sexta-feira, 30 de março de 2012

João Silva: "Foi como um pesadelo"

João Silva e José Janela já terminaram a primeira etapa do Rally de Portugal na sua estreia na FIA WRC AADEMY, num dia extremamente complicado para o piloto, com muito tempo perdido devido a duas saídas de estrada.

Depois da especial de abertura que reuniu alguns milhares de espectadores junto ao Mosteiro dos Jerónimos, o piloto madeirense ocupava a sexta posição na classificação do troféu, a apenas 4 segundos do líder, mas João Silva não sonhava sequer com o que ainda lhe estava reservado para o resto da etapa de regresso ao Algarve.

Com três classificativas nocturnas para cumprir, a dúvida residia em como estariam as condições de visibilidade nas mesmas. Perdendo algum tempo na segunda especial do dia, seria nas duas especiais seguintes que surgiriam os problemas com duas saídas de estrada, tendo mesmo de receber ajuda de espectadores para regressar ao percurso, tendo perdido bastante tempo, mas felizmente sem danos de maior para o Ford Fiesta R2.

À chegada ao Estádio Algarve, João Silva estava apesar de tudo conformado com o facto de ter conseguido chegar ao final da etapa, afirmando que “foi como um pesadelo, tentar não perder muito tempo nas condições que encontramos e para as quais assumo que não estava de todo preparado. Nunca tive de enfrentar especiais á noite e na terra, e tivemos muitos momentos de visibilidade totalmente nula, motivando as nossas saídas de estrada e alguns sustos. Foram sem dúvida os momentos mais difíceis que já tive de enfrentar num rali e não imaginam a quantidade de outros concorrentes que fomos passando pelo percurso. Foram momentos quase inacreditáveis.”
“Tenho ainda assim de estar satisfeito por estarmos ainda em prova, pois o resultado poderia ter sido bem diferente para pior. Serviu para eu perceber que no futuro terei de adaptar o meu sistema de notas a este tipo de condições, melhorando a forma de referências que uso para classificativas nocturnas. Simplesmente nunca tive de enfrentar tais dificuldades, e dei mais um passo para evoluir, aprendendo infelizmente com consequências ao nível da nossa classificação, mas ainda falta muito para o final do rali e amanhã não vou deixar de me aplicar ao máximo em função do dia de hoje.”

João Silva e José Janela estão na 9ª posição no FIA WRC ACADEMY, e no 41º posto da geral
absoluta.

O Rally de Portugal regressa amanhã para a segunda etapa do rali com mais seis especiais de classificação.

RallyMania com A.I.

Sem comentários: