terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Os pormenores da Qualifying Stage

Conheça os detalhes da grande novidade do Campeonato do Mundo de Ralis 2012 - a Qualifying Stage - que vem substituir o antigo shakedown e visa acabar com as tácticas das equipas.


A Qualifying Stage é introduzida para determinar a ordem de partida dos pilotos Prioritários 1 e Prioritários 2, no primeiro dia das provas do próximo ano. Ao que apurámos, este sistema não se irá aplicar nas provas de asfalto.

As equipas podem fazer duas passagens no troço, durante duas horas. Depois, pela ordem do campeonato, irão fazer uma passagem cronometrada de qualificação, com os efeitos já referidos atrás.

As equipas P1 e P2, das mais rápidas para as mais lentas, irão escolher a posição de partida desejada para o primeiro dia. As equipas que não completem a qualifying stage serão as últimas a escolher a posição de partida.

Prevenindo o uso de tácticas, em que os pilotos abrandam deliberadamente no final dos troços para influenciar a ordem de partida, para os dias seguintes da prova, todas as equipas P1 e P2 irão partir pela ordem inversa à classificação geral, a partir do segundo dia.

A primeira Qualifying Stage da época terá lugar no Rali da Suécia. Irá decorrer nos 1,9 quilómetros da Super Special Stage Karlstad.

No México, irão percorrer os 4,75 quilómetros do troço de San Jose de Llanos.

No Rali de Portugal, tal como já aqui escrevemos, continua a valer o espectacular troço de Vale de Judeu, com 4,96 quilómetros, bem perto de Loulé e do Estádio do Algarve.

Sem comentários: