= Menyhert Krozser (Hungary) 18pts etc
IRC 2WD Cup manufacturers after round eight of 11
1 Honda 201pts
2 Peugeot 149pts
3 M-Sport 116pts
4 Abarth 58pts
5 SKODA 30pts
KEY STATISTICS
IRC rally wins in 2011 (drivers)
Juho Hanninen: 3
Jan Kopecky: 2
Bryan Bouffier: 1
Freddy Loix: 1
Thierry Neuville: 1
IRC rally wins in 2011 (manufacturers)
SKODA: 6
Peugeot: 2
IRC stage wins in 2011 (drivers)
Andreas Mikkelsen: 22
Jan Kopecky: 19
Juho Hanninen: 17
Thierry Neuville: 16
Freddy Loix: 14
Guy Wilks: 8
Bryan Bouffier: 8
Stephane Sarrazin: 4
Giandomenico Basso: 1
Francois Delecour: 1
Bruno Magalhaes: 1
Patrik Sandell: 1
Nicolas Vouilloz: 1
Stage wins in 2011 (manufacturers)
SKODA: 74
Peugeot: 38
Francisco Veloso - Fórmula Rali

Sem comentários:
Enviar um comentário