Os dois ex-companheiros de equipa, Latvala e Hirvonen, este ano em equipas rivais, dominam as atenções e no final do segundo dia do rali da Suécia são os únicos verdadeiros candidatos à vitória.
Em terras suecas (e norueguesas) o domínio tem sido dos finlandeses, com Latvala a conseguir manter a alguma distância Hirvonen, mas com a diferença entre os dois a ser ainda diminuta, pelo que tudo ainda está em aberto para o último dia. Mas em condições normais, e caso não erre ou o Fiesta não lhe pregue nenhuma partida, Latvala deverá conseguir a vitória, algo muito importante para ele, mas também para a Ford e até para o campeonato, agora que está reduzido a apenas duas equipas (verdadeiramente) oficiais.
Hirvonen bem tentou reduzir diferenças, mas Latvala foi sempre respondendo, mas os dois pilotos estão a andar nos limites, pelo que um pequeno erro pode facilmente acontecer e alterar tudo.
P. Solberg bem tentou mas viu-se impotente para acompanhar o ritmo dos dois finlandeses e para o último dia terá que se preocupar mais com Ostberg que depois de mais um dia de grande nível, está a apenas 11 segundos do seu compatriota.
Excelente prova do russo Novikov, muito consistente e que está num descansado quinto lugar, longe de Ostberg mas também longe de Loeb, que mesmo recuperando algum tempo, depois da pequena saída do 1º dia, em condições normais, dificilmente poderá aspirar a subir alguma posição.
Loeb que terá sim que se preocupar com H. Solberg, que tem honrado o patrocinador “Go Fast”, estando a apenas 5 segundos, e embora Loeb o tenha passado, o norueguês tem demonstrado um excelente andamento.
Fecham o Top10, P. Sandell, de longe o melhor dos MINI, M. Prokop, um não-nórdico a fazer a sua estreia num WRC na Suécia, e com um excelente desempenho e E. Brynildsen, este a estrear-se em provas do Mundial num WRC.
Nos S2000, os pilotos da VW, Ogier e Mikkelsen continuam a dominar, lutando quase ao segundo entre eles, mas quem lidera no SWRC, é PG Andersson no Proton, que pelo menos na Suécia e com ele ao volante parece ter “ganho asas”.
Quanto à equipa MINI Portugal, Paulo Nobre ficou pelo caminho e aparece classificado no último lugar da tabela, um lugar não muito diferente do que ocuparia caso tivesse completado normalmente a etapa, enquanto Armindo Araújo, teve um dia pouco positivo, pois o MINi deu alguns problemas, obrigando a mudança dos colectores de escape, o que implicou 1m10s de penalização.
Quando tentava recuperar algum desse tempo, Armindo Araújo fez mais um pião e perdeu mais algum tempo, juntando-se a isso alguma perda de potência do MINI, pelo que o piloto português baixou ao 15º lugar, a mais de 2 minutos e meio do 14º, precisamente o líder do SWRC, PG Andersson.
José Bandeira - Motores Magazine
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