Solberg entrou na Ford em 1999, depois de mostrar todo o seu potêncial com a vitória no campeonato norueguês. Wilson assinou um contrato de cinco anos com o jovem piloto, com a intenção de formar um futuro campeão de ralis.
A Ford estreava nesse ano o Focus WRC, e aquando do Rali Safari, Thomas Radstrom - segundo piloto da equipa em pisos de neve e terra - estava lesionado. Solberg foi chamado a marcar pontos para a equipa, e conseguiu o seu melhor resultado de sempre no WRC, até então, o quinto posto. Refira-se que a prova até correu bem para a Ford, que viu Mcrae vencer pela primeira vez com o novo carro.
A prova seguinte seria o Rali de Portugal, onde Radstrom não pode comparecer novamente. Solberg teve uma prova mais discreta, terminando no décimo primeiro lugar, sendo até batido pelo português Rui Madeira. Mais uma vez Mcrae venceu.
A restante temporada seria pouco positiva para o jovem piloto, e muito negativa para a Ford que não voltaria sequer ao pódio.
Em 2000 ganhou consistência e venceu o seu primeiro troço, a PEC 15 do Rali de Portugal - Piodão 2. No entanto, viria a desistir ainda na segunda etapa, com problema no motor do Focus, na PEC 19 - Agueira. Antes da prova portuguesa tinha sido novamente quinto no Safari, juntando depois um sexto posto na Argentina e um quarto lugar na Nova Zelândia.
Para a segunda metade da temporada, Petter Solberg trocava o Ford Focus por um Subaru Impreza, com a marca nipónica a chamar a si o novo talento, que se haveria de sagrar campeão do mundo três anos mais tarde, em 2003.
Hoje, com 37 anos, aquele que é um dos mais populares e espectaculares pilotos do WRC, conta com 13 vitórias no campeonato, e um leque de 175 provas disputadas.
Resultados na Ford
1999
Suécia - 11º
Safari - 5º
Portugal - 11º
Finlândia - 12º
San Remo - 27º
Grã Bretanha - 9º
2000
Safari - 5º
Portugal - desistiu
Argentina - 6º
Grécia - desistiu
Nova Zelândia - 4º
Finlândia - desistiu
... entretanto mudou para a Subaru
Fica o vídeo com últimos momentos de Solberg ao volante do Ford.
Sem comentários:
Enviar um comentário