Foi uma das promessas pendentes no discurso de Olavo Esteves aquando da Gala dos Desportos Motorizados da Terceira no princípio deste mês, e averbava para 2012 mais uma parceria entre a empresa do ex-piloto praiense e o Terceira Automóvel Clube (TAC).
Desta feita na forma de um conjunto de super-especiais – realizadas de forma isolada ou integrando outros eventos -, com pontuações separadas, criando uma nova competição automóvel para se disputar em 2012.
Pois já esta semana, e após a proposta regulamentar que as entidades referidas fizeram à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a criação acabou por se revelar ainda mais abrangente, pois passou a permitir que, em todo o território nacional, mediante as condições visadas pela mesma FPAK, se possam agora realizar provas, em regime de super-especial, disputadas em recintos fechados – privados ou públicos -, em mais um passo claro para terminar com as ditas organizações “piratas”, que ainda existem um pouco pelo país, e que assim vêem, de forma pedagógica, aberta a hipótese de se federarem e de fazerem parte de um calendário oficial. Por cá vai chamar-se “Challenge Open Super-Especiais OEC-TAC” e contará com seis provas, conforme destacou Olavo Esteves, para quem “esta foi mesmo uma solução dois em um”, pois “ao propormos as condições para uma nova competição, acabamos por abrir as portas a outros clubes ou grupos no mesmo sentido”, explicou, relevando que “o intuito deste “Challenge”, e uma vez que a TRAMGC de 2012 será toda ela corrida em asfalto, foi também o de manter activos os pilotos nos pisos de terra, daí que o mesmo abra e feche com provas naquele tipo de piso, programadas da forma mais viável e barata para as equipas, até porque haverá uma outra iniciativa paralela que vai incluir as provas de perícia que se realizarão no CDM/PV ao longo do novo ano”, avançou o empresário.
Assim, será já a 14 de Janeiro que se vão abrir as hostilidades, com um traçado inovador no Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória (CDM/PV), que antecede a passagem desta competição por um leque de três provas de estrada, integradas em outras andanças. Em simultâneo com a abertura da Taça de Ralis Além Mar do Grupo Central (TRAMGC) – a fazer-se com o 2º Rali Cidade Praia da Vitória, a 9 de Março -, corre-se a segunda tirada do certame, averbando as duas super-especiais que abrirão o rali. A função prossegue na ilha branca, com a super-especial que vai abrir a 4ª edição do Rali Ilha Graciosa a fazer parte do calendário. Mais para o fim do verão, será a “mítica” passagem pelo Litoral de Angra, parte constante de mais um Rali Ilha Lilás/Além Mar, a também pontuar para o novo “Challenge”. E, para o final da época, e no regresso aos pisos de terra – sabendo-se que toda a TRAMGC’12, assim como as provas terceirenses do campeonato açoriano se correm em asfalto -, a competição volta à casa de partida, com mais duas super-especiais a serem albergadas pela estrutura à responsabilidade da “Olavo Esteves Competições”, o CDM/PV, respectivamente a 10 de Novembro e a 8 de Dezembro, com esta última a coincidir com o fecho da época terceirense e no dia de mais uma gala local dos desportos motorizados. Em suma, um fim de festa já programado e com contornos definidos.
Refira-se que, entre 5 e 10 de Janeiro do novo ano, a azáfama será grande na sede do Terceira Automóvel Clube, com o decorrer do período de inscrições para as diversas competições promovidas conjuntamente entre a empresa de Olavo Esteves e o emblema presidido por Gerardo Rosa. Em ano de crise antecipada, pelo menos a variedade e a imaginação vão ganhando pontos por terras terceirenses, o mesmo se podendo apontar a outras paragens do arquipélago. Em prol dos ralis, é disto que o nosso povo gosta!
Francisco Veloso - Fórmula Rali
Foto: Ricardo Laurenano - RL Photo
Sem comentários:
Enviar um comentário