Apesar dum excelente Sordo com um MINI já muito competitivo, Ogier andou o estritamente necessário e ganhou em França. Armindo Araújo arrancou uma roda do MINI e ficou pelo caminho. Bernardo Sousa terminou em 4º no S-WRC.
Interessante este Rali de França, com momentos em que houve luta a três pela vitória, mas que tal como se previa, acabou com a vitória de Ogier, que andou o necessário para o fazer, procurando não cometer qualquer erro, ele que já teve alguns bem comprometedores este ano.
Mesmo se Dani Sordo é um especialista em asfalto, o MINi, depois de ter já ter dado tão boas indicações no Rali da Alemanha, mostrou agora em França que já atingiu um grau de competetividade elevado. Falta agora colocar o MINI igualmente competitivo em terra.
Petter Solberg terminou em terceiro, depois de uma prova em grande estilo, onde chegou a liderar, mas com o furo lento sofrido ontem, limitou-se a levar o DS3 ao final e defender-se do ataque de Latvala.
Na Ford, este foi um rali para esquecer, pois nenhum dos dois pilotos mostrou em algum momento capacidade para lutar pela vitória. M. Hirvonen então teve um rali bem cinzento não conseguindo aproveitar na totalidade a desistência de Loeb. Continua na luta pelo Mundial, até porque a equipa lhe permitiu passar Latvala, terminando em quarto, mas mais devido aos problemas dos pilotos da Citroen do que por mérito próprio.
Para a marca da oval azul, ficou a vitória na Power Stage, por intermédio de Latvala, terminando em segundo Sordo e Ogier a não querer arriscar de todo numa superespecial algo complicada e a ser o terceiro.
Com alguns dos pilotos rápidos a terem alguns problemas, Denis Kuipers conseguiu um excelente sexto lugar, seguido de perto por H. Solberg, que continua a não conseguir fazer exibiçoes consistentes no Mundial deste ano.
Quem não terminou foi Armindo Araújo, que talvez algo pressionado pelo facto de ter ao seu alcance D. Kuipers e logo atrás H. Solberg, logo na primeira especial do dia teve uma saída de estrada, arrancando a roda da frente esquerda do MINI ao embater numa barreira que, segundo o piloto português não estava naquele local na altura dos reconhecimentos. Terminou assim prematuramente um rali que poderia ter dado ao piloto de Santo Tirso um excelente resultado.
No S-WRC, Ott Tanak no Ford Fiesta dominou não tendo qualquer adversário à altura, alcançando em França a terceira vitória da época, assumindo-se como o principal candidato ao título.
Brynildsen foi segundo e Prokop terceiro, com Bernardo Sousa em quarto, alcançando bons pontos para o campeonato mas ficando longe dos objectivos inicias que o próprio piloto tinha traçado, muito por culpa das saídas da primeira etapa.
E agora vamos para o Rali da Catalunha, com o campeonato em aberto, com três candidatos ao título, esperando-se que pelo menos a mecânica dos carros não interfira, como aconteceu em França, com as contas, porque as tácticas e as ordens de equipa poderão continuar a ter grande importância.
José Bandeira - Motores Magazine com Francisco Veloso - Fórmula Rali
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