Apesar da forte oposição de Sordo, Ogier passou para a liderança e deverá arrecadar a pontuação máxima no Rali de França aproximando-se "perigosamente" de Loeb. Armindo Araújo continua em 7º e Bernardo Sousa é 4º no S-WRC.
Com Petter Solberg a ficar cedo arredado da luta pela vitória devido a um furo, assistiu-se a uma interessante luta entre Sordo, a andar "largo" com o MINI e Ogier, a andar o suficiente com o DS3. Mesmo assim no final do dia, Ogier está já à frente embora com apenas 9,5s de vantagem. Mas tendo em conta a pequenez da etapa de amanhã, e o facto de o piloto ainda alguma "margem de manobra", a não acontecer algo ao DS3, ou o piloto cometer algum erro, a vitória deve estar assegurada e, o mais provável, também na Power Stage, o que colocará Ogier a apenas 1 ponto de Loeb.
Quem continuaa desiludir são os pilotos da Ford que não conseguem acompanhar os mais rápidos. Latvala está na frente de Hirvonen, mas o mais natural é que no final do rali as posições se invertam, pois Hirvonen é quem ainda luta pelo campeonato.
Com Kris Meeke a desistir devido a uma saída de estrada, Armindo Araújo subiu uma posição, chegando a rodar em sexto. Porém um furo e o facto consequente de ter que fazer as especiais seguintes sem roda suplente, condicionaram o seu andamento, o que permitiu a D. Kuipers ultrapassá-lo. Mas a distância é curta, e Armindo poderá ainda subir uma posição, embora atrás de si, e não muito longe, tenha H. Solberg.
Apesar do inicio de dia menos positivo, Armindo Araújo voltou a mostrar-se muito satisfeito na chegada a Estrasburgo, local onde está instalado o «quartel-general» da penúltima prova do WRC 2011. “Infelizmente fomos vítimas de um furo logo de manhã e com isso descemos duas posições. São imprevistos que temos de estar cientes que nos podem também acontecer mas, mesmo assim, conseguimos voltar a impor um ritmo forte e recuperar, de novo, o sétimo posto. Fizemos mais uma óptima etapa”, começou por dizer Armindo Araújo.
Ainda com seis especiais pela frente, Armindo Araújo espera conseguir subir mais um lugar na classificação geral e alcançar o seu melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo de Ralis. “Amanhã vamos atacar a sexta posição mas teremos também de nos defender do Henning Solberg que está muito próximo de nós. Estamos muito confiantes mas sabemos que podemos ser vitimas, de novo, de qualquer infelicidade. Vamos dar o máximo”, disse ainda o piloto de Santo Tirso.
Notória, é sem dúvida, a maior competitividade do MINI JCW WRC nos pisos de asfalto. Ainda assim, alguns detalhes precisam ser revistos para que no futuro esteja ainda melhor. “Percebo claramente nesta prova que ganhamos tempos aos nossos adversários directos nas zonas mais técnicas e sinuosas e nas partes rápidas não o conseguimos fazer. Falta um pouco mais de potência ao MINI mas estamos já a preparar uma nova evolução no motor para conseguirmos colmatar essa questão”, concluiu Armindo Araújo.
No S-WRC, Ott Tanak tem "passeado" a sua superioridade, com Brynildsen em segundo, mas a mais de 2 minutos e meio. Prokop vem logo a seguir, a pouco menos de 10 segundos, sendo esse o único ponto de interesse nos SWRC para amanhã. Bernardo Sousa, que beneficiou do abandono de Hanninen, é agora quarto, mas já muito distante de prokop, pelo que se deverá limitar a levar o Fiesta até ao final, arrecadando bons pontos.
Para Bernardo Sousa “Hoje o dia voltou a não começar como queria, não estivemos no melhor ritmo de manhã por causa da escolha de pneus, mas fomos fazendo tempos que apesar de tudo nos colocam em bom plano, e se ontem não tivéssemos perdido tempo importante, estávamos hoje pelo menos na luta pelo segundo lugar. Amanhã será um dia para cumprir o percurso sem grandes riscos, queremos agora chegar ao fim, conquistar alguns pontos e a pensar já no Rali da Catalunha.”
“É impressionante a quantidade de Portugueses que estão neste rali, o apoio tem sido fantástico, o que agradeço desde já, e são muitas as bandeiras portuguesas ao longo do percurso. É sempre bom sentir o apoio dos adeptos, e perceber que não se tratam apenas de emigrantes em França pois já nos cruzamos com muitas caras conhecidas dos ralis nacionais. Portugal tem sem dúvida os melhores e mais fiéis adeptos dos ralis e é bom saber que nos acompanham nesta aventura mesmo a uns milhares de quilómetros de distância!”
José Bandeira - Motores Magazine
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